Apesar de o vinho se manter entre os produtos tradicionalmente
procurados pelo consumidor na Semana Santa, as vendas têm enfrentado
dificuldades tanto pela crise econômica no país, quanto pelos recentes
reajustes aplicados por governo federal e estadual em tributos que
incidem sobre a bebida. Não bastasse isso, a variação do dólar também
tem influenciado no preço final em função de parte dos produtos serem
importados.
Nos dias que antecedem a Semana Santa deste ano, houve aumento na
procura de vinhos, segundo empresários do ramo entrevistados pelo portalnoar.com.
O crescimento na demanda varia entre 20% e 50% em relação aos outros
meses, porém os apreciadores da bebida potiguares resolveram economizar
neste ano.
Como alternativa, as lojas procuram disponibilizar produtos dos mais
variados preços e de várias regiões do mundo. Produtos sulamericanos,
europeus e mesmo do Líbano e Austrália, além de nacionais, para atender
aos vários tipos de consumidor.
É o caso da Magazzino Vinhos & Cozinha, que oferta produtos dos
mais variados preços e de vários países como alternativa para manter as
vendas.
“Tradicionalmente temos um aumento de vendas nessa época do ano com
um aumento de 40 a 50% em relação ao resto do ano”, afirma Verônica
Chianca, sócia-administradora da empresa de 15 anos de atuação no
mercado natalense. Ela, contudo, admite. “Percebemos uma pequena
retração este ano.”
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