sábado, julho 19, 2014

Doações no Hemonorte caíram 27% no período da Copa do Mundo Fifa 2014.

Durante o período de realização da Copa do Mundo Fifa 2014, o Hemonorte acabou sofrendo uma redução de 27% no número de doações de sangue em todo o Rio Grande do Norte. Segundo a diretora do órgão, Linete Rocha, o resultado disso é que o estoque de sangue com o fator Rh negativo chegou a um estado crítico.

Linete Rocha acredita que a baixa procura pelos postos de doação de sangue no RN durante o período da Copa do Mundo se deveu ao fato de a população ter preferido assistir os jogos do mundial. Com isso, todo o estoque de bolsas de sangue no RN estão baixos, com a situação crítica para todos os tipos sanguíneos de fator Rh negativo.

Contudo, a diretora do Hemonorte garante que não faltaram bolsas de sangue para abastecer a rede de saúde do RN durante o período de realização da Copa no Brasil. “Soube que chegou a faltar estoques em alguns estados, mas isso não aconteceu aqui. Conseguimos suprir a demanda”, declara.

Linete Rocha lembra que as pessoas que planejam doar sangue devem estar na faixa etária entre 16 a 69 anos. Entre 16 e 18 anos, os jovens têm de ir acompanhados dos responsáveis. O doador não pode estar doente, pesar mais de 50kg e não estar dentro do grupo de comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, os doadores devem estar bem alimentados e terem dormido pelo menos seis horas na noite anterior. É necessário ainda não ter bebido nas últimas 12 horas nem fumado por duas horas antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário