Pelo menos 85 países fecharam escolas em
todo o território para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.
A medida teve impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens,
segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e
Cultura, Unesco.
Falando à ONU News, de Bruxelas, o
representante da agência na ONU e em Organizações Internacionais,
Vincent Defourny, disse que a agência atua junto das autoridades na
implementação desse tipo de programas.
“A Unesco aconselha a aliviar o impacto
sobre o currículo escolar de várias formas. A primeira coisa é fazer o
uso mais extensivo possível de todos os recursos a distância, que podem
ser pela internet, pela rádio, pela televisão e todas as formas que
permitem aprender e manter contato com a aprendizagem a distância.”
Cerca 15 nações fecharam as escolas de forma
parcial. Se a medida for implementada, em nível nacional, deixará mais
centenas de milhões de alunos sem aulas. Defourny disse que é preciso
conciliar esta decisão a cada realidade.
“Nesse contexto é muito importante também
manter um vínculo com os alunos, criar comunidade e criar um sentido de
pertença que seja importante tanto para os alunos como para os
professores e para a comunidade. Por isso é muito importante que a
estratégia de cada professor seja adaptada à circunstância do país e à
circunstância da sua turma. Por isso, o currículo será revisado. Mas
damos a possibilidade de manter esse vínculo de aprendizagem e de
trabalhar a distância da melhor forma possível.”
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