terça-feira, setembro 20, 2022

Bolsonaro põe urnas sob suspeição porque 'já está prevendo a derrota', diz Lula.

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira (20) que o presidente Jair Bolsonaro coloca em dúvida a segurança das urnas eletrônicas porque "já está prevendo a derrota" nas eleições de outubro.

Lula fez a declaração durante encontro em São Paulo com representantes do setor de turismo.

No momento, o petista comentava declarações de Bolsonaro no domingo (18), durante viagem a Londres. O presidente afirmou a apoiadores que "não tem como a gente não ganhar no primeiro turno". Depois, em entrevista ao STB, disse que, se ele tiver "menos de 60% dos votos, algo de anormal" terá ocorrido no Tribunal Superior Eleitora (TSE). 

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula. A mais recente pesquisa Ipec, divulgada na segunda (19), mostra o petista com 47% e, o presidente, com 31%.

"O homem [Bolsonaro] tá dizendo que se não ganhar no primeiro turno com mais de 60% é porque houve problema nas urnas. Quando ele diz isso eu fico otimista porque ele já está prevendo a derrota dele. Ele já está prevendo porque eu acho que não há como, não há como que o povo não tenha precificado já a saída e a volta da democracia. E a gente quer voltar pra fazer esse país ser feliz outra vez, esse país ser bonito, esse país ser alegre", disse Lula.

"Eu estou muito otimista que a gente pode ganhar. Eu acho que está tudo preparado, caminhando para a gente ganhar as eleições. Obviamente que eleição e mineração a gente só conhece o resultado depois da apuração", afirmou o petista.

Não foi a primeira vez que Bolsonaro colocou o sistema eleitoral sob suspeição. O presidente tem lançado dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas, sem apresentar provas. Também tem feito ataques a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário