Estudo avaliou o desempenho dos alunos em leitura, matemática e ciências (Foto: Caio Kenji/G1)
Um estudo da Unesco (Organização das
Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) divulgado ontem
quinta-feira (4) mostra que no Brasil mais de 60% dos alunos do quarto
ano do ensino fundamental têm desempenho entre muito ruim e regular em
leitura e matemática.
Já em ciências, a avaliação foi feita
com alunos do sétimo ano e diagnosticou que 84% dos estudantes têm
desempenho de muito ruim a regular, ou seja, cinco em cada seis alunos
têm desempenho fraco, e somente um a cada seis tem desempenho bom ou
muito bom em ciências.
O Terceiro Estudo Regional Comparativo e
Explicativo (Terce) avaliou o desempenho em matemática, leitura e
ciências naturais de 134 mil estudantes do quarto e do sétimo ano de
3.200 escolas do Brasil e de mais 14 países da América Latina:
Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras,
México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai
e o estado mexicano de Nuevo Leon.
Segundo o estudo, no Brasil, 64,26% dos
estudantes do quarto ano ficaram entre muito ruim (2,60%), ruim (17,19%)
e regular (44,47%) em leitura. Os outros 35,74% ficaram entre bom e
muito bom. O desempenho dos alunos do sétimo ano foi melhor, com 50,7%
entre muito ruim e regular em leitura.
Já na avaliação de matemática, 61,40%
dos alunos do quarto ano ficaram entre muito ruim (3,47%), ruim (25,82%)
e regular (32,11%). Os outros 38,20% ficaram entre bom e muito bom. Já
no sétimo ano, menos da metade dos alunos avaliados (48,38%) ficou entre
muito ruim (0,30%), ruim (9,32%) e regular (38,68%). A maioria dos
alunos do sétimo ano ficou entre bom e muito bom em matemática. Via g1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário