Registrado por volta das 7h14 um tremor de terra de magnitude 1.6 na região de João Câmara. Pela magnitude, esse abalo está no limiar de percepção para sismos nessa região, podendo ou não ter sido sentido pela população, conforme informações do blog: Sismos do nordeste.
O epicentro do tremor foi localizado no município de Pureza próximo onde ocorreu um tremor de magnitude 5.0 em março de 1989, só superado, em magnitude pelo tremor ocorrido no d ia 30 de novembro em João Câmara, o qual chegou a 5.1.
A atividade sísmica em João Câmara vem sendo registrada desde outubro do ano passado. A atividade principal na região está relacionada com a denominada Falha de Samambaia.
Algo notável que vem ocorrendo desde outubro de 2011 é que embora a Falha de Samambaia tenha mais de 40 km de extensão a atividade sísmica desde essa data está concentrada em somente duas localidades: ou os sismos ocorrem próximo do epicentro de 1986 de magnitude 5.1 ou do epicentro do sismo de 1989 de magnitude 5.0. Não se sabe, até agora, qual a implicação, em termos de perigo sísmico, desse comportamento.
Fonte: Assis Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário