segunda-feira, abril 26, 2010

Foguete será lançado na Grande Natal no final do mês

O novo Foguete de Treinamento Básico (FTB), será lançado, como parte da Operação Barreira II no próximo dia 29, às 15h30, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

O novo foguete, assim como o primeiro (lançado durante a Operação Barreira I, no mês de fevereiro), também tem como objetivo exercitar toda a estrutura de coordenação, além de validar os procedimentos e de garantir o treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, preparação, integração, montagem, lançamento, rastreio, segurança de voo, segurança de superfície, coleta e tratamento de dados.

O CLBI já participou em 2009 de quatro lançamentos desse tipo (dois em São Luiz, no Maranhão, e dois em Natal), e todos alcançaram o resultado esperado: garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE.

Além da preocupação de aprimorar a excelência técnica do efetivo do centro, a campanha preserva a operacionalidade dos equipamentos para futuros lançamentos de foguetes de maior porte. Outro benefício de igual importância é o desenvolvimento da indústria nacional, pois é a Avibras, empresa brasileira localizada em São José dos Campos (SP), que desenvolve esses foguetes de treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário