Poliane Santana, de 21 anos, deu à luz na manhã desta quarta feira (13/6), em Ceilândia, sob orientações de um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O parto foi auxiliado pelo telefone. Mãe e filha passam bem.
A jovem esperava o nascimento do bebê apenas para o dia 15/7. Quando Poliane entrou em trabalho de parto antecipadamente, uma amiga acionou o serviço de obstetrícia do Samu. O médico Fernando Natal entrou em contato com a jovem e passou as orientações para o parto.
Segundo ele, a criança já estava nascendo. “Neste caso, questões de segundos podem salvar uma vida. Se a mãe não estivesse calma, talvez o parto não teria sucesso”, revela o médico, que se emocionou ao ouvir o choro do bebê.
Fernando destaca dois passos importantes em circunstâncias como esta. O primeiro é o contato rápido com uma unidade de saúde, se possível por alguém que esteja na companhia da paciente. Também é importante que a mãe dê detalhes do andamento do parto, por exemplo se há dores e sangramentos.
A criança, que recebeu o nome de Lívia, pesa cerca de 1,5 kg. Após o parto, a equipe do Samu chegou ao local para o primeiro atendimento. Poliane e a criança foram encaminhadas para o Hospital Regional de Ceilândia (HPC). A menina prematura ficará na incubadora até ganhar mais peso, segundo informações do Samu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário