segunda-feira, julho 16, 2018

Campanha combate a depressão e conscientiza contra o suicídio

Era uma noite de sábado. Chovia muito quando uma viatura da Polícia Militar (PM) do 1º Batalhão foi acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp/RN) para atender o caso de uma mulher que estava pendurada nas grades da Ponte Newton Navarro, que liga as zonas Leste e Norte de Natal, ameaçando se jogar contra a foz do Rio Potengi.

A viatura chegou ao local em poucos minutos e encontrou uma mulher com lágrimas nos olhos e nenhuma vontade de viver. Para ela, o mundo havia se tornado um lugar vazio, tomado pela depressão torpe e cruel.

Após uma longa e calorosa conversa, a mulher foi convencida pelos policiais a desistir de tirar a própria vida.

Esta é mais uma das várias histórias de luta contra o mal desde século, que tem ceifado vidas e usado um dos cartões postais do estado nas mais diversas tentativas.

E lutando contra esta sombria realidade, eis que surge uma luz no caminho sombrio da depressão. Ele é chamado de Ponte da Vida. O movimento surgiu de uma das vítimas desta condição, a educadora física Leila Maia, que perdeu seu pai aos seis anos por meio de um suicídio. A angústia e dor que ela carregava transformaram-se em força para lutar pela vida de outros, que estão em situação semelhante ao seu progenitor.

“Eu quero mostrar a todos a importância da vida. Ela pode não ser perfeita, mas que vale a pena ser vivida. O propósito desse ato é conscientizar sobre essa doença perigosa e silenciosa que é a depressão. As pessoas tem que se abrir e enfrentar e falem sobre seus sentimentos, pois quando se fala fica mais fácil ser ajudado”, comentou Leila Maia.

E, com o intuito de ajudar mais pessoas, a educadora física está organizando, junto com órgãos públicos, empresas e artistas uma grande ação para o próximo domingo (22), na Praia do Forte, zona Leste de Natal. Entre os artistas, Léo Santana, cantor baiano, tratou de gravar um vídeo se solidarizando ao movimento.

Durante a ação serão captadas imagens que serão utilizadas na campanha de conscientização e busca de ajuda. Todos são convidados e o único pedido da organização é que os participantes estejam trajando branco.

SERVIÇO
Ponte da Vida
Quando: 22 de julho, às 15h
Onde: Praia do Forte
Traje: Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário