quinta-feira, setembro 23, 2021

Produção de camarão, no RN, deve crescer 20% este ano, estimam produtores.

A produção de camarão no Rio Grande do Norte deve crescer 20% este ano, de acordo com estimativas do vice-presidente da Associação de Criadores de Camarão do RN (ANCC), Newton Bacurau. Em 2020, o Estado produziu algo em torno de 25 mil toneladas do crustáceo, volume que deve ser ampliado para cerca de 30 mil toneladas este ano.

A estimativa, segundo Newton Bacurau, está relacionada às boas perspectivas para o setor, com a previsão de chegada de novas matrizes genéticas do crustáceo ao RN, importadas dos Estados Unidos. “Estamos bastante otimistas, principalmente pela importação de novas matrizes que vão revolucionar a produtividade com a qualidade que nós iremos colocar nos nossos plantéis”, afirmou Newton Bacurau.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, o projeto para melhoramento genético no Estado prevê a  importação de 1,2 mil reprodutores. “Estamos na fase de aprovação pelo Idema [Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente], mas em breve a gente espera resolver esses trâmites”, explicou Rocha  durante a apresentação da programação oficial da 17ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam) na quarta-feira (22).

Ainda segundo Itamar Rocha, a empresa que irá vender os reprodutores estará com três palestrantes na Fenacam, evento com data marcada para novembro. “Eu acredito que essa negociação final [sobre a importação de reprodutores] vai acontecer durante a feira” prevê o presidente da ABCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário