Dados do Ministério da Saúde apontam que 58% dos brasileiros não faz uso da escova de dentes e um terço da população nunca fez tratamento dentário. Atualmente, cerca de 40 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes, e os números aumentam com a idade – a incidência de doenças periodontais e perda de dentição é muito maior em pessoas acima dos 65 anos. Entre os jovens, os números também são alarmantes: 40% daqueles com faixa etária entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente, e o principal motivo – 93% dos casos, segundo o Ministério da Saúde – é a cárie.
Uma das principais justificativas para não se submeter ao tratamento odontológico é o alto custo. Porém a especialista explica que "os tratamentos acabam se tornando caros, pois as pessoas postergam cada vez mais o início do processo e, quando chegam de fato à cadeira do dentista, o que era uma simples cárie se transformou em um canal ou até mesmo em um caso de implante de um novo dente, quando não é possível a recuperação do antigo".
Para evitar as doenças bucais mais comuns, os dentistas recomendam manter a higienização bucal em dia. Para isso, é necessário conhecer as técnicas adequadas para a escovação e uso do fio dental. Neste sentido, as visitas periódicas ao dentista para manutenção da limpeza bucal são essenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário