quarta-feira, fevereiro 16, 2011

A Educação a Distância no mundo globalizado

Depois de tantos anos desde o surgimento da Educação a Distância (EaD), finalmente a importância desta modalidade de ensino é reconhecida. Além da acessibilidade que ela proporciona, a credibilidade e confiabilidade de seu sistema, um dos fatores que mais influenciou essa mudança de percepção da sociedade em relação à EaD é a possibilidade do encontro entre aluno e conhecimento, mediado pela tecnologia. Este encontro faz com que o aluno desperte para uma nova concepção de mundo, reforçando a justiça social, a qualidade de vida humana e o resgate dos valores humanos, influenciando as próximas gerações.

O futuro não depende apenas do conhecimento técnico, mas também da visão de mundo, que se dá através da educação e, principalmente, da EaD, por sua característica de não engessar a metodologia e criar uma nova relação entre aluno e professor. Isso acontece com o intermédio das novas tecnologias da informação e comunicação, ligadas ao apoio pedagógico e material didático, produzidos com base em projeto elaborado com estes objetivos.

O ser humano precisa da educação em toda a sua dimensão e a EaD o possibilita isso, proporcionando um novo olhar sobre sua relação com a sociedade. Fatos como exclusão social e banalização dos valores humanos ainda percebidos na tentativa de levar educação a todos de maneira exclusivamente presencial e tradicional podem ser atenuados e até eliminados com a modalidade a distância, que permite vivenciar uma maior interação.

Nesse sentido, é preciso desenvolver estes princípios e compromissos na educação em todos os níveis do ensino e até na educação não-formal, pois conteúdos e valores adquirem novos significados quando abordados nesta metodologia. Isso porque a EaD faz com que todos possam interagir, ensinar e aprender, trocar saberes e acessar informações, a fim de participar conscientemente da reconstrução contínua da sociedade.

Portanto, a modalidade a distância apresenta um grande diferencial, que é a intervenção através da educação para preservar o patrimônio cultural e coletivo absolutamente imprescindível à qualidade da vida humana. A EaD tem o poder de atingir e ocasionar mudanças em locais e segmentos da sociedade anteriormente não alcançados pelo modelo educacional vigente, tendo o potencial de incluir pessoas e democratizar o espaço escolar, e, por isso, deflagra mudanças de caráter social bastante significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário