terça-feira, março 01, 2011

Bebidas com açúcar aumentam os riscos de pressão alta

Beber mais que 355ml de bebidas com açúcar (sucos de frutas adoçados ou bebidas carbonatadas) por dia pode romper o tônus dos vasos sanguíneos e o nível de sal do organismo, aumentando a pressão sanguínea. Os dados são de um estudo com 2.500 pessoas feito por pesquisadores ingleses e americanos e publicado no jornal Hypertension. Bebidas dietéticas ou sem açúcar não têm o mesmo risco.

Em quatro ocasiões, os participantes, com idades entre 40 anos e 59 anos, anotaram o que tinham comido em 24 horas, fizeram exames de urina e mediram a pressão. Os pesquisadores constataram maior ingestão de açúcar nos que tinham consumido mais que do que uma bebida com açúcar diariamente e maior ingestão de calorias também — cerca de 397 calorias extras por dia.

Para cada lata de bebida açucarada consumida por dia, os participantes tiveram, em média, um aumento de 1.6mmHg na pressão sistólica e um aumento de 0.8mmHg na diastólica.

"É sabido que muito sal no organismo eleva a pressão", disse o autor do estudo, professor Paul Elliott, da Escola de Saúde Pública da Imperial College London.

A American Heart Association diz que as pessoas não devem beber mais que três latas de 355ml de refrigerante por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário