terça-feira, setembro 14, 2010

Tuitar é verbo no novo dicionário Aurélio

Palavras como tuitar e blogar foram consideradas parte da língua portuguesa na nova edição do dicionário Aurélio. A mais recente versão da obra está 6% maior e inclui termos que até então eram considerados estrangeirismos, mas foram considerados parte da língua portuguesa pelos gramáticos que escrevem a obra.
A inclusão no dicionário de palavras que são comumente usadas pelos falantes de uma língua é comum. De tempos em tempos, é necessário acrescentá-las e suas novas definições em um dicionário para que ele continue relevante para quem procura informações de uma língua. Nessa revisão foram adicionados 3.000 novos verbetes.

Além de tuitar, o dicionário conta com as definições de blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, fotolog, e-book, tablets e pop-up. Outras inclusões que não têm relação com tecnologia também estão presentes. Ricardão, sex shop, balada, nerd, test drive, bullyng, chef, chororô, chocólatra e pré-sal também marcam presença. A palavra band-aid também está no dicionário com a grafia aportuguesada bandeide.

100 anos
As mudanças fazem parte da comemoração de 100 anos do nascimento do criador do dicionário, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Além da revisão, foi criada uma fonte comemorativa que pode ser baixada no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário