A Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário, publicou o Edital relativo ao Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático/2012, disponível em www.dpc.mar.mil.br. O Processo Seletivo destina-se a ocupar 206 vagas de Praticante de Prático nas zonas de praticagem (ZP) do País, número de vagas que, conforme regras do Edital, poderá aumentar. As inscrições até às 16h do dia 26 de novembro, sendo R$ 250,00 o valor da taxa de inscrição.
Praticante de Prático é o aquaviário selecionado exclusivamente por meio de Processo Seletivo conduzido pela DPC, aspirante à categoria de Prático. O Prático, por sua vez, é o profissional aquaviário que assessora o Comandante quando navegando em regiões( zonas de praticagem) onde as peculiaridades locais dificultam a livre e segura movimentação de embarcação, como em portos, baías, rios e canais.
Para tornar-se Prático não basta ao candidato apenas lograr êxito no Processo Seletivo. Depois de selecionado é obrigado a cumprir, com sucesso, um programa de treinamento, com duração de 12 a 15 meses, na ZP para onde foi distribuído e ser aprovado em exame de habilitação aplicado pela Capitania dos Portos com jurisdição sobre a ZP. O Praticante de Prático e o Prático não são militares ou servidores/empregados públicos, assim como não exercem função pública. O Prático trabalha na iniciativa privada, normalmente de forma individual ou em sociedade, sendo sua remuneração basicamente dependente dos serviços realizados para as empresas de navegação. Click abaixo e veja edital completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário