quarta-feira, dezembro 19, 2018

RN lidera ranking de buscas pelo Natal no Google Trends, aponta pesquisa.

A pouco mais de dez dias para um dos eventos mais esperados do ano, o Cuponation, plataforma de descontos pertencente à alemã Global Savings Group, compilou num infográfico interativo as expectativas para o Natal de 2018. Na pesquisa de intenção de compra elaborada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), constatou-se que haverão mais de 110 milhões de consumidores na data festiva. Numa pesquisa no Google Trends o estado com maior número de buscas pela palavra-chave “Natal” é o Rio Grande do Norte, seguido por Paraíba e Pernambuco.

Mantendo a tradição, mais de 70% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar presentes de Natal. Os três principais motivos dos que não vão comprar são não ter costume (26%), estar desempregado (13%) e não ter dinheiro(17%).

Diferente do que acontece na Black Friday, quando as pessoas compram presentes para elas mesmas, o Natal é uma época na qual as pessoas costumam presentear amigos e familiares, especialmente por conta de brincadeiras como amigo secreto. As categorias mais buscadas, segundo levantamento da Social Miner, são Moda e Acessórios, Beleza e Saúde, Eletrônicos e Livraria. Para conferir o ranking completo das categorias, veja o infográfico interativo do Cuponation.

Quanto ao dinheiro que será investido, mais de 50% afirmaram (passou de 1% já deve deixar o verbo no plural) que pretendem gastar menos ou o mesmo valor que no ano passado, quando o ticket médio foi de R$457, de acordo com o Ebit. Os principais motivos para tal são orçamento apertado e intenção de economizar. Ainda que estes não tenham intenção de gastar mais, essa mesma parcela afirma que pretende dar presentes com preços mais altos. Essa aparente contradição se justifica pelo simples fato de que é possível dar presentes mais caros se menos pessoas forem presenteadas.

Na edição anterior do levantamento do SPC, em 2017, a intenção de gasto por presente era de R$103,83, e a estimativa para este ano é um aumento para R$115,90. Ou seja, os brasileiros pretendem gastar 12% a mais em presentes de Natal em 2018. Prevê-se que a data festiva movimente mais de R$53 bilhões no país.

Para compra dos presentes, 21% dos entrevistados afirmaram levar em consideração a qualidade do produto, 20% a promoção e 17% o perfil do presenteado.

É válido enaltecer, por fim, a fidelidade do público. 66,7% dos entrevistados na pesquisa da Social Miner afirmaram que pretendem comprar nas mesmas lojas que consumiram na Black Friday.

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