Será apresentado nesta sexta-feira, 20, às 14 horas, na Casa da
Indústria, na reunião da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado
do Rio Grande do Norte (Fiern), o “Projeto de prospecção de novos
mercados para o produto potiguar”, parceria da Federação das Indústrias e
do Sebrae, para abrir o mercado de São Paulo para produtos locais, como
queijos de coalho, carne de sol, compotas e geleias de frutas
regionais, cachaças orgânicas, dentre outros com alto padrão de
qualidade, produzidos no Rio Grande do Norte. A ideia é dar maior
visibilidade a produtos e marcas do estado, de forma orientada e com
baixo investimento. Estimado em R$ 134 mil, o programa terá subsídio de
50% do Sebrae, 30% da Fiern e 20% de contrapartida das empresas, a ser
rateado entre as que aderirem ao programa.
Segundo pesquisa qualitativa de mercado realizada pelo Sebrae, há um
público potencial estimado em cerca de 4,7 milhões de pessoas no mercado
paulista que consomem a gastronomia nordestina. E, do outro lado, uma
baixa participação de marcas potiguares no mercado. São produtos com
características ‘gourmet’ e ‘terroir’ – de forte identidade com a região
onde são produzidos -, que tenham alto valor agregado e se diferenciem
de outros alimentos e bebidas regionais já comercializados naquele
estado.
O projeto compreende desde o diagnóstico dos nichos de mercado e
perfis de empresas locais, ações de inteligência de mercado até a fase
de aproximação comercial dos potenciais produtores do RN e compradores
de São Paulo, que deverá ser, segundo o gestor da Unidade de Acesso a
Mercado do Sebrae, David Góis, executado de março a dezembro deste ano.
“Há todo um trabalho para adequação das empresas a legislação, como
também de marcas, a parte visual, de prospecção de mercado e aproximação
comercial”, afirma o gestor do Sebrae-RN.
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