Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro de 2011 podem disputar 30.548 vagas em 55 instituições públicas de ensino superior com campi em 180 municípios de 21 estados brasileiros. Segundo o Ministério da Educação, 8.688 vagas serão selecionadas por meio de ações afirmativas.
Entre os dias 18 e 22, o MEC divulgará, todos os dias, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos para consulta. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
Quem pode participar do sistema?
Na segunda edição do Sisu deste ano (2º/2012), só pode se inscrever quem fez o Enem em outubro de 2011. Quem já participou de edições anteriores do Sisu - e foi ou não aprovado - também pode participar, desde que tenha feito o Enem 2011. Se o candidato está matriculado em alguma instituição pública de ensino superior e for selecionado pelo Sisu, ele deverá optar por um dos cursos.
É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.
Que documentos são exigidos para participar?
Para se inscrever no Sisu, o único dado necessário é o número de inscrição no Enem 2011, e a senha do Enem. Não é necessário fazer um novo cadastro. Caso o aluno não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem. Ao acessar o Sisu, o sistema importa automaticamente as notas do candidato no exame nacional.
Porém, para realizar a matrícula na instituição, o candidato selecionado deverá ter os documentos exigidos pela universidade, instituto ou centro universitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário