segunda-feira, julho 26, 2021

Pesquisa: 94% sempre usam máscara no Brasil; no Norte, são 63%.

A máscara de proteção para prevenir o contágio da covid-19 é usada por 19 entre 20 brasileiros ao sair de casa, segundo pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de julho de 2021.

A taxa de uso do equipamento oscilou dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais desde que o PoderData começou a perguntar a respeito das máscaras. Em março, 95% diziam usar o equipamento; em maio, 97%.

O uso da máscara de proteção é considerado uma medida de prevenção e de proteção contra o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o uso do equipamento se tornou obrigatório em diversos locais públicos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o uso do item.

Países que alcançaram alta taxa de vacinação da população e redução dos casos de contágio e mortes pela covid-19 começaram a flexibilizar o uso da máscara de proteção. É o caso dos Estados Unidos e da Inglaterra, por exemplo.

Esta pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário