A pouco mais de dez dias para um dos eventos mais esperados do ano, o
Cuponation, plataforma de descontos pertencente à alemã Global Savings
Group, compilou num infográfico interativo as expectativas para o Natal
de 2018. Na pesquisa de intenção de compra elaborada pelo SPC (Serviço
de Proteção ao Crédito), constatou-se que haverão mais de 110 milhões de
consumidores na data festiva. Numa pesquisa no Google Trends o estado
com maior número de buscas pela palavra-chave “Natal” é o Rio Grande do
Norte, seguido por Paraíba e Pernambuco.
Mantendo a tradição, mais de 70% dos entrevistados afirmaram que
pretendem comprar presentes de Natal. Os três principais motivos dos que
não vão comprar são não ter costume (26%), estar desempregado (13%) e
não ter dinheiro(17%).
Diferente do que acontece na Black Friday, quando as pessoas compram
presentes para elas mesmas, o Natal é uma época na qual as pessoas
costumam presentear amigos e familiares, especialmente por conta de
brincadeiras como amigo secreto. As categorias mais buscadas, segundo
levantamento da Social Miner, são Moda e Acessórios, Beleza e Saúde,
Eletrônicos e Livraria. Para conferir o ranking completo das categorias,
veja o infográfico interativo do Cuponation.
Quanto ao dinheiro que será investido, mais de 50% afirmaram (passou
de 1% já deve deixar o verbo no plural) que pretendem gastar menos ou o
mesmo valor que no ano passado, quando o ticket médio foi de R$457, de
acordo com o Ebit. Os principais motivos para tal são orçamento apertado
e intenção de economizar. Ainda que estes não tenham intenção de gastar
mais, essa mesma parcela afirma que pretende dar presentes com preços
mais altos. Essa aparente contradição se justifica pelo simples fato de
que é possível dar presentes mais caros se menos pessoas forem
presenteadas.
Na edição anterior do levantamento do SPC, em 2017, a intenção de
gasto por presente era de R$103,83, e a estimativa para este ano é um
aumento para R$115,90. Ou seja, os brasileiros pretendem gastar 12% a
mais em presentes de Natal em 2018. Prevê-se que a data festiva
movimente mais de R$53 bilhões no país.
Para compra dos presentes, 21% dos entrevistados afirmaram levar em
consideração a qualidade do produto, 20% a promoção e 17% o perfil do
presenteado.
É válido enaltecer, por fim, a fidelidade do público. 66,7% dos
entrevistados na pesquisa da Social Miner afirmaram que pretendem
comprar nas mesmas lojas que consumiram na Black Friday.
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