Um estudo inédito sobre gêneros cinematográficos abrangendo filmes
lançados entre 2009 e 2017 em salas de exibição, divulgado hoje (12), no
Rio de Janeiro, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostra que os
filmes brasileiros têm um retorno muito grande e são competitivos. O
lançamento comemorou os dez anos do Observatório Brasileiro do Cinema e
do Audiovisual (OCA).
A superintendente de Análise de Mercado da Ancine, Luana Rufino, explicou à Agência Brasil
que não dá para verificar uma competição, por exemplo, entre um drama
brasileiro com um filme de ação estrangeiro. É preciso ver como filmes
de um mesmo gênero competem entre si, para verificar se o produto está
sendo competitivo naquilo que o mercado nacional se propõe a lançar de
produção brasileira.
Como era de se esperar, o gênero comédia tem o melhor indicador de performance,
menor que o do filme estrangeiro. Luana explicou que quanto menor é
esse indicador, melhor. “Ele mostra quantos lançamentos são necessários
ser feitos para que tenha um lançamento de sucesso. Enquanto a gente tem
2,3 lançamentos necessários para serem feitos para ter um lançamento de
sucesso, para estrangeiros o número é 5,1. Então, em comédia, os filmes
brasileiros são bastante competitivos”.
Também em drama e ação os filmes nacionais são bastante competitivos.
Em ação, o indicador brasileiro é melhor que o estrangeiro. “No que os
filmes brasileiros se propõem a lançar, a cada 4,3 filmes de ação de
produções brasileiras, eu consigo ter um competitivo, enquanto nos
filmes estrangeiros o indicador é 4,4. Em drama, filmes nacionais e
estrangeiros apresentam o mesmo indicador, o que mostra que o Brasil
também tem um lançamento competitivo”. Devido à insuficiência de
lançamentos, a Ancine não conseguiu fazer um indicador para animação e
terror.
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