quarta-feira, janeiro 04, 2012

Queda nas doações de sangue causa preocupação aos pacientes do Hemonorte.

O Hemonorte (Hemocentro Dalton Cunha do Rio Grande do Norte) inicia este ano de 2012 com os estoques de sangue reduzidos, fato preocupante revelado pelo número de 434 bolsas disponíveis até esta quarta (04), enquanto que a quantidade ideal gira em torno de 600 e 700 bolsas para a manutenção do atendimento contínuo dos pacientes.

Nesta época de veraneio aumenta a demanda perante os bancos de sangue nos hospitais, diante do aumento já previsto no número de acidentes ocasionado pelo grande fluxo de pessoas e veículos pelas vias cidade, contando também com a chegada dos milhares de turistas esperados para a época.

Ao mesmo passo, observa-se a redução no número de doações, à medida que muitas famílias se deslocam para o litoral, e com elas vários doadores que se distanciam dos postos de coleta neste período sem praticar a doação de sangue.

Doações.
Para doar sangue basta comparecer a qualquer unidade de coleta, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ser saudável, estar alimentado e apresentar documento de identidade. A sede do Hemonorte, no bairro Tirol, recebe doações das 7h às 18h; o posto de coleta da Zona Norte e o ônibus de coleta, que fica em frente à Catedral Metropolitana, atendem das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário