segunda-feira, julho 20, 2015

Livro “Jornal Flor” registra o habitus de estudar no ensino fundamental.

Uma experiência socioeducativa, que envolve escola, família, instituição superior, mestres e estudantes do ensino fundamental, está compartilhada por meio da obra “Jornal Flor”, lançado neste mês (julho) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, em Natal, RN.
 

Publicado pelas duas instituições de ensino (escola e universidade), o livro é fruto da pesquisa da mestranda Alana Driziê Gonzatti dos Santos, feita junto aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da escola, a partir do projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na educação básica da Região Metropolitana de Natal”, em 2014.
 

Para o professor da UFRN Moisés Alberto Calle Aguirre, a obra é um importante instrumento pedagógico no processo de alfabetização, no letramento familiar e no aprimoramento do habitus de estudar. “O Jornal apresenta três potências que o colocam como imaginativo e inovador no processo de educar”, disse.
 

Testemunha desse projeto, a gestora da Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, Norma Chacon disse durante o lançamento na UFRN que se sente realizada. “Eu me sinto feliz por fazer parte desse projeto. Acompanhei todo o desenvolvimento e agora lançamos o livro "Jornal Flor". Um projeto lindo que conta com atividades diversas e com a participação intensa da família no ambiente escolar”, afirmou.

O lançamento foi prestigiado pelos autores, os alunos e seus familiares do 1º ano da Escola Municipal Professor Ulisses de Góis.

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