quarta-feira, novembro 08, 2023

RN terá 1,45 mil novos casos de câncer de próstata em 2023.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que em 2023 o Rio Grande do Norte tenha 1,45 mil casos de câncer de próstata. O câncer de próstata, de acordo com o Inca, é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, utilizando a cor azul como forma de chamar a atenção para o problema.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Rio Grande do Norte SBU-RN), Ângelo Campos, “uma pesquisa da UBU, em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA, apontou que 46% dos homens, maiores de 40 anos, só vão ao médico quando sentem alguma dor, isso é preocupante, porque um câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas e, de maneira geral, a partir dos 40 anos, fazer exames de rotina é sempre válido para a prevenção de doenças cardiovasculares”, explicou.

A Sociedade de Urologia lançou, na última segunda (06), oficialmente, a campanha Novembro Azul 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário