segunda-feira, março 18, 2019

recém-indicada para ser a 'número 2' do MEC defende educação 'sob a ótica de Deus'.

Em uma entrevista de junho de 2014 que voltou a circular nas redes sociais nesta semana, a recém-indicada para o cargo de secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Iolene Lima, defende a educação "sob a ótica de Deus", e se diz apaixonada pelo tipo de abordagem que parte "de uma inspiração divina para apresentar um conteúdo formal".  

No vídeo do programa "Feliz cidade" , a educadora, que ocupará o segundo cargo mais importante da pasta, explica o que é uma "educação baseada em princípios": "É baseada na palavra de Deus, onde a Geografia, a História, a Matemática, vai ser vista sob a ótica de Deus". E acrescenta: "Numa cosmovisão cristã, o aluno vai aprender que o autor da História é Deus, o realizador da Geografia é Deus. Deus fez as planícies, Deus fez o relevo, Deus fez o clima". Ainda nesta entrevista, ela afirma que o maior matemático foi também Deus.  

A educadora participou do programa, à época, para falar do Colégio Inspire, em São José dos Campos, instituição da qual foi diretora. Em conversa com o apresentador, o pastor Carlito Paes, Iolene resume e diz que a educação por princípios baseia o currículo sobre a ótica das escrituras, acrescenta que o primeiro contato dos alunos com a Matemática, por exemplo, é a partir do livro de Genêsis: "A partir delas (as escrituras) que o professor apresenta o conhecimento formal para o aluno".

Iolene é ligada a Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios, uma organização não-governamental. Seu nome foi anunciado pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, na última quinta-feira. A comissionada está no MEC desde janeiro como diretora de capacitação técnica, pedagógica e de gestão de profissionais na Secretaria de Educação Básica. Ela também atua como substituta eventual da titular, Tânia Leme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário