Apesar de 99% das escolas públicas terem computadores e 95% delas terem
acesso à internet, apenas 7% dos alunos dizem fazer uso da rede nas
unidades de ensino. Os dados foram obtidos por uma pesquisa do Centro de
Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia sobre “Aprendizagem
Móvel no Brasil”.
A pesquisa foi feita entre julho e setembro de 2014 com a análise de
escolas públicas, municipais e estaduais, em Brasília Curitiba, Goiânia,
Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. De acordo com o estudo, o
uso das tecnologias no ensino básico brasileiro ainda está nos
“primeiros estágios de desenvolvimento”.
Foram encontrados problemas em infraestrutura, o principal deles com
relação à baixa velocidade da internet disponibilizada nas escolas. Mas o
principal destaque é quanto ao conteúdo digital e a preparação dos
professores e funcionários para lidar com as novas tecnologias.
“Para que as tecnologias sejam aliadas ao ensino é preciso pensar em
um tripé: infraestrutura, conteúdo digital e capacitação dos
professores. Em todos eles ainda é preciso melhorar, sobretudo nos dois
últimos”, disse Gustavo Azenha, diretor do centro. De acordo com a
pesquisa, 48% dos professores da rede pública disseram ter aprendido a
usar o computador e internet sozinhos. Dos 52% de professores que
disseram ter feito cursos específicos, apenas 22% fizeram um curso que
tenha sido oferecido pelo governo e 11%, fornecidos pela escola.
Ainda segundo o estudo, o conteúdo digital oferecido nas escolas
ainda não é “pensado” de forma a ser integrado com os currículos
educacionais. “As iniciativas desenvolvidas ainda são preparadas apenas
por profissionais da área de tecnologia, por isso, o conteúdo
dificilmente tem um apoio pedagógico, algo que possa complementar o que é
ensinado no dia a dia”.
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