Cerca de 70% dos estudantes que concluíram o ensino médio no país
apresentaram resultados considerados insuficientes em matemática. A
mesma porcentagem não aprendeu nem mesmo o considerado básico em
português. Os dados são do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), apresentados hoje (30) pelo Ministério da Educação (MEC).
Em português, os estudantes alcançaram, em média, 268 pontos, o que
coloca o país no nível 2, em uma escala que vai de 0 a 8. Até o nível 3,
o aprendizado é considerado insuficiente pelo MEC. A partir do nível 4,
o aprendizado é considerado básico e, do nível 7, adequado. Na prática,
isso significa que os brasileiros deixam a escola provavelmente sem
conseguir reconhecer o tema de uma crônica ou identificar a informação
principal em uma reportagem.
Em matemática, os estudantes alcançaram, em média, 270 pontos, o que
coloca o país no nível 2, de uma escala que vai de 0 a 10, e segue a
mesma classificação em língua portuguesa. A maior parte dos estudantes
do país não é capaz, por exemplo, de resolver problemas utilizando soma,
subtração, multiplicação e divisão.
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