terça-feira, julho 28, 2015

HEPATITE C: NOVO TRATAMENTO FORNECIDO PELO SUS CURA 90% DOS CASOS.

(Foto reprodução/Google)

Esta terça-feira (28) pode ser considerada um marco para a saúde pública brasileira no tratamento da Hepatite C, um vírus que se aloja no fígado e o destrói lentamente, levando à cirrose hepática e, na maioria dos casos, ao transplante de fígado.

Na data que se comemora o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, o inovador medicamento, que cura, em média, de 90% a 95% dos casos de hepatite C, será fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes com doença avançada no fígado.

O esquema de tratamento é composto por diversas substâncias ativas dentro de apenas um comprimido, tomado uma vez ao dia, por um período que varia de 12 a 24 semanas, dependendo do estágio da doença.

A elegibilidade para o novo tratamento será feita de acordo com um protocolo de tratamento no SUS. Segundo o hepatologista da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Raymundo Paraná, o Brasil é o primeiro da América Latina a oferecer o tratamento gratuitamente.
“O País fará priorização de pacientes, não serão todos que terão acesso”, adianta ele.

“Cirróticos e pacientes com evolução para a cirrose terão prioridade. A única exceção é para pacientes com HIV, que terão acesso amplo ao tratamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário