A confiança do consumidor encerrou o ano de 2017 de maneira estável,
considerando o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC), que concluiu o
último mês de dezembro com 40,9 pontos, mantendo-se praticamente
estável na comparação com o início do ano passado, quando o índice se
encontrava em 41,9 pontos.
A escala do indicador varia de zero a
100, sendo que abaixo de 50,0 pontos significa um predomínio da
percepção negativa tanto com relação à economia como das finanças
pessoais. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e
da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgados hoje
(15) em São Paulo.
“Para os próximos meses, espera-se que o
processo de recuperação da economia, já em curso, produza efeitos mais
perceptíveis para o consumidor, melhorando a avaliação tanto do momento
atual como as perspectivas para o futuro. O reestabelecimento da
confiança, a geração de empregos e crescimento da renda são fatores
fundamentais para esse processo de saída da recessão, pois favorecem a
retomada do consumo, alimentando o ciclo virtuoso da economia”, explicou
o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
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