sábado, maio 01, 2010

Milhares de potiguares lutam para entrar no mercado de trabalho

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho, milhares de jovens potiguares estão buscando oportunidades de ingressar no primeiro emprego. Somente em uma instituição que encaminha jovens para estágios e programas de menor aprendiz, cerca de 20 mil jovens entre 14 e 24 anos estão cadastrados em busca de oportunidades de entrar no mercado de trabalho.

A estudante do 2º Ano do Ensino Médio, Nadja Beatriz, 16, batalhava desde o início do ano pelo primeiro emprego e conseguiu uma oportunidade para trabalhar em uma empresa de call center a partir desta segunda-feira. "Estou com boas expectativas para poder ganhar experiência com esta chance e conseguir a minha renda para ajudar nas despesas de casa e comprar minhas coisas", ressaltou Nadja.

De acordo com a supervisora de Operações do Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), Vitória Fernandes, muitas empresas e instituições públicas estão recrutando jovens para estágios e programas de aprendizagem. Em 2010, o CIEEintermediou a oportunidade de estágios e primeiro emprego para cerca de 2 mil jovens. "Geralmente as empresas pedem que os jovens sejam interessados e desenrolados para aprender, mostrar compromisso e dedicação são importantes requisitos para conseguir um bom lugar no mercado", explicou Vitória Fernandes.

Vitória ainda destaca algumas posturas e atitudes que podem afastar o jovem do tão sonhado primeiro emprego, como falta de disciplina, dificuldades em se comunicar e desconhecimento sobre a área em que pretende atuar, são pontos negativos observados pelas empresas na hora de chamar um candidato ao emprego.

A estudante Tairys Flores, 18, recentemente ingressou no seu primeiro emprego através do programa Menor Aprendiz. Ela atua no setor de Recursos Humanos de uma empresa de comunicação. "Está sendo uma oportunidade bem diferente, estou concluindo o Ensino Médio e será importante o aprendizado que eu conseguir acumular aqui para a minha carreira no mercado de trabalho", disse Tairys, que no fim do ano irá prestar vestibular para Geografia.

Fonte: D/N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário