As pessoas que pegam metrô na cidade do Rio de Janeiro podem contar desde ontem (29) com ajuda da tecnologia para evitar filas. A
concessionária MetrôRio, que transporta 900 mil passageiros por dia,
passa a aceitar pagamento por aproximação, nas catracas, feito por
cartão de crédito, aparelho de celular, pulseira ou relógio com a
tecnologia NFC (Near Field Communication).
A ideia é que o passageiro não precise comprar ou recarregar bilhete
do metrô, um sufoco para turistas, por exemplo. Basta, agora, aproximar o
dispositivo com a tecnologia NFC direto em uma das catracas adaptadas
em qualquer das 41 estações do metrô. Com isso, a cobrança das passagens
é feita direto no cartão para ser paga junto com a fatura.
A novidade, por enquanto, só funciona para quem tem cartão de crédito
da bandeira Visa, emitido pelos bancos Banco do Brasil ou Bradesco, ou
celular, com tecnologia NFC – há uma série de aplicativos online que
habilitam esta função. Quem não tem o cartão, precisa entrar em contato
com a agência e pedir um novo. No Banco do Brasil, 200 mil clientes já
estão aptos a usar a nova tecnologia que virá, automaticamente, nos
novos cartões.
No caso dos celulares, o app de pagamento funciona como uma carteira
digital, que guarda dados do usuário e pode ser instalado em celulares
de todos os sistemas operacionais. O aparelho pode estar off line, mas é
preciso que tenha o mínimo de bateria para funcionar.
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