Dois milhões de estudantes de 15 a 17 anos estão fora do ensino médio, de acordo com o resumo técnico do Censo Escolar 2011, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Segundo o relatório, o ensino médio registra atualmente 8,4 milhões de matrículas. Entretanto, o Brasil tem 10,4 milhões de jovens nesta faixa etária.
Uma das hipóteses apontadas pelo documento é que parte desses adolescentes esteja matriculada na EJA (Educação de Jovens e Adultos), que concentra 1.322.422 estudantes no ensino médio pela modalidade.
O Censo Escolar também mostra que os alunos que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental da EJA têm idade muito superior aos que estão nos anos finais e o ensino médio dessa modalidade.
Ainda assim, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2009, o Brasil tem uma população de 57,7 milhões de pessoas com mais de 18 anos que não estão na escola e não têm o ensino fundamental completo. Esse contingente deveria ser considerado uma parcela da população a ser atendida pela EJA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário