Tudo indica que mais uma vez o próximo Dia das Mães será bom para o
comércio. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo (CNC) mostram que o volume de vendas para a data deve registrar
aumento de 3,8% em relação a 2018, já descontada a inflação.
Confirmadas as previsões, este será o terceiro ano consecutivo de
aumento real das vendas desta data. O estudo da CNC indica ainda que a
data deve registrar movimentação financeira de R$ 9,7 bilhões neste ano,
nível equivalente ao volume de vendas verificado em 2014, que foi de R$
9,6 bilhões.
A principal razão para o terceiro aumento
consecutivo do faturamento real do varejo brasileiro nesta data está no
comportamento dos preços. Os repasses de preços acima da taxa de
inflação ao consumidor não têm sido tão grandes porque o mercado ainda
vive sob a fragilidade do processo de recuperação econômica. Além disso,
ainda há a alta da moeda americana, que variou 7% nos últimos 12 meses.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a variação positiva das
vendas para o Dia das Mães indica que o consumidor ainda tem confiança
na economia do País. Além disso, a contratação temporária deverá ser a
maior em quatro anos, gerando algo em torno de 22,1 mil vagas, com
salário médio de admissão de R$ 1.262,00. “O mercado de trabalho é um
fator fundamental para sustentar o crescimento econômico. Com mais
empregos, temos mais renda, consumo de bens e serviços, alimentando um
círculo positivo que beneficiará o País. Por isso, qualquer movimento
relacionado à criação de empregos tem que ser considerado, mesmo no caso
dos temporários”, avalia José Roberto Tadros.
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