sexta-feira, setembro 17, 2010

67 municípios do RN estão sem auxílio de carros-pipa

Os municípios beneficiados pela Operação Pipa estão, desde o dia 31 de agosto, sem o fornecimento de água, devido o Ministério da Integração Nacional não ter feito o repasse de recursos à Secretaria Nacional de Defesa Social para continuação do programa de carros-pipa. No Rio Grande do Norte, um total de 67 municípios que sofrem com estiagem estão sendo prejudicados sem o fornecimento emergencial feito pela Sétima Brigada do Exército que coordena as ações tanto no RN quanto na Paraíba.

Criado em 1998, o programa depende diretamente dos recursos do Ministério da Integração e o Exército só executa fazendo ao contratação do serviço quando recebe o repasse dos recursos. Um dos municípios prejudicados é o de Assu, a 211km de Natal, onde a Operação Pipa atende 34 localidades rurais. No município, o Exército distribui 186 carradas d'água por mês, beneficiando 2,5 mil pessoas na zona rural. A interrupção do serviço tem preocupado o prefeito Ivan Júnior, que estáreivindicando junto à coordenação Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional para evitar a descontinuidade da ação.

A Prefeitura do Assu custeia outras 150 carradas, com custo mensal de R$ 150 mil, para atender as comunidades de Baixa dos Adelinos, Lagoa do Chiqueiro, Ubaeira, Pedra Preta, Bonita, São Pedro, Janduís, Simão, Carne Gorda, São Vicente, Cangalha, Nova Quixabeirinha, Pau D'Arco, Boa Vista-Trapiá, Riacho, Bela Vista-Piató, Galho Caído (Associação Dona Madalena e Assentamento Morada Nova); Palheiros I, Riacho dos Caboclos, Talhado, Baixa do São Francisco, São Lucas, Nova Descoberta, Patativa do Assaré, Nova Trapiá, Canto da Varzinha I e II, Boa Vista-Riacho, Jurema Queimada, Pedra Lisa, Canto Fino e Caatinga I e II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário