terça-feira, julho 17, 2012

EUA aprovam a primeira pílula de prevenção do vírus da Aids.

A primeira pílula para prevenir o HIV em adultos que se encontram em grupos de risco foi aprovada ontem segunda-feira (16/7) pela Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos. O Truvada teve uma nova utilização aprovada pela FDA para prevenção contra o vírus causador da AIDS, aliado ao sexo seguro e aos testes regulares.

Produzida pelo laboratório Gilead Sciences, na Califórnia, a pílula é encontrada no mercado americano desde 2004, sendo usada no tratamento de pessoas infectadas com o HIV e indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.

O medicamento é considerado por muitos especialistas uma nova e potente ferramenta contra o vírus da Aids, mas alguns provedores de serviço de saúde temem que incentive comportamentos sexuais de risco.

Além disso, o custo do tratamento é avaliado em torno de 14.000 dólares por ano, o que o torna inviável para muitas pessoas.

"O Truvada representa uma abordagem efetiva e comprovada que pode ser somada a outros métodos para ajudar a reduzir a propagação do HIV", afirmou Debra Birnkrant, diretora da divisão de produtos antivirais da FDA.

A FDA informou que o Truvada deve ser usado como "parte de uma estratégia abrangente para a prevenção contra o HIV, que inclui outros métodos, como a prática de sexo seguro, a orientação para a redução de risco e os teste regulares de HIV".

Nenhum comentário:

Postar um comentário