quinta-feira, julho 17, 2014

Cientistas estudam caso de irmãos turcos que andam como quadrúpedes.

Um novo estudo analisa uma família turca de 19 irmãos, dos quais cinco (quatro mulheres e um homem) apresentam o comportamento de andar de quatro, apoiados sobre pés e mãos.
O caso tornou-se conhecido com a exibição de um documentário da emissora britânica BBC, em 2006. A chamada síndrome de Uner Tan – caracterizada pela falta de equilíbrio e coordenação, habilidades cognitivas reduzidas e andar quadrúpede – a princípio foi vista como uma forma de "retrocesso evolutivo", um retorno à forma de andar dos primatas.

A nova pesquisa, porém, concluiu que a forma peculiar de locomoção dessas pessoas não é uma maneira de "evolução às avessas". Trata-se apenas de uma estratégia desenvolvida pelos pacientes para se adaptar à inabilidade de andar eretos. Eles sofrem de uma instabilidade no tronco, de causa ainda não esclarecida, que os impede de caminhar somente sobre as pernas. O estudo, liderado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foi publicado na quarta-feira (16) pela revista científica "PLoS ONE". Via g1.

Veja vídeo que mostra o andar de um dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário