Um terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter atingiu o sul do Irã e a costa norte do Golfo Pérsico na noite desta sexta-feira, mas não há informações sobre vítimas, de acordo com a agência estatal de notícias local "Irna".
O terremoto atingiu a província de Fars e a localidade litorânea de Bushehr, acrescentou a fonte.
O Irã está situado em uma das zonas críticas de confluência entre duas das principais placas tectônicas em conflito na Terra, e segundo as autoridades sofre pelo menos um tremor por dia em seu território.
O último terremoto de grande intensidade destruiu, em dezembro de 2006, grande parte da histórica cidade de Bam, no leste do país, e matou mais de 31 mil pessoas, um quarto da população da cidade.
O abalo que causou mais danos ocorreu em junho 1990 nas províncias Zanjan e Gilan, no norte do país, onde um tremor de magnitude 7,7 graus na Richter matou 37 mil pessoas e destruiu 27 cidades e quase dois mil povoados.
A capital, Teerã, está localizada em uma das zonas mais críticas da falha. Especialistas acreditam que a cidade, onde vivem cerca de 14 milhões de habitantes, pode sofrer um grande terremoto no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário