quinta-feira, junho 27, 2013

Caravana da aftosa visitará João Câmara para estimular vacinação.

Com o objetivo de mobilizar associações, sindicatos e produtores pecuários, nesta reta final da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, a Secretaria de Agricultura e Pecuária do RN, por meio do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN) - , realiza a primeira Caravana da Aftosa. Técnicos do Instituto visitam, a partir de hoje (26), 12 ULSAVs (Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal), localizadas no interior do RN. 
 
A mensagem passada pelos técnicos visa incentivar os criadores a comprarem a vacina até o dia 30 de Junho de 2013 e, o mais importante, a declararem que o rebanho foi vacinado. Para oficializar a vacinação do gado, os criadores devem ir até os escritórios da EMATER ou Unidades do IDIARN e solicitar a documento até o dia 15 de julho.
 
Somente de posse dessa declaração, o criador poderá solicitar ao IDIARN a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) – documento obrigatório para transportar rebanhos pelo estado. Além disso, a partir do dia 16 de julho a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) exigirá a declaração para a venda de milho subsidiado aos produtores. A multa para quem vacinar e não declarar chega a R$ 212 por cabeça.
 
A meta da campanha este ano é ampliar o índice vacinal de 80% para 90%, condição imposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a manutenção do status de área livre da aftosa, daí a importância dos criadores não deixarem de vacinar e declarar a imunização.
 
A Caravana da Aftosa visita ainda hoje as cidades de Currais Novos (11h) e Caicó (15h). Amanhã (27), a partir das 9h os técnicos vão à Umarizal e em seguida Pau dos Ferros (12h) e Mossoró (17h). Na sexta-feira (28), será a vez de Assu (07h30), Lajes (11h) e São Paulo do Potengi (15h) e por último, no dia 01 de julho, a Caravana visita as cidades de João Câmara (09h) e Nova Cruz (15h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário