Um ano depois do desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines,
que voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, o voo MH
370 continua a ser um dos maiores mistérios da aviação civil.
Até agora, apesar das buscas por equipes internacionais com o uso de
meios sofisticados de investigação, não foi encontrado nenhum objeto que
pudesse ser associado ao avião. Com isso, na internet, surgiram as mais
diversas teorias sobre o destino do aparelho.
O avião saiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia e deveria ter
aterrissado na capital chinesa quase seis horas depois. Segundo os
peritos, pouco mais de 40 minutos após a descolagem, a aeronave inverteu
sua rota e foram desligados todos os comandos que permitiriam
identificar e localizar o aparelho.
A atenção dos investigadores concentrou-se no comandante, Zaharie
Ahmad Shah, de 53 anos, e o co-piloto, Abdul Hamid Fariq, de 27 anos –
que tentou efetuar uma chamada telefônica antes de o avião desaparecer
dos radares. A investigação não descobriu fatos suspeitos sobre os dois.
Depois da mudança de rota, pouco se sabe, e os investigadores têm
apenas os registos fornecidos pelos motores que indicam que o avião
seguiu mesmo para o sul.
De barco e avião, centenas de pessoas trabalham no patrulhamento de
uma zona com uma área de 60 mil quilômetros quadrados no Oceano Índico.
As operações devem prolongar-se até maio.
A Austrália informou que não pensa em abandonar as buscas, mas não há
respostas para as famílias que não podem fazer o funeral de quem seguia
a bordo do aparelho.
As atenções agora estão centradas no que diz o relatório sobre o caso, que será publicado pelas autoridades da Malásia.
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