quarta-feira, julho 29, 2015

João Câmara está sediando 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista.

A comunidade do Amarelão no município de João Câmara está sediando a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, etapa do Rio Grande do Norte. O evento teve início ontem(28) e se estende até amanhã(30).

Estão participando da referida conferência mais de cem (100) representantes das diversas comunidades do RN que auto se afirmam como comunidade indígena. E esse processo vem sendo desde sua gênese acompanhado por uma equipe de estudiosos da UFRN, que percebeu que existam sim indígenas e remanescentes no Estado, mais que por diversos fatores Históricos, tinham grande receio de se afirmarem como indígenas.

Então, tal grupo de estudo resolveu fazer uma pesquisa nas comunidades onde supostamente haviam relatos de que lá haviam remanescentes indígenas, e após a conclusão da pesquisa, foi comprovado a existência de alguns grupos de remanescentes indígenas no Estado.

A partir daí as próprias comunidades começaram o processo de auto afirmação e a buscarem seus direitos que a tanto tempo lhes eram negados, já que os mesmos por diversos fatores Históricos, tinham sido quase extintos e expulsos de suas terras nativas. Via Assis Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário