O governo dos Estados Unidos anunciou que o secretário de Estado, Antony Blinken, realizará uma visita ao Brasil nesta semana, onde terá uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília na próxima quarta-feira (21). Durante a visita, Blinken, que é um dos principais auxiliares do presidente Joe Biden, discutirá questões bilaterais e globais com Lula.
O comunicado do governo americano destaca que Blinken enfatizará o apoio dos EUA à presidência do G20 pelo Brasil, além da parceria entre os dois países nas áreas de direitos trabalhistas e transição energética. O G20, criado nos anos 1990, reúne as maiores economias do mundo anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.
Após sua passagem pelo Brasil, Blinken seguirá para a Argentina, onde terá uma reunião com o presidente Javier Milei. O secretário, responsável pela diplomacia americana, está programado para chegar a Brasília na terça-feira (20) e participar de uma reunião do G20 no Rio de Janeiro na quarta-feira (21). Vale ressaltar que o Brasil preside o G20 neste ano.
A visita de Blinken ao Brasil ocorre no contexto dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países, completados em 2024. Como parte de suas funções, Blinken tem participado ativamente das negociações para encerrar o conflito entre Israel e Hamas, sendo que Lula, por sua vez, tem expressado sua posição condenando o ato terrorista do Hamas, ao mesmo tempo em que critica a ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza, considerada exagerada pelo presidente brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário