O revezamento da tocha olímpica,
apresentada nesta sexta-feira em Brasília, deverá atingir até 90% da
população brasileira, seja acompanhando o percurso in loco, seja
interagindo pelas redes sociais. Essa é a previsão do Comitê Rio-2016,
que vê no engajamento da população uma das principais marcas do tour.
“A gente tem uma estimativa de que o
revezamento vai impactar 90% da população. Ela passará por todas as
capitais, fora as cidades vizinhas. Existe uma concentração muito grande
de pessoas nessas áreas”, considera Leonardo Caetano, diretor de
Cerimônias do comitê.
Entre as cidades em que a tocha passará
efetivamente durante o revezamento e outras nas quais ela atravessará
durante o percurso entre um estado e outro, cerca de 500 municípios
terão recebido a chama olímpica, um dos símbolos máximos da Olimpíada.
No total, serão 20 mil quilômetros percorridos por terra, além de dez
mil milhas pelo ar.
“Esse revezamento na verdade é uma
grande contagem regressiva para as pessoas irem para os Jogos”, pondera
Caetano. “Ela passará por símbolos do Brasil, como Fernando de Noronha e
Foz do Iguaçu. O resultado final é um grande engajamento.”
A tocha olímpica dos Jogos do Rio foi
concebida em apenas dois meses. Nesse período, a equipe dos designers
Gustavo Chelles e Romy Hayashi imergiu na história olímpica e brasileira
e desenvolveu 200 conceitos diferentes até chegar ao modelo
apresentando em Brasília.
“Esse prazo era relativamente curto. O
modelo da tocha tem de ser bem aceito por culturas diferentes”,
considera Chelles. “A tocha tem de representar muito bem os valores
olímpicos, mas também ter a cara do Rio e do Brasil”, pondera Beth Lula,
diretora de Marcas do Comitê Rio-2016.
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