quinta-feira, outubro 30, 2014

CAMPANHAS FAZEM ALERTA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA.

O Outubro Rosa ainda não finalizou as ações em prol da prevenção do câncer de mama, mas parte dos profissionais  de saúde já se prepara para as atividades do Novembro Azul.

A campanha – também conhecida na Bahia como Novembro Roxo  - visa conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a doença deve atingir 68.800 homens neste ano no país, o equivalente a descoberta de um caso a cada sete minutos, aproximadamente.

Só no Nordeste, são estimados 12.930 novos pacientes. Em Salvador, apenas o Hospital Aristides Maltez   diagnosticou 739 novos casos  entre janeiro e junho de 2014. Um aumento de 24,8% se comparado a igual período de 2013 (592 ocorrências).

O Inca aponta que, com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de ocorrências aumente cerca de 60% até 2015.

O urologista Sheldon Perrone de Menezes salienta que o fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da patologia é a idade, além de histórico familiar e etnia (negros são mais propensos).
 
Para ele, o preconceito que existe com exame de toque e a cultura de homem não ir ao médico dificultam os avanços para a prevenção da doença.

“É importante que os homens saibam que o  toque dura cerca de dez segundos e é indolor. Esse câncer é perigoso e pode matar cerca de 14 mil brasileiros este ano. Por isso, os exames de rotina se tornam fundamentais, haja vista que 17% dos homens nascem com chances de ter câncer de próstata”, detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário