terça-feira, agosto 19, 2014

SEARA realiza vistoria em Associações Rurais de João Câmara e mais três municípios do RN.

Teve início nesta segunda- feira (18) as vistorias técnica e social da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) em Associações Rurais dos municípios de Santana do Matos, Caicó, Serra Negra do Norte e João Câmara. Os técnicos do órgão estarão executando as atividades até a próxima sexta- feira (22).

Serão visitadas as Associações Rurais Nova Boa Vista, Sítio Forquilha, Sítio Montanhas e Sítio Pocinhos com o objetivo de levantar dados para que agricultores familiares do Estado possam adquirir imóveis rurais pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O PNCF é uma política pública do Governo Federal, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA), que permite aos trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar.

O processo de vistoria técnica e social antecede o acesso ao Crédito Fundiário, destina-se a aprimorar e qualificar a seleção dos pretensos candidatos, favorecendo a tramitação da proposta e contribuindo para o exercício de autonomia das comunidades, bem como para a elaboração, implantação e gestão dos projetos sociais e produtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário