sexta-feira, julho 18, 2014

Jovem 'vende voto' no Facebook e procurador eleitoral faz alerta, em RR.

Um jovem de 18 anos postou em seu perfil no Facebook uma mensagem em que supostamente estaria pondo à venda o voto para as eleições deste ano. A frase "Vende-se voto, entrar em contato. Preço a negociar!" gerou comentários negativos e outros a favor da publicação. O autor alegou que se referia à 'votação de fotos femininas em um grupo do Whatsapp'. Procurador eleitoral considera 'brincadeira', mas adverte sobre o ato de receber vantagem ou dinheiro para obter ou dar voto.

A postagem rendeu mais de 80 comentários e 216 'curtidas'. O jovem ainda teria sugerido que fosse criado um grupo de 'boca de urna' no Whatsapp. Quem o apoiou, na suposta oferta, comentou na publicação: "A pessoa vende o voto, pega a grana, mas não é obrigada a votar no cara. Tem que ser esperto e ganhar dinheiro Kkkkkk. E vota no melhor ou menos pior" (sic).

Outro internauta emendou: "Bem bolado rsrsrs... Ora não dizem q tudo tem um preço? Rs normal pow rs" (sic).

Houve aqueles que foram contra a postagem da suposta oferta. "Por isso que a m.... dessa politica não muda......político ladrão continua roubando pois sabe que vai ter alguém pra vender votos....É devido a esse tipo de pessoa que existe político bandido..." (sic). Uma mulher escreveu: "eu tbm vendo o meu. Preço. Saúde, educação e segurança para o povo", (sic).

Procurador alerta sobre crime
Para o procurador eleitoral do Ministério Público Federal, Igor Miranda, a suposta venda de voto oferecida pelo jovem no Facebook seria uma 'piada'.

"Acredito que ele teve mais a intenção de promover uma 'brincadeira' do que buscar um ilícito eleitoral. Mas, fica o registro de que o Código Eleitoral tipifica como crime o ato de solicitar ou receber vantagem ou dinheiro para obter ou dar voto. Em tese, a solicitação de dinheiro caracteriza crime, com pena de reclusão de um a quatro anos", elucidou Miranda.

O procurador acrescentou que durante o período eleitoral, com apoio de outras órgãos de controle, ocorrerá um monitoramento na internet para coibir quaisquer crimes.

"O papel de modo geral na eleição é da população que escolhe seus representantes e tem de fiscalizar e votar consciente. Quem quiser fazer alguma denúncia, pode contatar o nosso canal de comunicação pelo site do MPF", sugeriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário