terça-feira, fevereiro 12, 2013

Novo Papa deve ser europeu, jovem e ligado em tecnologia, dizem teólogos.

O novo Papa deve ser europeu, mais jovem do que o papa Bento XVI quando assumiu o cargo e ter uma relação maior com a tecnologia, aprofundando a participação do Vaticano e do pontificado na Internet e nas redes sociais, avaliam teólogos.

Especialistas em religião apontam que dificilmente um Papa latino-americano - fato que nunca aconteceu na história do Vaticano - será escolhido, devido à origem dos cardeais aptos a escolher o novo pontífice, boa parte deles europeus. Alguns apontam, no entanto, achar significativa e mais provável a ideia de ter um africano ou indiano no cargo.

"Acho que não é possível termos um Papa latino-americano. Acredito que vá ser um italiano ou de outro país um europeu, até pela origem e configuração dos cardeais. A maioria dos que formarão o conclave são europeus. Não vejo outro caminho nesse momento. Esse é um dado objetivo", afirma o professor de teologia da PUC-SP, Eulálio Avelino Figueira.

Para Fernando Altemeyer, professor de teologia da PUC-SP e de instituições como o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), a tendência é que se confirme um europeu no cargo. "Há um conjunto grande de cardeais da Alemanha, da Hungria e da França, além da própria Itália, aptos a votar", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário