quinta-feira, janeiro 11, 2018
Governo federal inaugura etapa da duplicação da BR-315, principal rodovia do MA
O governo federal inaugurou hoje (11) a duplicação de um trecho da BR-135, entre a localidade de Estiva e o município de Bacabeira, no Maranhão. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, são os últimos 11 quilômetros (km), de um total de 26 km, no único acesso terrestre à capital do estado, que beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas na região metropolitana de São Luís.
A obra faz parte do programa Agora, é Avançar e teve um custo total de R$ 503 milhões. O programa, lançado em novembro do ano passado, retomou mais de 7 mil obras inacabadas. Ao todo serão investidos cerca de R$ 130 bilhões. No Maranhão, são 525 projetos, com previsão de investimento de R$ 1,8 bilhão até o fim de 2018.
Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, coordenador-geral do programa, é preciso romper com esse ciclo de desperdício que tem marcado a história administrativa brasileira, de obras paralisadas. “Nós temos aqui o exemplo de uma realidade que temos que acabar. Nada mais agressivo ao interesse do cidadão do que ver obras que são iniciadas, obras que são objetos de grande promoção de marketing, serem paralisadas”, disse, durante a cerimônia de inauguração.
A obra da BR-135 começou em 2012 e o trecho duplicado é o de maior índice de acidentes no estado, segundo a Secretaria-Geral. O programa tem obras em diversas áreas como óleo e gás, portos, aeroportos, rodovias, escolas, unidades de saúde, saneamento e habitação. “Obras que estavam todas paralisadas e estão sendo entregue em um cronograma que está sendo cumprido religiosamente”, reforçou.
A obra faz parte do programa Agora, é Avançar e teve um custo total de R$ 503 milhões. O programa, lançado em novembro do ano passado, retomou mais de 7 mil obras inacabadas. Ao todo serão investidos cerca de R$ 130 bilhões. No Maranhão, são 525 projetos, com previsão de investimento de R$ 1,8 bilhão até o fim de 2018.
Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, coordenador-geral do programa, é preciso romper com esse ciclo de desperdício que tem marcado a história administrativa brasileira, de obras paralisadas. “Nós temos aqui o exemplo de uma realidade que temos que acabar. Nada mais agressivo ao interesse do cidadão do que ver obras que são iniciadas, obras que são objetos de grande promoção de marketing, serem paralisadas”, disse, durante a cerimônia de inauguração.
A obra da BR-135 começou em 2012 e o trecho duplicado é o de maior índice de acidentes no estado, segundo a Secretaria-Geral. O programa tem obras em diversas áreas como óleo e gás, portos, aeroportos, rodovias, escolas, unidades de saúde, saneamento e habitação. “Obras que estavam todas paralisadas e estão sendo entregue em um cronograma que está sendo cumprido religiosamente”, reforçou.
Visto eletrônico pode aumentar em 25% número de turistas japoneses no Brasil
O visto eletrônico para turistas japoneses que desejam visitar o Brasil começa a valer nesta quinta-feira (11) e deve aumentar em 25% o número de visitantes no Brasil. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), as medidas de facilitação de viagens podem atrair 20 mil turistas japoneses.
O Japão é o segundo beneficiado com a iniciativa, que faz parte de um conjunto de ações do programa Brasil + Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo. De acordo com levantamento do MTur, em 2016, o Brasil recebeu 79,7 mil turistas japoneses que injetaram US$ 81,3 milhões na economia nacional.
De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, metade dos japoneses desembarcaram no país em razão de negócios, eventos e convenções. Pela projeção da OMT, com o novo visto, os números podem saltar para 100 mil viajantes e US$ 101,6 milhões em receita ao ano.
Com o visto eletrônico, todo o período de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto terá duração de até 72 horas contra os 40 dias necessários até então. A solicitação do visto eletrônico é válida apenas para turismo de lazer ou negócios.
O Japão é o segundo beneficiado com a iniciativa, que faz parte de um conjunto de ações do programa Brasil + Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo. De acordo com levantamento do MTur, em 2016, o Brasil recebeu 79,7 mil turistas japoneses que injetaram US$ 81,3 milhões na economia nacional.
De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, metade dos japoneses desembarcaram no país em razão de negócios, eventos e convenções. Pela projeção da OMT, com o novo visto, os números podem saltar para 100 mil viajantes e US$ 101,6 milhões em receita ao ano.
Com o visto eletrônico, todo o período de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto terá duração de até 72 horas contra os 40 dias necessários até então. A solicitação do visto eletrônico é válida apenas para turismo de lazer ou negócios.
Queda da inflação beneficiou mais a classe de renda baixa, diz Ipea
Embora a redução da inflação em 2017 tenha sido sentida por todas as camadas da população, os que mais se beneficiaram foram os integrantes da classe de renda muito baixa, cujo índice foi de 2,2%, uma queda de 4,8 pontos percentuais em comparação ao ano anterior. As camadas mais ricas da população tiveram inflação de 3,7%, com redução de 2,5 pontos percentuais em relação a 2016. Os dados constam do Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado hoje (11) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 2,95%, no ano passado.
A economista Maria Andreia Parente Lameiras, do Grupo de Conjuntura do Ipea, explicou que o que puxou a inflação para baixo foi o item alimentos, que fechou o ano com deflação, com destaques para o arroz (-10,9%), feijão (-46,1%), frango (-8,7%) e leite (-8,4%). “E como os alimentos pesam muito mais no orçamento das famílias mais pobres do que nas famílias mais ricas, esse efeito baixista dos alimentos foi muito intenso na inflação dos mais pobres do que dos mais ricos”, disse a economista.
De acordo com Maria Andreia, quando se olha a cesta de consumo dos mais pobres, percebe-se que a maior parcela do gasto dessa família é com alimento. “Quando ele fica mais barato, o efeito dessa baixa de preço é muito mais sentida pelos mais pobres do que pelos mais ricos”. Esses últimos também se beneficiaram da queda de preços dos alimentos, só que a cesta é composta por outros itens, que até recuaram em 2017, mas não tão fortemente como os produtos mais consumidos pelos mais pobres.
A queda dos aluguéis também impactou na inflação dos mais pobres no ano passado, segundo o Ipea. Embora o item tenha variado positivamente no ano, o aumento foi muito menor do que em 2016, uma vez que a inflação dos aluguéis recuou de 5,3% para 1,5%.
Segundo Maria Andreia, dois motivos levaram a essa redução dos aluguéis. O primeiro é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que fixa o reajuste dos aluguéis e que ao longo dos últimos meses vem desacelerando muito fortemente. A segunda razão é o período de recessão no país, o que elevou muito o número de imóveis disponíveis para aluguel.
“Quando você tem uma oferta de imóveis maior que a demanda, isso também leva a uma queda de preços. Os aluguéis até variaram em 2017, mas variaram muito menos do que em 2016. E aluguel pesa muito nas famílias mais pobres, porque a maioria delas não possui residência própria e precisa do aluguel para morar”. O item aluguel subiu 1,5% em 2017, contra 5,3%, em 2016.
No mesmo período, houve queda nos preços das tarifas de transporte, como ônibus urbano (de 9,3% para 4%), trem (de 8,5% para 2,5%) e metrô (de 9,1% para 1,3%).
A economista Maria Andreia Parente Lameiras, do Grupo de Conjuntura do Ipea, explicou que o que puxou a inflação para baixo foi o item alimentos, que fechou o ano com deflação, com destaques para o arroz (-10,9%), feijão (-46,1%), frango (-8,7%) e leite (-8,4%). “E como os alimentos pesam muito mais no orçamento das famílias mais pobres do que nas famílias mais ricas, esse efeito baixista dos alimentos foi muito intenso na inflação dos mais pobres do que dos mais ricos”, disse a economista.
De acordo com Maria Andreia, quando se olha a cesta de consumo dos mais pobres, percebe-se que a maior parcela do gasto dessa família é com alimento. “Quando ele fica mais barato, o efeito dessa baixa de preço é muito mais sentida pelos mais pobres do que pelos mais ricos”. Esses últimos também se beneficiaram da queda de preços dos alimentos, só que a cesta é composta por outros itens, que até recuaram em 2017, mas não tão fortemente como os produtos mais consumidos pelos mais pobres.
A queda dos aluguéis também impactou na inflação dos mais pobres no ano passado, segundo o Ipea. Embora o item tenha variado positivamente no ano, o aumento foi muito menor do que em 2016, uma vez que a inflação dos aluguéis recuou de 5,3% para 1,5%.
Segundo Maria Andreia, dois motivos levaram a essa redução dos aluguéis. O primeiro é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que fixa o reajuste dos aluguéis e que ao longo dos últimos meses vem desacelerando muito fortemente. A segunda razão é o período de recessão no país, o que elevou muito o número de imóveis disponíveis para aluguel.
“Quando você tem uma oferta de imóveis maior que a demanda, isso também leva a uma queda de preços. Os aluguéis até variaram em 2017, mas variaram muito menos do que em 2016. E aluguel pesa muito nas famílias mais pobres, porque a maioria delas não possui residência própria e precisa do aluguel para morar”. O item aluguel subiu 1,5% em 2017, contra 5,3%, em 2016.
No mesmo período, houve queda nos preços das tarifas de transporte, como ônibus urbano (de 9,3% para 4%), trem (de 8,5% para 2,5%) e metrô (de 9,1% para 1,3%).
Chuva provoca alagamentos e paralisação de linha de metrô em São Paulo
São Paulo tem, nesta quinta-feira (11), cinco pontos de alagamento em decorrência da chuva que caiu nesta tarde. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), três desses locais estão intransitáveis, todos ficam na zona leste. A paralisação da Linha 5 do Metrô, que liga o Brooklin ao Capão Redondo, na zona sul da cidade, também complica a volta para casa do paulistano.
De acordo com o Metrô, a linha está parada há cerca de uma hora por causa de problema no sistema de controle de trens. Não há previsão de normalização. As demais linhas funcionam normalmente. As estações foram fechadas por questão de segurança. Foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que coloca ônibus extras gratuitos para os usuários do metrô.
Por volta das 18h30, o CGE declarou fim do o estado de atenção para alagamentos. Segundo o GCE, a chuva ocorreu por causa de áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela entrada de brisa marítima na cidade. Previsões dos meteorologistas do CGE indicam que, nas próximas horas, o céu permanecerá nublado, e não há previsão de chuvas significativas.
De acordo com o Metrô, a linha está parada há cerca de uma hora por causa de problema no sistema de controle de trens. Não há previsão de normalização. As demais linhas funcionam normalmente. As estações foram fechadas por questão de segurança. Foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que coloca ônibus extras gratuitos para os usuários do metrô.
Por volta das 18h30, o CGE declarou fim do o estado de atenção para alagamentos. Segundo o GCE, a chuva ocorreu por causa de áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela entrada de brisa marítima na cidade. Previsões dos meteorologistas do CGE indicam que, nas próximas horas, o céu permanecerá nublado, e não há previsão de chuvas significativas.
Inadimplência do consumidor brasileiro caiu 3,5% em 2017
A inadimplência do consumidor brasileiro caiu 3,5% durante o ano passado, de acordo pesquisa da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em dezembro, houve queda de 4,5% na comparação com novembro e redução de 6% em relação a dezembro de 2016.
Na comparação por regiões, foi registrada queda no Nordeste (-5,4%), Sudeste (-3,9%), Norte (-3,0%) e Centro-Oeste (-3,3%). A Região Sul foi a única a apresentar alta, de 0,6%.
O estudo foi realizado com base na entrada de novas dívidas vencidas e não pagas no banco de dados Boa Vista SCPC.
Na avaliação da entidade, as quedas têm relação com a redução do consumo devido à crise econômica. “Com a perspectiva de crescimento gradual da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2017”, prevê a Boa Vista SCPC.
Na comparação por regiões, foi registrada queda no Nordeste (-5,4%), Sudeste (-3,9%), Norte (-3,0%) e Centro-Oeste (-3,3%). A Região Sul foi a única a apresentar alta, de 0,6%.
O estudo foi realizado com base na entrada de novas dívidas vencidas e não pagas no banco de dados Boa Vista SCPC.
Na avaliação da entidade, as quedas têm relação com a redução do consumo devido à crise econômica. “Com a perspectiva de crescimento gradual da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2017”, prevê a Boa Vista SCPC.
Produção industrial cresce 0,2% em 8 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE
O crescimento de 0,2% da produção industrial de outubro para novembro reflete resultados positivos em oito dos 14 locais pesquisados, na série com ajuste sazonal. Os números da produção industrial de novembro foram divulgados hoje (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Eles indicam que os avanços mais acentuados ocorreram no Espírito Santo, com expansão de 5,8%, resultado 5,6% maior que a média nacional. Esta é a segunda expansão consecutiva no estado e com ela o acumulado nesse dois meses teve um ganho de 7%.
O segundo maior resultado positivo deu-se na Bahia, que cresceu 3,5%, eliminando parte da perda de 8% acumulada em setembro e outubro; seguido de Pernambuco (2,6%), após dois meses de queda; e Minas Gerais que, com alta de 2,4%, recuperou parte da redução de 3,4% acumulada entre julho e outubro de 2017.
O Rio Grande do Sul, com alta de 1,4%, Pará (1,1%), São Paulo (0,7%) e Região Nordeste (0,2%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em novembro, sendo que os três primeiros fecharam com resultados maiores que a média nacional.
Já entre as seis regiões com queda na produção, os resultados negativos mais intensos em novembro foram anotados no Amazonas (recuo de 3,7%) e Rio de Janeiro, que, ao cair 2,9%, eliminou parte da expansão de 13,3% acumulada entre agosto e outubro.
O Ceará fechou com redução de 2,3%. As demais taxas negativas foram no Paraná (-0,9%), Goiás (-0,6%) e Santa Catarina (-0,1%).
Eles indicam que os avanços mais acentuados ocorreram no Espírito Santo, com expansão de 5,8%, resultado 5,6% maior que a média nacional. Esta é a segunda expansão consecutiva no estado e com ela o acumulado nesse dois meses teve um ganho de 7%.
O segundo maior resultado positivo deu-se na Bahia, que cresceu 3,5%, eliminando parte da perda de 8% acumulada em setembro e outubro; seguido de Pernambuco (2,6%), após dois meses de queda; e Minas Gerais que, com alta de 2,4%, recuperou parte da redução de 3,4% acumulada entre julho e outubro de 2017.
O Rio Grande do Sul, com alta de 1,4%, Pará (1,1%), São Paulo (0,7%) e Região Nordeste (0,2%) completaram o conjunto de locais com índices positivos em novembro, sendo que os três primeiros fecharam com resultados maiores que a média nacional.
Já entre as seis regiões com queda na produção, os resultados negativos mais intensos em novembro foram anotados no Amazonas (recuo de 3,7%) e Rio de Janeiro, que, ao cair 2,9%, eliminou parte da expansão de 13,3% acumulada entre agosto e outubro.
O Ceará fechou com redução de 2,3%. As demais taxas negativas foram no Paraná (-0,9%), Goiás (-0,6%) e Santa Catarina (-0,1%).
Ministério da Defesa espera 1,8 milhão de inscrições para o Serviço Militar
Jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram no ano 2000 têm até 30 de junho de 2018 para fazer o Alistamento Militar Obrigatório. O Ministério da Defesa espera que 1,8 milhão de cidadãos façam o alistamento este ano e que cerca de 100 mil sejam incorporados a organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica para o serviço militar.
A partir deste ano, quem tiver inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) poderá fazer o alistamento para o Serviço Militar Obrigatório pela internet, por meio da página www.alistamento.eb.mil.br. Após cumprir essa etapa, os inscritos poderão acompanhar o processo seletivo por meio do site, podendo ser encaminhados à seleção geral ou serem dispensados.
Os rapazes que completam 18 anos em 2018 e que ainda não têm CPF, ou que têm dificuldade de acesso à internet, devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. É preciso apresentar os originais de um documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista ou de trabalho), duas fotos 3×4 recentes e comprovante de residência. Os que moram no exterior devem procurar consulados ou embaixadas do Brasil para fazer a inscrição.
O Alistamento Militar é obrigatório. Quem não fizer terá que pagar multa, além de ficar impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber qualquer prêmio.
A partir deste ano, quem tiver inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) poderá fazer o alistamento para o Serviço Militar Obrigatório pela internet, por meio da página www.alistamento.eb.mil.br. Após cumprir essa etapa, os inscritos poderão acompanhar o processo seletivo por meio do site, podendo ser encaminhados à seleção geral ou serem dispensados.
Os rapazes que completam 18 anos em 2018 e que ainda não têm CPF, ou que têm dificuldade de acesso à internet, devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. É preciso apresentar os originais de um documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista ou de trabalho), duas fotos 3×4 recentes e comprovante de residência. Os que moram no exterior devem procurar consulados ou embaixadas do Brasil para fazer a inscrição.
O Alistamento Militar é obrigatório. Quem não fizer terá que pagar multa, além de ficar impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou receber qualquer prêmio.
Exército investiga sumiço de munição no Ceará
O Exército abriu Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o desaparecimento de munição da 2ª Companhia de Suprimento, localizada no município de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza.
Em nota, o Comando da 10ª Região Militar, informa que o sumiço foi constatado em vistoria realizada no dia 29 de dezembro de 2017 em um dos paióis da companhia.
“Foram constatadas divergências quantitativas entre a existência física e o Sistema de Controle Físico (Siscofis), instrumento de controle sistemático vigente em todo o território nacional que permite a gestão contínua de todo o material controlado do Exército Brasileiro”, diz a nota.
O Inquérito Policial Militar foi instaurado no 10º Depósito de Suprimento, ao qual a 2ª Companhia de Suprimento é subordinada, e as investigações contam também com a colaboração da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
O Comando da 10ª Região Militar não informou o tipo nem a quantidade de munição que desapareceu, como não disse se houve prisões. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança declarou que não se pronuncia sobre o caso.
Em nota, o Comando da 10ª Região Militar, informa que o sumiço foi constatado em vistoria realizada no dia 29 de dezembro de 2017 em um dos paióis da companhia.
“Foram constatadas divergências quantitativas entre a existência física e o Sistema de Controle Físico (Siscofis), instrumento de controle sistemático vigente em todo o território nacional que permite a gestão contínua de todo o material controlado do Exército Brasileiro”, diz a nota.
O Inquérito Policial Militar foi instaurado no 10º Depósito de Suprimento, ao qual a 2ª Companhia de Suprimento é subordinada, e as investigações contam também com a colaboração da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).
O Comando da 10ª Região Militar não informou o tipo nem a quantidade de munição que desapareceu, como não disse se houve prisões. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança declarou que não se pronuncia sobre o caso.
Israel aprova construção de mais mil casas em assentamentos na Cisjordânia
As autoridades de Israel aprovaram a construção de mais de mil casas em assentamentos no território palestino ocupado da Cisjordânia, informou nesta quinta-feira a ONG israelense Paz Agora.
O Alto Comitê de Planejamento da Administração Civil (que pertence ao organismo militar israelense que administra a ocupação dos territórios palestinos) aprovou um total de 1.122 casas em 20 colônias e esta manhã publicou um edital público para a construção de outras 651 unidades, informou a organização em comunicado.
Mais da metade das casas aprovadas pertencem a assentamentos fora dos principais blocos de colônias, que em vários processos de paz se acordou que ficariam dentro das fronteiras de Israel através de trocas de território com os palestinos.
Israel poderia aprovar novas construções em breve, pois o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, anunciou que seriam aprovadas 2.490, entre as quais estariam incluídas as que receberam ontem sinal verde.
"O governo está tentando destruir a possibilidade de uma solução de dois estados e as perspectivas de paz ao construir mais e mais nos assentamentos. Essa agenda é contrária ao interesse nacional de Israel e aos interesses de qualquer um que busque um futuro pacífico para a região", afirmou a Paz Agora.
Israel considera legítimo construir nos assentamentos em território ocupado quando se trate de terras públicas e não privadas, mas as colônias são ilegais para a legislação internacional, e a comunidade internacional vê nelas e na sua ampliação um dos principais obstáculos para um acordo de paz entre palestinos e israelenses.
O Alto Comitê de Planejamento da Administração Civil (que pertence ao organismo militar israelense que administra a ocupação dos territórios palestinos) aprovou um total de 1.122 casas em 20 colônias e esta manhã publicou um edital público para a construção de outras 651 unidades, informou a organização em comunicado.
Mais da metade das casas aprovadas pertencem a assentamentos fora dos principais blocos de colônias, que em vários processos de paz se acordou que ficariam dentro das fronteiras de Israel através de trocas de território com os palestinos.
Israel poderia aprovar novas construções em breve, pois o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, anunciou que seriam aprovadas 2.490, entre as quais estariam incluídas as que receberam ontem sinal verde.
"O governo está tentando destruir a possibilidade de uma solução de dois estados e as perspectivas de paz ao construir mais e mais nos assentamentos. Essa agenda é contrária ao interesse nacional de Israel e aos interesses de qualquer um que busque um futuro pacífico para a região", afirmou a Paz Agora.
Israel considera legítimo construir nos assentamentos em território ocupado quando se trate de terras públicas e não privadas, mas as colônias são ilegais para a legislação internacional, e a comunidade internacional vê nelas e na sua ampliação um dos principais obstáculos para um acordo de paz entre palestinos e israelenses.
Carteira de habilitação brasileira passa a valer na Itália
O presidente Michel Temer assinou nessa quarta-feira (10) um decreto que trata do reconhecimento de carteiras de habilitação brasileiras na Itália. Da mesma maneira, as carteiras de motorista da Itália serão reconhecidos no Brasil. O decreto origina-se de um acordo firmado em novembro de 2016 e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (11).
O acordo, assinado em Roma, foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado e seguiu para promulgação de Temer. O reconhecimento mútuo passa a valer neste sábado (13).
O decreto vale para as carteiras de habilitação A e B, não provisórias e em vigor, emitidas por um ou outro país. Caso o solicitante tenha residência no país onde se solicita a conversão, é preciso que a habilitação tenha sido expedida antes da obtenção da residência.
O acordo vinha sendo negociado desde 2008, para que o portador da carteira de habilitação de um país possa convertê-la em documento equivalente no outro. Embora a Itália seja signatária da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, desde 1998, o governo italiano não reconhecia a Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Isso obrigava brasileiros residentes na Itália a seguir o procedim
O acordo, assinado em Roma, foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado e seguiu para promulgação de Temer. O reconhecimento mútuo passa a valer neste sábado (13).
O decreto vale para as carteiras de habilitação A e B, não provisórias e em vigor, emitidas por um ou outro país. Caso o solicitante tenha residência no país onde se solicita a conversão, é preciso que a habilitação tenha sido expedida antes da obtenção da residência.
O acordo vinha sendo negociado desde 2008, para que o portador da carteira de habilitação de um país possa convertê-la em documento equivalente no outro. Embora a Itália seja signatária da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, desde 1998, o governo italiano não reconhecia a Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Isso obrigava brasileiros residentes na Itália a seguir o procedim
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 12 milhões no sábado
O concurso nº 2.003 da Mega-Sena, sorteado nesta quarta-feira (10), não teve ganhadores para a premiação principal, que pagaria R$ 8,5 milhões ao acertador das seis dezenas. Com isso, o prêmio fica acumulado para o sorteio do próximo sábado. O sorteio foi realizado na noite de quarta-feira (10) na cidade de Pomerode (SC).
Confira as dezenas sorteadas: 28 – 34 – 40 – 43 – 50 – 51.
A quina teve 16 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar o prêmio de R$ 109.937,90. Já a quadra teve 1.865 apostas ganhadoras, cada uma delas premiada com R$ 1.347,38.
O prêmio previsto para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (13), é de R$ 12 milhões.
A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília), do dia do concurso, nas mais de 13 mil casas lotéricas do país.
Confira as dezenas sorteadas: 28 – 34 – 40 – 43 – 50 – 51.
A quina teve 16 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar o prêmio de R$ 109.937,90. Já a quadra teve 1.865 apostas ganhadoras, cada uma delas premiada com R$ 1.347,38.
O prêmio previsto para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (13), é de R$ 12 milhões.
A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília), do dia do concurso, nas mais de 13 mil casas lotéricas do país.
ONU mostra preocupação com insegurança em áreas de conflito na Colômbia
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou nessa quarta-feira (10) preocupação com a crescente insegurança em algumas áreas que foram afetadas pelo conflito na Colômbia, além de reiterar "pleno apoio" ao processo de paz no país. A informação é da Agência EFE.
O comunicado foi divulgado depois de o tema ter sido analisado em uma sessão que contou com participação do vice-presidente da Colômbia, Óscar Naranjo.
Em nota, o conselho afirma que os seus integrantes avaliam positivamente a "liderança e o compromisso contínuo" de todas as partes envolvidas no processo de paz nos últimos três meses.
O Conselho de Segurança destaca especialmente a "transformação das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] de um grupo armado em um partido político" e pede às partes que mantenham o esforço para a "implementação completa do acordo de paz".
Os membros do conselho também compartilharam com o secretário-geral da ONU, António Guterres, a preocupação sobre a crescente insegurança em algumas áreas afetadas pelo conflito. E deram boas-vindas aos esforços do governo para resolver o problema.
O Conselho de Segurança lamentou os ataques feitos pelo Exército de Libertação Nacional (ELN) contra instalações petrolíferas na Colômbia, ao fim do cessar-fogo bilateral firmado entre as partes.
Os ataques levaram o governo do presidente Juan Manuel Santos a determinar o retorno de sua equipe que participa das negociações de paz com o ELN no Equador.
"Confiamos que o governo da Colômbia e o ELN possam recuperar os trabalhos para acertar um cessar-fogo renovado e fortalecido, com o objetivo de evitar a volta do conflito e proteger os avanços humanitários obtidos nos últimos três meses", afirmou o Conselho de Segurança da ONU no comunicado.
As declarações foram feitas no mesmo dia em que a ONU anunciou que Guterres visitará a Colômbia no próximo fim de semana, com o objetivo de apoiar pessoalmente o processo de paz no país.
O comunicado foi divulgado depois de o tema ter sido analisado em uma sessão que contou com participação do vice-presidente da Colômbia, Óscar Naranjo.
Em nota, o conselho afirma que os seus integrantes avaliam positivamente a "liderança e o compromisso contínuo" de todas as partes envolvidas no processo de paz nos últimos três meses.
O Conselho de Segurança destaca especialmente a "transformação das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] de um grupo armado em um partido político" e pede às partes que mantenham o esforço para a "implementação completa do acordo de paz".
Os membros do conselho também compartilharam com o secretário-geral da ONU, António Guterres, a preocupação sobre a crescente insegurança em algumas áreas afetadas pelo conflito. E deram boas-vindas aos esforços do governo para resolver o problema.
O Conselho de Segurança lamentou os ataques feitos pelo Exército de Libertação Nacional (ELN) contra instalações petrolíferas na Colômbia, ao fim do cessar-fogo bilateral firmado entre as partes.
Os ataques levaram o governo do presidente Juan Manuel Santos a determinar o retorno de sua equipe que participa das negociações de paz com o ELN no Equador.
"Confiamos que o governo da Colômbia e o ELN possam recuperar os trabalhos para acertar um cessar-fogo renovado e fortalecido, com o objetivo de evitar a volta do conflito e proteger os avanços humanitários obtidos nos últimos três meses", afirmou o Conselho de Segurança da ONU no comunicado.
As declarações foram feitas no mesmo dia em que a ONU anunciou que Guterres visitará a Colômbia no próximo fim de semana, com o objetivo de apoiar pessoalmente o processo de paz no país.
Secretaria de Saúde do RN alerta para casos de raiva em morcegos
Com a confirmação de 27 animais positivos para raiva ao final de 2017, sendo a maioria (16 animais ou 59,25% do total) morcegos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN), alerta a população a sempre buscar assistência médica em todo caso de acidente envolvendo animais passíveis de transmissão da doença.
De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), os mais recentes resultados de morcegos positivos foram procedentes de Vera Cruz, Natal e Pureza. No caso de Pureza, a amostra foi de um morcego hematófago, que se alimenta de sangue,(Desmodus rotundus), que agrediu uma pessoa. A vítima encontra-se em bom estado de saúde, pois buscou assistência médica para tratamento antirrábico no Hospital Giselda Trigueiro.
Esse caso, em particular, desperta muita preocupação para a vigilância da raiva, já que a variante viral do Desmodus rotundus foi identificada nos seis casos fatais de raiva humana de 2017 do Brasil.
A raiva é uma doença sem cura, por isso a necessidade de buscar atendimento antes da manifestação dos sintomas. No mundo só há 4 casos de sobrevivência e anualmente morrem cerca de 60.000 pessoas, especialmente na Ásia e África.
A Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Cíntia Higashi, chama a atenção as medidas que a população precisa tomar, conforme orientação do Programa Estadual de Raiva: “É preciso que todos os morcegos suspeitos de raiva, ou seja, encontrados em atividade durante o dia se alimentando, caídos no chão ou pousados em local desprotegido e também aqueles morcegos encontrados mortos sejam encaminhados para exame laboratorial de raiva”, orienta.
A Sesap ainda orienta que qualquer contato com morcegos é preocupante e por isso a assistência médica deve ser procurada, independente de haver lesão ou do tipo de morcego. Todos os morcegos podem contrair e transmitir doença. A mordedura provocada pelo morcego hematófago para alimentação tem um formato elíptico (circular) característico e esse achado deve ser repassado imediatamente aos serviços de vigilância e controle da raiva?, pois a capacidade de transmissão da doença entre esses animais é maior.
Outra importante medida é que os cães ou gatos que entraram em contato com morcegos sejam monitorados por 180 dias. É preciso que seja feito reforço vacinal contra raiva de duas ou três doses de vacina antirrábica conforme status vacinal desses animais. Cães e gatos devem ser imunizados .
Outro alerta é que a população sempre que tomar conhecimento de animais de produção ou de interesse econômico (bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos) com suspeita de raiva, bem como de animais sendo espoliados por morcegos hematófagos, devem informar o fato à Coordenação do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN, telefone: 3232- 8035).
A notificação de animais de produção com suspeita de raiva é compulsória e deve ser feita por qualquer cidadão conforme orienta a Instrução Normativa nº50 de 24 de setembro de 2013 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), os mais recentes resultados de morcegos positivos foram procedentes de Vera Cruz, Natal e Pureza. No caso de Pureza, a amostra foi de um morcego hematófago, que se alimenta de sangue,(Desmodus rotundus), que agrediu uma pessoa. A vítima encontra-se em bom estado de saúde, pois buscou assistência médica para tratamento antirrábico no Hospital Giselda Trigueiro.
Esse caso, em particular, desperta muita preocupação para a vigilância da raiva, já que a variante viral do Desmodus rotundus foi identificada nos seis casos fatais de raiva humana de 2017 do Brasil.
A raiva é uma doença sem cura, por isso a necessidade de buscar atendimento antes da manifestação dos sintomas. No mundo só há 4 casos de sobrevivência e anualmente morrem cerca de 60.000 pessoas, especialmente na Ásia e África.
A Subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Cíntia Higashi, chama a atenção as medidas que a população precisa tomar, conforme orientação do Programa Estadual de Raiva: “É preciso que todos os morcegos suspeitos de raiva, ou seja, encontrados em atividade durante o dia se alimentando, caídos no chão ou pousados em local desprotegido e também aqueles morcegos encontrados mortos sejam encaminhados para exame laboratorial de raiva”, orienta.
A Sesap ainda orienta que qualquer contato com morcegos é preocupante e por isso a assistência médica deve ser procurada, independente de haver lesão ou do tipo de morcego. Todos os morcegos podem contrair e transmitir doença. A mordedura provocada pelo morcego hematófago para alimentação tem um formato elíptico (circular) característico e esse achado deve ser repassado imediatamente aos serviços de vigilância e controle da raiva?, pois a capacidade de transmissão da doença entre esses animais é maior.
Outra importante medida é que os cães ou gatos que entraram em contato com morcegos sejam monitorados por 180 dias. É preciso que seja feito reforço vacinal contra raiva de duas ou três doses de vacina antirrábica conforme status vacinal desses animais. Cães e gatos devem ser imunizados .
Outro alerta é que a população sempre que tomar conhecimento de animais de produção ou de interesse econômico (bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equinos) com suspeita de raiva, bem como de animais sendo espoliados por morcegos hematófagos, devem informar o fato à Coordenação do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN, telefone: 3232- 8035).
A notificação de animais de produção com suspeita de raiva é compulsória e deve ser feita por qualquer cidadão conforme orienta a Instrução Normativa nº50 de 24 de setembro de 2013 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Aposentados e pensionistas que ganham mais que o mínimo terão reajuste de 2,07%
Os aposentados e os pensionistas que recebem mais de um salário mínimo terão reajuste de 2,07%, informou hoje (10) à noite o Ministério da Fazenda. De acordo com a pasta, a portaria com o aumento será publicada amanhã (11) no Diário Oficial da União.
O reajuste equivale à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2017, anunciado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice, que mede a variação de preços para famílias que ganham de um a cinco salários mínimos, registrou variação menor que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 2,95%.
O reajuste equivale à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2017, anunciado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice, que mede a variação de preços para famílias que ganham de um a cinco salários mínimos, registrou variação menor que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano passado em 2,95%.
Com o reajuste, o teto das aposentadorias e pensões da Previdência Social sobe de R$ 5.531,31 para R$ 5.645,80. Quem recebe benefícios que equivalem ao salário mínimo, que passou de R$ 937 para R$ 954, terá reajuste menor, de 1,81%.
Contribuições ao INSS
A portaria também reajustou as faixas de contribuição dos trabalhadores para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A contribuição de 8% passa a valer para quem recebe até R$ 1.693,72. Quem ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 2.822,90 pagará 9% e quem recebe de R$ 2.822,91 até o teto contribuirá com 11% do salário. Como o recolhimento se dará sobre o salário de janeiro, as novas faixas só entrarão em vigor em fevereiro.
As faixas do salário-família também sofreram reajuste. A cota de R$ 45 valerá para os segurados que ganham até R$ 877,67. Para quem recebe entre R$ 877,68 e R$ 1.319,18, a cota corresponderá a R$ 31,71.
Contribuições ao INSS
A portaria também reajustou as faixas de contribuição dos trabalhadores para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A contribuição de 8% passa a valer para quem recebe até R$ 1.693,72. Quem ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 2.822,90 pagará 9% e quem recebe de R$ 2.822,91 até o teto contribuirá com 11% do salário. Como o recolhimento se dará sobre o salário de janeiro, as novas faixas só entrarão em vigor em fevereiro.
As faixas do salário-família também sofreram reajuste. A cota de R$ 45 valerá para os segurados que ganham até R$ 877,67. Para quem recebe entre R$ 877,68 e R$ 1.319,18, a cota corresponderá a R$ 31,71.
Adolescentes em ressocialização iniciam cursos do Pronatec
Joana* tem 16 anos e cumpre medida socioeducativa de semiliberdade no município de Natal. Agora, a jovem inicia um processo de capacitação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da UFRN, desenvolvido em parceria com a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC).
A parceria firmada entre o Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e Coordenadoria do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente de Natal para oferta de cursos para os jovens em processo de ressocialização foi firmada em outubro de 2014 e hoje retoma as ações com o objetivo de promover a cidadania, profissionalização e ressocialização de jovens que cumprem medida socioeducativa.
Segundo a Diretor Técnico da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC), Washington Lima, esta oferta de cursos profissionalizantes através da Escola Agrícola de Jundiaí faz parte do cumprimento da medida socioeducativa e reinserção social e familiar que a FUNDAC procura desenvolver.
“Incluir jovens que cumprem penas socioeducativas através da oferta de cursos profissionalizantes é assegurar o direito básico à educação. Não é pedindo a redução da maioridade penal que vamos resolver o problema da criminalidade em nosso país. Precisamos oferecer oportunidades, e hoje mostramos que é possível unir forças para promover a cidadania e ressocialização de jovens”.
Para o Coordenador Adjunto do Pronatec/EAJ- UFRN, Prof. Paulo Mário de Carvalho Faria, é uma satisfação poder realizar retomar uma parceria com a Fundac para a promoção de cursos profissionalizantes. “A união entre Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Fundac oportuniza cursos de qualidade que irão facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, sua atuação como autônomos ou empreendedores. Como Unidade Acadêmica da UFRN, cumprimos com esta parceria nossa missão em promover a cidadania e difundir o conhecimento”.
A parceria firmada entre o Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí, Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e Coordenadoria do Serviço de Proteção Pessoal ao Adolescente de Natal para oferta de cursos para os jovens em processo de ressocialização foi firmada em outubro de 2014 e hoje retoma as ações com o objetivo de promover a cidadania, profissionalização e ressocialização de jovens que cumprem medida socioeducativa.
Segundo a Diretor Técnico da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC), Washington Lima, esta oferta de cursos profissionalizantes através da Escola Agrícola de Jundiaí faz parte do cumprimento da medida socioeducativa e reinserção social e familiar que a FUNDAC procura desenvolver.
“Incluir jovens que cumprem penas socioeducativas através da oferta de cursos profissionalizantes é assegurar o direito básico à educação. Não é pedindo a redução da maioridade penal que vamos resolver o problema da criminalidade em nosso país. Precisamos oferecer oportunidades, e hoje mostramos que é possível unir forças para promover a cidadania e ressocialização de jovens”.
Para o Coordenador Adjunto do Pronatec/EAJ- UFRN, Prof. Paulo Mário de Carvalho Faria, é uma satisfação poder realizar retomar uma parceria com a Fundac para a promoção de cursos profissionalizantes. “A união entre Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Fundac oportuniza cursos de qualidade que irão facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, sua atuação como autônomos ou empreendedores. Como Unidade Acadêmica da UFRN, cumprimos com esta parceria nossa missão em promover a cidadania e difundir o conhecimento”.
Ataque a restaurante deixa dois mortos e sete feridos em Cancún
Um ataque ocorrido na noite dessa quarta-feira (10) em um restaurante localizado em um bairro popular de Cancún (México), atribuído ao crime organizado, deixou dois mortos e sete feridos.
De acordo com informações preliminares da Promotoria-Geral do Estado de Quintana Roo, por volta das 20h40 (hora local), os números de emergência local receberam um relatório de detonações de armas de fogo no restaurante.
Ao chegar ao local, as equipes de emergência e segurança pública encontraram dois mortos e sete feridos - entre eles uma mulher-, que foram levados para o Hospital Geral de Cancún.
Segundo informações, três dos feridos estão em estado grave. Os dois homens mortos não foram identificados até o momento.
Fontes da Promotoria disseram à Agência EFE que o ataque poderia estar relacionado com os grupos criminosos que desejam assumir o controle da praça, extorquindo comerciantes locais para que eles possam trabalhar.
De acordo com informações preliminares da Promotoria-Geral do Estado de Quintana Roo, por volta das 20h40 (hora local), os números de emergência local receberam um relatório de detonações de armas de fogo no restaurante.
Ao chegar ao local, as equipes de emergência e segurança pública encontraram dois mortos e sete feridos - entre eles uma mulher-, que foram levados para o Hospital Geral de Cancún.
Segundo informações, três dos feridos estão em estado grave. Os dois homens mortos não foram identificados até o momento.
Fontes da Promotoria disseram à Agência EFE que o ataque poderia estar relacionado com os grupos criminosos que desejam assumir o controle da praça, extorquindo comerciantes locais para que eles possam trabalhar.
Deputado dá entrada em PEC que suspende pagamento de gestores em caso de atrasos salariais
O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) dará entrada no retorno das atividades da Assembleia Legislativa em uma Proposta de Emenda Constitucional que proíbe governador, deputados estaduais e chefe do Poder Judiciário, Procurador Geral de Justiça (MP) e Presidente do Tribunal de Contas de receberem salários em dia quando os vencimentos dos servidores públicos estiverem atrasados.
A divulgação da PEC foi realizada por meio das redes sociais do deputado, na qual ele irá protocolar na ALRN para ser avaliada e votada pelos demais deputados, que podem aprovar ou rejeitar a proposta.
“O que ficou muito claro nesta crise atual que estamos vivendo: os órgãos de fiscalização não cumpriram seu papel. Robinson atrasou os salários dos servidores por um ano e meio e nada foi feito. Somente quando os duodécimos, que são os repasses para os Poderes, começaram a atrasar, e o câncer administrativo começou a se espalhar de forma mais contundente, esses órgãos começaram a pressionar o Executivo”, ilustrou Kelps Lima.
O deputado espera com a PEC aumentar a fiscalização e foi duro em relação a administração do executivo estadual.
“Com a aprovação dessa Emenda, e de outras que também iremos apresentar, os Poderes passarão a ter um controle fiscalizador mais presente nas administrações, evitando que gestores desorientados voltem a construir dramas administrativos, de forma paulatina e repetida, como o que estamos vivendo hoje”.
A divulgação da PEC foi realizada por meio das redes sociais do deputado, na qual ele irá protocolar na ALRN para ser avaliada e votada pelos demais deputados, que podem aprovar ou rejeitar a proposta.
“O que ficou muito claro nesta crise atual que estamos vivendo: os órgãos de fiscalização não cumpriram seu papel. Robinson atrasou os salários dos servidores por um ano e meio e nada foi feito. Somente quando os duodécimos, que são os repasses para os Poderes, começaram a atrasar, e o câncer administrativo começou a se espalhar de forma mais contundente, esses órgãos começaram a pressionar o Executivo”, ilustrou Kelps Lima.
O deputado espera com a PEC aumentar a fiscalização e foi duro em relação a administração do executivo estadual.
“Com a aprovação dessa Emenda, e de outras que também iremos apresentar, os Poderes passarão a ter um controle fiscalizador mais presente nas administrações, evitando que gestores desorientados voltem a construir dramas administrativos, de forma paulatina e repetida, como o que estamos vivendo hoje”.
Etiópia proíbe a adoção internacional
O Parlamento da Etiópia aprovou uma lei que proíbe a adoção internacional. Com isso, o governo terá que decidir o que vai ocorrer com as adoções que já estão em andamento, confirmou nesta quinta-feira (11) à Agência EFE uma fonte oficial.
"Agora que aprovamos a lei que proíbe os estrangeiros de adotar crianças etíopes, resta formular o regulamento e as determinações sobre o que vai acontecer com os casos em processo", explicou à EFE o diretor de Relações Públicas do Ministério da Mulher e da Infância, Alemayehu Mammo, que revelou que atualmente não há determinações claras.
Apesar de não existirem dados oficiais sobre o número de adoções internacionais no país, os casos anuais passaram de milhares para 400 em 2017, segundo Mammo.
As adoções internacionais na Etiópia estavam suspensas desde abril de 2017 por causa de informações de casos de abusos de pais adotivos a crianças etíopes. Na última terça-feira (9), o Parlamento aprovou a lei que as proibe definitivamente essas adoções.
Em um desses casos de abuso, um casal adotivo americano recebeu uma condenação de 37 e 28 anos de prisão (a mulher e o marido, respectivamente) em 2013 por deixar que sua filha, adotada na Etiópia em 2008, morresse de fome e frio.
O país africano é o preferido das famílias americanas para adotar, com casos conhecidos como o da atriz Angelina Jolie.
Mammo explicou que a principal razão da aprovação da lei é prevenir os abusos e as crises de identidade que as crianças adotadas sofrem".
O país não tinha mecanismos para identificar antecedentes e personalidade das famílias estrangeiras adotivas, a fim de poder controlar as crianças nos países de destino, alegou Mammo.
O Ministério da Mulher e da Infância trabalha há alguns anos para estabelecer mecanismos com o objetivo de favorecer as adoções dentro do próprio país. Com isso, conseguiu uma tendência crescente, com resultados otimistas, de acordo com o diretor de Relações Públicas.
"Acreditamos que há demanda suficiente para adotar crianças dentro da Etiópia e assim ajudá-las a crescer na sua própria cultura e manter sua identidade", disse Mammo. Segundo ele, muitas famílias que davam seus filhos para adoção o faziam por motivos econômicos, embora nem sempre porque vivessem em situações de pobreza ou não pudessem mantê-los.
"Agora que aprovamos a lei que proíbe os estrangeiros de adotar crianças etíopes, resta formular o regulamento e as determinações sobre o que vai acontecer com os casos em processo", explicou à EFE o diretor de Relações Públicas do Ministério da Mulher e da Infância, Alemayehu Mammo, que revelou que atualmente não há determinações claras.
Apesar de não existirem dados oficiais sobre o número de adoções internacionais no país, os casos anuais passaram de milhares para 400 em 2017, segundo Mammo.
As adoções internacionais na Etiópia estavam suspensas desde abril de 2017 por causa de informações de casos de abusos de pais adotivos a crianças etíopes. Na última terça-feira (9), o Parlamento aprovou a lei que as proibe definitivamente essas adoções.
Em um desses casos de abuso, um casal adotivo americano recebeu uma condenação de 37 e 28 anos de prisão (a mulher e o marido, respectivamente) em 2013 por deixar que sua filha, adotada na Etiópia em 2008, morresse de fome e frio.
O país africano é o preferido das famílias americanas para adotar, com casos conhecidos como o da atriz Angelina Jolie.
Mammo explicou que a principal razão da aprovação da lei é prevenir os abusos e as crises de identidade que as crianças adotadas sofrem".
O país não tinha mecanismos para identificar antecedentes e personalidade das famílias estrangeiras adotivas, a fim de poder controlar as crianças nos países de destino, alegou Mammo.
O Ministério da Mulher e da Infância trabalha há alguns anos para estabelecer mecanismos com o objetivo de favorecer as adoções dentro do próprio país. Com isso, conseguiu uma tendência crescente, com resultados otimistas, de acordo com o diretor de Relações Públicas.
"Acreditamos que há demanda suficiente para adotar crianças dentro da Etiópia e assim ajudá-las a crescer na sua própria cultura e manter sua identidade", disse Mammo. Segundo ele, muitas famílias que davam seus filhos para adoção o faziam por motivos econômicos, embora nem sempre porque vivessem em situações de pobreza ou não pudessem mantê-los.
Índice que reajusta aluguel tem inflação de 0,75% na prévia de janeiro
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, registrou taxa de inflação de 0,75% na primeira prévia de janeiro deste ano.
A taxa é ligeiramente mais alta do que a anotada na primeira prévia de dezembro (0,73%), segundo dados divulgados hoje (11), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o IGP-M acumula deflação (queda de preços) de 0,41%.
A alta da taxa foi influenciada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, cuja inflação subiu de 0,96% em dezembro para 1,03% em janeiro. O Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, manteve a mesma taxa de inflação nos dois períodos: 0,30%.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção caiu de 0,30% na prévia de dezembro para 0,14% na prévia de janeiro. A primeira prévia de janeiro do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 de dezembro de 2017.
A taxa é ligeiramente mais alta do que a anotada na primeira prévia de dezembro (0,73%), segundo dados divulgados hoje (11), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o IGP-M acumula deflação (queda de preços) de 0,41%.
A alta da taxa foi influenciada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, cuja inflação subiu de 0,96% em dezembro para 1,03% em janeiro. O Índice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, manteve a mesma taxa de inflação nos dois períodos: 0,30%.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção caiu de 0,30% na prévia de dezembro para 0,14% na prévia de janeiro. A primeira prévia de janeiro do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 de dezembro de 2017.
Chuvas elevam em 2,2% previsão da safra para este ano
A intensidade das chuvas de dezembro determinou uma projeção de aumento de 2,2% na safra agrícola deste ano. Os últimos prognósticos apontam para uma produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas de 224,3 milhões de toneladas, ainda assim resultado 6,8% menor do que a safra recorde de 2017.
As informações constam do terceiro prognóstico para a safra 2018, referentes ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPD) divulgado hoje (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados confirmam as expectativas de que a safra de 2018 será bem inferior à safra recorde do ano passado.
Pelos números divulgados pelo IBGE, o prognóstico da safra de grãos para 2018 aumentou de 219,5 milhões de toneladas para 224,3 milhões. O aumento, embora não reverta a expectativa de safra menor em 2018, ocorreu em razão da abundância de chuvas no ultimo mês do ano passado.
“Em novembro, a estiagem prolongada tinha levado a um atraso no início do plantio, mas a abundância de chuvas em dezembro mudou esse quadro, levando a um ajuste nos prognósticos de área colhida e volume de produção do arroz, da soja e da primeira safra do milho”, explica o pesquisador do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.
As informações constam do terceiro prognóstico para a safra 2018, referentes ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPD) divulgado hoje (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados confirmam as expectativas de que a safra de 2018 será bem inferior à safra recorde do ano passado.
Pelos números divulgados pelo IBGE, o prognóstico da safra de grãos para 2018 aumentou de 219,5 milhões de toneladas para 224,3 milhões. O aumento, embora não reverta a expectativa de safra menor em 2018, ocorreu em razão da abundância de chuvas no ultimo mês do ano passado.
“Em novembro, a estiagem prolongada tinha levado a um atraso no início do plantio, mas a abundância de chuvas em dezembro mudou esse quadro, levando a um ajuste nos prognósticos de área colhida e volume de produção do arroz, da soja e da primeira safra do milho”, explica o pesquisador do IBGE, Carlos Alfredo Guedes.
Sul da Europa pede que ônus do fluxo migratório seja compartilhado
Representantes de países do Sul da Europa pediram ontem (10), durante a IV Cúpula dos Países do Sul da União Europeia (UE), em Roma, que o peso dos fluxos migratórios seja compartilhado com os outros Estados-Membros.
"A gestão dos fluxos migratórios será um desafio fundamental para a UE nos próximos anos, e os países do Sul da Europa estão particularmente preocupados e afetados. Nosso papel e o ônus de proteger essas fronteiras devem ser reconhecidos e compartilhados pela UE", afirmaram os líderes em declaração conjunta.
Participaram da cúpula os primeiros-ministros de Portugal, António Costa; da Itália, Paolo Gentiloni; de Malta, Joseph Muscat; da Grécia, Alexis Tsipras; da Espanha, Mariano Rajoy; e os presidentes da França, Emmanuel Macron; e de Chipre, Nicos Anastasiades.
"A UE terá de intensificar a sua luta contra o tráfico de seres humanos e novas formas de escravidão, garantir os direitos humanos de todas as pessoas e proteger os que necessitam de proteção internacional, em particular os grupos mais vulneráveis", acrescenta o documento.
Os representantes dos sete países disseram estar comprometidos com uma política de migração comum, para evitar fluxos irregulares e massivos, e dispostos a cooperar com os países de origem, principalmente da África. O fenômeno da migração atinge principalmente a Itália e a Grécia.
Além dos fluxos migratórios, também foram discutidas a união financeira e o crescimento econômico. "Precisamos de uma União Europeia mais coesa, na qual as diferenças entre o Norte, Sul, Oriente e Ocidente sejam reduzidas. Agora é o momento de fazê-lo", afirmou o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
António Costa, primeiro-ministro de Portugal, afirmou que a cúpula é um "conjunto de países que se reúnem pelas suas afinidades, não para dividir, mas para ajudar a fortalecer a UE".
O presidente da França, Emmanuel Macron, falou sobre a importância da convergência entre os líderes, no sentido de avançar em direção a uma verdadeira união financeira, que permitiria maior crescimento da Europa, mais solidariedade e melhor coordenação das políticas econômicas dos Estados-Membros. Macron comentou ainda o próximo encontro, que reunirá França, Espanha e Portugal, com o objetivo de discutir as interligações elétricas entre os três países.
Durante a declaração conjunta, os líderes falaram sobre uma consulta aos cidadãos, que deve ser feita nos próximos meses, para que a população europeia expresse as suas prioridades para o futuro da UE.
"A gestão dos fluxos migratórios será um desafio fundamental para a UE nos próximos anos, e os países do Sul da Europa estão particularmente preocupados e afetados. Nosso papel e o ônus de proteger essas fronteiras devem ser reconhecidos e compartilhados pela UE", afirmaram os líderes em declaração conjunta.
Participaram da cúpula os primeiros-ministros de Portugal, António Costa; da Itália, Paolo Gentiloni; de Malta, Joseph Muscat; da Grécia, Alexis Tsipras; da Espanha, Mariano Rajoy; e os presidentes da França, Emmanuel Macron; e de Chipre, Nicos Anastasiades.
"A UE terá de intensificar a sua luta contra o tráfico de seres humanos e novas formas de escravidão, garantir os direitos humanos de todas as pessoas e proteger os que necessitam de proteção internacional, em particular os grupos mais vulneráveis", acrescenta o documento.
Os representantes dos sete países disseram estar comprometidos com uma política de migração comum, para evitar fluxos irregulares e massivos, e dispostos a cooperar com os países de origem, principalmente da África. O fenômeno da migração atinge principalmente a Itália e a Grécia.
Além dos fluxos migratórios, também foram discutidas a união financeira e o crescimento econômico. "Precisamos de uma União Europeia mais coesa, na qual as diferenças entre o Norte, Sul, Oriente e Ocidente sejam reduzidas. Agora é o momento de fazê-lo", afirmou o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
António Costa, primeiro-ministro de Portugal, afirmou que a cúpula é um "conjunto de países que se reúnem pelas suas afinidades, não para dividir, mas para ajudar a fortalecer a UE".
O presidente da França, Emmanuel Macron, falou sobre a importância da convergência entre os líderes, no sentido de avançar em direção a uma verdadeira união financeira, que permitiria maior crescimento da Europa, mais solidariedade e melhor coordenação das políticas econômicas dos Estados-Membros. Macron comentou ainda o próximo encontro, que reunirá França, Espanha e Portugal, com o objetivo de discutir as interligações elétricas entre os três países.
Durante a declaração conjunta, os líderes falaram sobre uma consulta aos cidadãos, que deve ser feita nos próximos meses, para que a população europeia expresse as suas prioridades para o futuro da UE.
quarta-feira, janeiro 10, 2018
Israel quer transferir tecnologia de dessalinização de água para o Brasil
Israel está buscando intensificar as relações com o Brasil para oferecer equipamentos e tecnologia de dessalinização de água. O país é líder nesse tipo de tecnologia e hoje cerca de 80% da água potável consumida pela população israelense é proveniente do mar, disse o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley.
O embaixador fez uma visita na tarde de hoje (10) às instalações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília. Ele foi recebido pela diretora-presidente substituta da EBC, Christiane Samarco. Durante a visita, o embaixador manifestou interesse em uma parceria entre a TV pública israelense e a EBC.
Ao falar sobre a transferência de tecnologia de dessanilização, o embaixador disse que as negociações feitas por Israel com o Brasil vêm sendo lideradas por empresários israelenses diretamente com estados como o Ceará e Maranhão, que sofrem com a seca.
Ele disse que alguns governos estaduais estão abrindo licitações para a obtenção da tecnologia de dessalinização e que os empresários israelenses estão em posição de vantagem porque conseguem processar um litro de água dessalinizada por um preço menor do que o valor regular disponível nos mercados.
Yossi Avraham Shelley disse também que Israel está oferecendo ao governo brasileiro a possibilidade de parceria visando construir satélites com tecnologia israelense.
Brasil-Israel
O comércio Brasil-Israel está negativo para o lado brasileiro. O Brasil exportou para Israel em 2017 US$ 466 milhões e importou US$ 885 milhões, com déficit de cerca de US$ 419 milhões.
O embaixador fez uma visita na tarde de hoje (10) às instalações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília. Ele foi recebido pela diretora-presidente substituta da EBC, Christiane Samarco. Durante a visita, o embaixador manifestou interesse em uma parceria entre a TV pública israelense e a EBC.
Ao falar sobre a transferência de tecnologia de dessanilização, o embaixador disse que as negociações feitas por Israel com o Brasil vêm sendo lideradas por empresários israelenses diretamente com estados como o Ceará e Maranhão, que sofrem com a seca.
Ele disse que alguns governos estaduais estão abrindo licitações para a obtenção da tecnologia de dessalinização e que os empresários israelenses estão em posição de vantagem porque conseguem processar um litro de água dessalinizada por um preço menor do que o valor regular disponível nos mercados.
Yossi Avraham Shelley disse também que Israel está oferecendo ao governo brasileiro a possibilidade de parceria visando construir satélites com tecnologia israelense.
Brasil-Israel
O comércio Brasil-Israel está negativo para o lado brasileiro. O Brasil exportou para Israel em 2017 US$ 466 milhões e importou US$ 885 milhões, com déficit de cerca de US$ 419 milhões.
Sobe para 15 número de mortos em enchentes na Califórnia
O número de mortos nas enchentes e deslizamentos no estado da Califórnia aumentou para 15, anunciaram, nesta quarta-feira (10), as autoridades do condado de Santa Bárbara, que seguem com as tarefas de resgate e busca a 20 desaparecidos. As informações são da EFE.
Pelo Twitter, o Condado de Santa Bárbara, ao noroeste de Los Angeles, informou que o número de vítimas tinha aumentado nas últimas horas, depois que os resgatistas encontraram mais dois corpos.
Os esforços dos policiais, bombeiros e pessoal de resgate do setor de Montecito concentram-se na retirada de escombros e na localização de mais de 20 pessoas desaparecidas.
Segundo informou hoje o xerife do condado Santa Bárbara, Bill Brown, as brigadas de resgate trabalharam durante a noite na busca por pessoas desaparecidas.
Além das 15 mortes, 25 pessoas ficaram feridas em uma área onde "dezenas de pessoas" foram resgatadas de helicóptero e muitas por terra.
"Enquanto temos a esperança de que isso não aconteça, acreditamos que este número aumentará enquanto continuamos buscando pessoas que ainda estão desaparecidas", disse o xerife Brown.
A avalanche de escombros, barro e outros resíduos tomou força na madrugada de terça-feira quando a região, arrasada pelo incêndio florestal em dezembro, foi atingida por chuvas durante menos de 15 minutos.
Em algumas das áreas inundadas, as autoridades tinham ordenado a evacuação, mas muitos residentes não consideraram que o risco fosse tão grande e decidiram permanecer em suas moradias.
Pelo Twitter, o Condado de Santa Bárbara, ao noroeste de Los Angeles, informou que o número de vítimas tinha aumentado nas últimas horas, depois que os resgatistas encontraram mais dois corpos.
Os esforços dos policiais, bombeiros e pessoal de resgate do setor de Montecito concentram-se na retirada de escombros e na localização de mais de 20 pessoas desaparecidas.
Segundo informou hoje o xerife do condado Santa Bárbara, Bill Brown, as brigadas de resgate trabalharam durante a noite na busca por pessoas desaparecidas.
Além das 15 mortes, 25 pessoas ficaram feridas em uma área onde "dezenas de pessoas" foram resgatadas de helicóptero e muitas por terra.
"Enquanto temos a esperança de que isso não aconteça, acreditamos que este número aumentará enquanto continuamos buscando pessoas que ainda estão desaparecidas", disse o xerife Brown.
A avalanche de escombros, barro e outros resíduos tomou força na madrugada de terça-feira quando a região, arrasada pelo incêndio florestal em dezembro, foi atingida por chuvas durante menos de 15 minutos.
Em algumas das áreas inundadas, as autoridades tinham ordenado a evacuação, mas muitos residentes não consideraram que o risco fosse tão grande e decidiram permanecer em suas moradias.
Mulher se joga de 2º andar de prédio para fugir de agressões de marido, em Manaus
Uma mulher de 23 anos corre o risco de ficar paraplégica depois de ter se jogado do 2º andar do prédio onde mora, em Manaus, para fugir das agressões do marido. O homem, de 27 anos, foi preso, mas foi liberado após pagar fiança.
O crime ocorreu na manhã de terça-feira (9), no apartamento onde o casal morava, na Avenida Comendador José Cruz, bairro Lago Azul, na Zona Norte de Manaus.
No relato para a polícia, a vítima informou que o marido brigava com ela por causa de ciúmes. Antes de se jogar da janela do apartamento, a jovem disse que estava sendo agredida. A delegada Débora Mafra, da Delegacia da Mulher, informou que o homem estava embriagado.
"Ele chegou em casa embriagado, acusando ela de traição, com muito ciúme, xingando, ofendendo ela, acabou fazendo ameaças e pegou a cabeça dela e bateu contra a parede, de forma que fez uma lesão no rosto dela", contou.
O crime ocorreu na manhã de terça-feira (9), no apartamento onde o casal morava, na Avenida Comendador José Cruz, bairro Lago Azul, na Zona Norte de Manaus.
No relato para a polícia, a vítima informou que o marido brigava com ela por causa de ciúmes. Antes de se jogar da janela do apartamento, a jovem disse que estava sendo agredida. A delegada Débora Mafra, da Delegacia da Mulher, informou que o homem estava embriagado.
"Ele chegou em casa embriagado, acusando ela de traição, com muito ciúme, xingando, ofendendo ela, acabou fazendo ameaças e pegou a cabeça dela e bateu contra a parede, de forma que fez uma lesão no rosto dela", contou.
Após a agressão, o depoimento afirma que o homem seguiu para a cozinha, momento em que a vítima aproveitou para ir até a janela e se jogar. "Ela queria se matar para não morrer na mão dele. Ele ameaçou minutos antes, dizendo 'você não sabe o que eu vou fazer com você' e ela acabou se jogando", explicou Mafra.
Após cair, o homem ainda teria tentado arrastar a vítima para dentro do carro, mas foi impedido por moradores do condomínio.
A mulher foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e levada ao Pronto-Socorro Platão Araújo. Ela fraturou uma vértebra e os médicos dizem que há riscos de paraplegia.
Os moradores dizem estar com medo, pois o marido também fez ameaças aos vizinhos.
O homem foi preso pela polícia após o crime. Ele foi levado para a delegacia, mas foi solto após pagar fiança de R$ 2,5 mil. Ele pode responder na Justiça por lesão corporal e injúria.
"Ele iria para Audiência de Custódia, mas, como é um direito dele pagar fiança arbitrada pela autoridade policial, a família dele veio e pagou, liberando ele da audiência que já estava encaminhada", completou a delegada.
O agressor já foi preso em outra ocasião pelo mesmo crime. Em 2014, ele fez cortes nos braços e no pescoço de uma ex-companheira com uma faca de cozinha.
Após cair, o homem ainda teria tentado arrastar a vítima para dentro do carro, mas foi impedido por moradores do condomínio.
A mulher foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e levada ao Pronto-Socorro Platão Araújo. Ela fraturou uma vértebra e os médicos dizem que há riscos de paraplegia.
Os moradores dizem estar com medo, pois o marido também fez ameaças aos vizinhos.
O homem foi preso pela polícia após o crime. Ele foi levado para a delegacia, mas foi solto após pagar fiança de R$ 2,5 mil. Ele pode responder na Justiça por lesão corporal e injúria.
"Ele iria para Audiência de Custódia, mas, como é um direito dele pagar fiança arbitrada pela autoridade policial, a família dele veio e pagou, liberando ele da audiência que já estava encaminhada", completou a delegada.
O agressor já foi preso em outra ocasião pelo mesmo crime. Em 2014, ele fez cortes nos braços e no pescoço de uma ex-companheira com uma faca de cozinha.
RN envia maior delegação de professores para capacitação nos EUA
O professor Elias Bernardo, que ministra a disciplina de língua inglesa na Escola Estadual Antônio Francisco, em Felipe Guerra, embarca, junto com outros 23 professores do RN, para os Estados Unidos para participar de um curso de capacitação de seis semanas. Ele participa do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), criado pela Full Bright em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, que oferece mais de 450 bolsas para professores de inglês da rede pública de ensino de todo país.
Dos 23 participantes, 12 professores são da rede estadual de ensino, 07 da rede federal e 6 da rede municipal. A coordenadora do programa, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Vera Reis destaca que o RN leva a maior delegação do país, desde a primeira edição. “Esta é a 5ª edição do programa e temos a maior delegação com 23 professores, sendo 12 professores da rede estadual de ensino”, disse.
O objetivo do programa é promover a capacitação dos professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. “ O programa busca fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês, aprimorando metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimulem parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre o Brasil e os Estados Unidos”, completou Vera.
O programa oferece três modalidades de curso, definidos a partir do nível de inglês obtido pelo professor na prova de avaliação.
“Soube inicialmente do programa através de uma divulgação em rede social, porém a DIREC se preocupou em informar às escolas a respeito disso. Aliás, tenho recebido bastante apoio da Direção, da minha escola e da SEEC, a quem sou grato”, destacou.
Elias é professor da rede estadual desde 2012. Iniciou suas atividades na Escola Estadual Manoel Joaquim, localizado no município de Governador Dixsept Rosado, pertencente a 12a Diretoria Regional de Ensino. Em 2016 mudou para sua cidade natal, Felipe Guerra, onde leciona desde abril de 2016.
“Eu creio piamente que voltarei como um profissional melhor, com minha prática docente aperfeiçoada e mais íntimo da cultura americana, o que facilita o trabalho com língua estrangeira. Espero também contribuir mais para minha comunidade” declarou ele que participará do nível III do curso: desenvolvimento de metodologias.
Entre os critérios para participar, o professor precisa ser concursado e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica e realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP.
Os professores participantes recebem passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde, materiais didáticos, entre outros benefícios. VIA PnoaAR.
Dos 23 participantes, 12 professores são da rede estadual de ensino, 07 da rede federal e 6 da rede municipal. A coordenadora do programa, no âmbito da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Vera Reis destaca que o RN leva a maior delegação do país, desde a primeira edição. “Esta é a 5ª edição do programa e temos a maior delegação com 23 professores, sendo 12 professores da rede estadual de ensino”, disse.
O objetivo do programa é promover a capacitação dos professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. “ O programa busca fortalecer o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês, aprimorando metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimulem parcerias com universidades e professores americanos visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre o Brasil e os Estados Unidos”, completou Vera.
O programa oferece três modalidades de curso, definidos a partir do nível de inglês obtido pelo professor na prova de avaliação.
“Soube inicialmente do programa através de uma divulgação em rede social, porém a DIREC se preocupou em informar às escolas a respeito disso. Aliás, tenho recebido bastante apoio da Direção, da minha escola e da SEEC, a quem sou grato”, destacou.
Elias é professor da rede estadual desde 2012. Iniciou suas atividades na Escola Estadual Manoel Joaquim, localizado no município de Governador Dixsept Rosado, pertencente a 12a Diretoria Regional de Ensino. Em 2016 mudou para sua cidade natal, Felipe Guerra, onde leciona desde abril de 2016.
“Eu creio piamente que voltarei como um profissional melhor, com minha prática docente aperfeiçoada e mais íntimo da cultura americana, o que facilita o trabalho com língua estrangeira. Espero também contribuir mais para minha comunidade” declarou ele que participará do nível III do curso: desenvolvimento de metodologias.
Entre os critérios para participar, o professor precisa ser concursado e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica e realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP.
Os professores participantes recebem passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, alojamento no campus universitário, alimentação, seguro saúde, materiais didáticos, entre outros benefícios. VIA PnoaAR.
8 dicas para a compra de material escolar
Os preços de materiais escolares variam muito entre lojas, inclusive online, por isso é importante pesquisar e planejar as compras para economizar sem ter que abrir mão da qualidade nos estudos das crianças.
Para quem tem filhos, esse é um dos maiores gastos do início do ano e devido à falta de educação financeira, diversas despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro.
O primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. Confira algumas orientações sobre o assunto, são elas:
Essa despesa é recorrente, ou seja, precisa fazer parte do planejamento anual. Para que os gastos não fiquem muito pesados em janeiro, é válido poupar durante todo o ano para conseguir fazer os pagamentos à vista e obter bons descontos;
Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;
No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiverem em boas condições de uso;
Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;
A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;
Não é preciso necessariamente comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;
No dia das compras, converse com o(s) filho(s) sobre o orçamento, para que não corram o risco de se deixar levar pelo impulso e gastar mais do que o planejado;
O ideal é sempre fazer os pagamentos à vista, mas se não for possível, opte por poucas parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2018 por vários meses.
Para quem tem filhos, esse é um dos maiores gastos do início do ano e devido à falta de educação financeira, diversas despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro.
O primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. Confira algumas orientações sobre o assunto, são elas:
Essa despesa é recorrente, ou seja, precisa fazer parte do planejamento anual. Para que os gastos não fiquem muito pesados em janeiro, é válido poupar durante todo o ano para conseguir fazer os pagamentos à vista e obter bons descontos;
Antes ir às compras, a família pode analisar itens do ano passado e selecionar tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo;
No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para emprestar ou comprar por um preço mais acessível, se estiverem em boas condições de uso;
Algo interessante é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas;
A partir daí, é preciso fazer muitas pesquisas e traçar um orçamento para ter noção do gasto total;
Não é preciso necessariamente comprar todos os itens na mesma loja, mas se for fazer é válido pedir descontos;
No dia das compras, converse com o(s) filho(s) sobre o orçamento, para que não corram o risco de se deixar levar pelo impulso e gastar mais do que o planejado;
O ideal é sempre fazer os pagamentos à vista, mas se não for possível, opte por poucas parcelas que caibam no bolso, para não comprometer as finanças de 2018 por vários meses.
Exposição com quase 50 obras de Tomie Ohtake estreia em Brasília
A exposição Tomie Ohtake: Cor e Corpo, foi aberta hoje (10) a Brasília com 40 gravuras, cinco pinturas e três esculturas da artista que se tornou uma das grandes referências da arte abstrata brasileira. A mostra fica em cartaz até 4 de março na Caixa Cultural, no Setor Bancário Sul, na região central da cidade.
Nas 40 gravuras, entre serigrafias, litografias e gravura em metal, é possível ver as mudanças contínuas da produção de Tomie Ohtake. A artista japonesa começou a pintar aos 40 anos. Além da pintura, da gravura e da escultura, ela produziu mais de 30 obras públicas desenhadas em várias cidades do Brasil.
Embora suas obras sejam associadas ao informalismo por alguns críticos de arte, suas formas destacam-se por remeterem a elementos da natureza e a volumes que se assemelham a movimentos vivos. Na produção abstrata, Tomie Ohtake usa tremores, desvios e abaulamentos às formas geométricas, traçando contornos e silhuetas, evitando a rigidez. Outra característica da pintora é o uso das cores e as obras sem título.
Biografia da artista
Tomie Ohtake nasceu em Quioto, no Japão, no dia 21 de novembro de 1913. Em 1936, chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Casou-se, criou os dois filhos, e começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano.
De acordo com o Instituto Tomie Ohtake, a artista foi convidada para criar obras para prêmios e comemorações como o centenário da imigração japonesa, em 2008, quando concebeu uma escultura monumental em Santos e outra no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Tomie recebeu 28 prêmios, participou de 20 bienais internacionais e mais 120 exposições individuais pelo mundo.
Nas 40 gravuras, entre serigrafias, litografias e gravura em metal, é possível ver as mudanças contínuas da produção de Tomie Ohtake. A artista japonesa começou a pintar aos 40 anos. Além da pintura, da gravura e da escultura, ela produziu mais de 30 obras públicas desenhadas em várias cidades do Brasil.
Embora suas obras sejam associadas ao informalismo por alguns críticos de arte, suas formas destacam-se por remeterem a elementos da natureza e a volumes que se assemelham a movimentos vivos. Na produção abstrata, Tomie Ohtake usa tremores, desvios e abaulamentos às formas geométricas, traçando contornos e silhuetas, evitando a rigidez. Outra característica da pintora é o uso das cores e as obras sem título.
Biografia da artista
Tomie Ohtake nasceu em Quioto, no Japão, no dia 21 de novembro de 1913. Em 1936, chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar, devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Casou-se, criou os dois filhos, e começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano.
De acordo com o Instituto Tomie Ohtake, a artista foi convidada para criar obras para prêmios e comemorações como o centenário da imigração japonesa, em 2008, quando concebeu uma escultura monumental em Santos e outra no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Tomie recebeu 28 prêmios, participou de 20 bienais internacionais e mais 120 exposições individuais pelo mundo.
Carros ficam ilhados durante temporal em São Paulo
O temporal que atingiu as zonas sul, norte, centro e parte da zona leste da capital paulista, na tarde de hoje (10), provocou queda de árvores e muitos pontos de alagamento, deixando carros ilhados na zona sul de São Paulo.
Na Cidade Dutra, choveu granizo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), há pelo menos três pontos de alagamento intransitáveis na cidade neste momento, todos na região de Santo Amaro, na zona sul.
A Defesa Civil decretou estado de atenção [o segundo em uma escala que varia de observação a alerta] para alagamentos na cidade de São Paulo a partir das 16h10. Segundo o CGE, a precipitação está se deslocando para a zona leste. O tempo deve seguir instável nas próximas horas, com chuvas em outras regiões da cidade.
Para os próximos dias, a previsão é de pancadas de chuvas, principalmente à tarde.
Na Cidade Dutra, choveu granizo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), há pelo menos três pontos de alagamento intransitáveis na cidade neste momento, todos na região de Santo Amaro, na zona sul.
A Defesa Civil decretou estado de atenção [o segundo em uma escala que varia de observação a alerta] para alagamentos na cidade de São Paulo a partir das 16h10. Segundo o CGE, a precipitação está se deslocando para a zona leste. O tempo deve seguir instável nas próximas horas, com chuvas em outras regiões da cidade.
Para os próximos dias, a previsão é de pancadas de chuvas, principalmente à tarde.
Você está aqui Economia Apenas 15% dos brasileiros se prepararam para pagar despesas de início de ano
Levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que apenas 15% dos brasileiros dizem ter condições de pagar, com os próprios rendimentos, as despesas de início de ano, como os gastos com material escolare, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
De acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros não se preparou para os dispêndios de início de ano. Apenas um terço (32%) dos consumidores guardaram parte do décimo terceiro salário para as despesas de janeiro e fevereiro; 27% abriram mão de compras no Natal; e 21% passaram a fazer algum bico para acumular uma renda extra.
“O ideal é que todos tenham entrado 2018 com a organização já traçada no final do ano passado. Mas quem ainda não pensou nisso, ainda dá tempo e precisa correr. O primeiro passo é fazer um mapeamento pensando no futuro, mas sempre de olho no retrovisor, pois janeiro é um mês com muito acumulo de gastos, como viagens do período de festas e parcelas remanescentes do Natal”, destacou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Segundo a entidade, o brasileiro que parcelou suas compras natalinas vai terminar de pagar as prestações, em média, somente entre os meses de abril e maio, o que sinalizaria um orçamento comprometido por um período considerável do ano.
“O ideal é deixar a quantia separada de seus rendimentos mensais. Assim, o consumidor não cai na tentação de gastar o dinheiro com outras finalidades. A mesma dica vale para quem tem dinheiro guardado para pagar os tributos à vista neste ano, mas tem receio de ceder à tentação de usar esse dinheiro para compras supérfluas. Para os que se enquadram nesse perfil, é melhor pagar de uma vez e se livrar de problemas futuros ”, acrescentou a economista Marcela Kawauti.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros não se preparou para os dispêndios de início de ano. Apenas um terço (32%) dos consumidores guardaram parte do décimo terceiro salário para as despesas de janeiro e fevereiro; 27% abriram mão de compras no Natal; e 21% passaram a fazer algum bico para acumular uma renda extra.
“O ideal é que todos tenham entrado 2018 com a organização já traçada no final do ano passado. Mas quem ainda não pensou nisso, ainda dá tempo e precisa correr. O primeiro passo é fazer um mapeamento pensando no futuro, mas sempre de olho no retrovisor, pois janeiro é um mês com muito acumulo de gastos, como viagens do período de festas e parcelas remanescentes do Natal”, destacou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Segundo a entidade, o brasileiro que parcelou suas compras natalinas vai terminar de pagar as prestações, em média, somente entre os meses de abril e maio, o que sinalizaria um orçamento comprometido por um período considerável do ano.
“O ideal é deixar a quantia separada de seus rendimentos mensais. Assim, o consumidor não cai na tentação de gastar o dinheiro com outras finalidades. A mesma dica vale para quem tem dinheiro guardado para pagar os tributos à vista neste ano, mas tem receio de ceder à tentação de usar esse dinheiro para compras supérfluas. Para os que se enquadram nesse perfil, é melhor pagar de uma vez e se livrar de problemas futuros ”, acrescentou a economista Marcela Kawauti.
Jovem mossoroense morre em hospital de Fortaleza após complicações na gravidez
A jovem Bárbara Camila de Sousa, 20 anos, morreu nesta quarta-feira, 10, em Fortaleza, onde estava internada após apresentar complicações na gravidez. O anúncio foi feito por rede social pelo pai da jovem, João Maria Sousa.
A mossoroense foi submetida a uma cesárea de emergência no dia 27 de novembro, em Mossoró, porque apresentou uma infecção urinária. A filha da jovem está saudável.
Desde então, Bárbara estava internada e recentemente foi transferida para Fortaleza onde iria continuar o tratamento.
Ontem, o portal Mossoró Hoje divulgou que a família e amigos estavam realizando um bazar beneficente para arrecadar dinheiro, que seria usado para pagar as despesas da jovem em Fortaleza.
Postagem de João Maria Sousa, pai de Bárbara:
TUDO COOPERA PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS
Com muita dor e sem forças pra escrever muito, mas com respeito às preocupações, orações, preces e pensamentos positivos dos meus amigos e amigas comunico que minha Bárbara foi chamada pra Glória do meu DEUS. A vontade do meu Pai foi feita.
“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o Seu propósito.” (Romanos 8:28)
Nos encontraremos na glória!
Deus seja louvado!
A mossoroense foi submetida a uma cesárea de emergência no dia 27 de novembro, em Mossoró, porque apresentou uma infecção urinária. A filha da jovem está saudável.
Desde então, Bárbara estava internada e recentemente foi transferida para Fortaleza onde iria continuar o tratamento.
Ontem, o portal Mossoró Hoje divulgou que a família e amigos estavam realizando um bazar beneficente para arrecadar dinheiro, que seria usado para pagar as despesas da jovem em Fortaleza.
Postagem de João Maria Sousa, pai de Bárbara:
TUDO COOPERA PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS
Com muita dor e sem forças pra escrever muito, mas com respeito às preocupações, orações, preces e pensamentos positivos dos meus amigos e amigas comunico que minha Bárbara foi chamada pra Glória do meu DEUS. A vontade do meu Pai foi feita.
“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o Seu propósito.” (Romanos 8:28)
Nos encontraremos na glória!
Deus seja louvado!
Inflação baixa contribui para aumento do rendimento da poupança
A inflação oficial de 2017, divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ficou em 2,95%, menor taxa desde 1998, contribuiu para o ganho da caderneta de poupança. De acordo com o Banco Central, o rendimento nominal da poupança acumulado no ano passado atingiu 6,8%.
O ganho real da poupança, descontada a inflação, ficou em 3,9%, o maior desde 2006, segundo o economista Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Isso ajudou bastante o consumidor de modo geral, especialmente o de baixa renda. E para aquele que aplica seus poucos recursos na poupança, o ano de 2017 foi favorável. Gerou um ganho real de 3,9%”.
Segundo Bentes, é improvável que o resultado dos rendimentos da poupança se repita este ano e a aplicação deve fechar 2018 com ganho real entre 2% e 2,5%.
O ganho real da poupança, descontada a inflação, ficou em 3,9%, o maior desde 2006, segundo o economista Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Isso ajudou bastante o consumidor de modo geral, especialmente o de baixa renda. E para aquele que aplica seus poucos recursos na poupança, o ano de 2017 foi favorável. Gerou um ganho real de 3,9%”.
Segundo Bentes, é improvável que o resultado dos rendimentos da poupança se repita este ano e a aplicação deve fechar 2018 com ganho real entre 2% e 2,5%.
Ministro da Saúde nega risco de falta de vacina contra febre amarela
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (10) que não há risco de desabastecimento da vacina contra a febre amarela no país.
Ontem (9), a pasta anunciou que vai usar doses fracionadas em municípios selecionados dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, em uma tentativa de conter o surto identificado na região.
“Não há risco de desabastecimento. Temos vacinas em quantidade. Tínhamos 20 milhões de seringas para fracionamento que compramos no ano passado e não precisamos usar. Vamos fazer uso este ano. Vamos utilizar 15 milhões nessa operação Rio-Bahia-São Paulo. E temos ainda 5 milhões em estoque. Se houver novas áreas de circulação do vírus, estamos prontos para fazer a vacinação e evitar ao máximo a transmissão da febre amarela pelo mosquito silvestre”, afirmou Barros.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Barros lembrou que o vírus da febre amarela sempre esteve presente no Brasil e que já havia uma extensa região no país onde a imunização contra a doença é permanente. Segundo o ministro, todos os anos, o governo distribui um total de 13 milhões de doses para vacinação nessas áreas específicas.
“Temos vacinas suficientes. As pessoas devem se imunizar. Quem vai viajar para uma região de mata, para uma região de risco, tem que tomar a vacina duas semanas antes porque a vacina demora a fazer efeito”, explicou. “Não é viajar amanhã e tomar a vacina hoje. Não funciona. Tem que ter uma certa antecedência”, concluiu.
Ontem (9), a pasta anunciou que vai usar doses fracionadas em municípios selecionados dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, em uma tentativa de conter o surto identificado na região.
“Não há risco de desabastecimento. Temos vacinas em quantidade. Tínhamos 20 milhões de seringas para fracionamento que compramos no ano passado e não precisamos usar. Vamos fazer uso este ano. Vamos utilizar 15 milhões nessa operação Rio-Bahia-São Paulo. E temos ainda 5 milhões em estoque. Se houver novas áreas de circulação do vírus, estamos prontos para fazer a vacinação e evitar ao máximo a transmissão da febre amarela pelo mosquito silvestre”, afirmou Barros.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Barros lembrou que o vírus da febre amarela sempre esteve presente no Brasil e que já havia uma extensa região no país onde a imunização contra a doença é permanente. Segundo o ministro, todos os anos, o governo distribui um total de 13 milhões de doses para vacinação nessas áreas específicas.
“Temos vacinas suficientes. As pessoas devem se imunizar. Quem vai viajar para uma região de mata, para uma região de risco, tem que tomar a vacina duas semanas antes porque a vacina demora a fazer efeito”, explicou. “Não é viajar amanhã e tomar a vacina hoje. Não funciona. Tem que ter uma certa antecedência”, concluiu.
Ministra suspende restrição do RN para receber repasses federais
A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, suspendeu a restrição que impedia o Rio Grande do Norte de receber repasses da União. A decisão concede parcialmente tutela provisória em ação para suspender os efeitos da inscrição do estado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
A restrição impedia o ente federado de obter repasse no valor de R$ 2,9 milhões, referente a convênio celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social visando à promoção do acesso à água para o consumo humano e animal e para a produção de alimentos.
De acordo com o autos, em 28 de dezembro de 2017, a União informou que, apesar de ter empenhado a quantia em questão, não promoveria a emissão da ordem bancária respectiva em razão de duas restrições impeditivas no Cadin e no Siconv (cadastros federais).
O estado alega que, quanto à primeira pendência, conseguiu liminar deferida pelo ministro Celso de Mello, mas persiste o óbice quanto à negativação no Siconv.
A ministra Cármen Lúcia assinalou que a inscrição do Rio Grande do Norte no caso inviabilizará a liberação de recursos no valor de R$ 2,9 milhões para fins de implementação de política pública dirigida a saúde e assistência social das famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou pela falta regular de água.
“Importa, pois, restrição ao acesso do ente federado a recursos essenciais para a concretização de políticas públicas em favor dos cidadãos, tendo-se por configurado ameaça de dano irreparável ou de difícil reparação”, afirmou, explicando que, em casos semelhantes, o STF determina a suspensão dos efeitos dos registros de inadimplência para afastar a restrição ao recebimento de transferências voluntárias de recursos federais. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.
A restrição impedia o ente federado de obter repasse no valor de R$ 2,9 milhões, referente a convênio celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social visando à promoção do acesso à água para o consumo humano e animal e para a produção de alimentos.
De acordo com o autos, em 28 de dezembro de 2017, a União informou que, apesar de ter empenhado a quantia em questão, não promoveria a emissão da ordem bancária respectiva em razão de duas restrições impeditivas no Cadin e no Siconv (cadastros federais).
O estado alega que, quanto à primeira pendência, conseguiu liminar deferida pelo ministro Celso de Mello, mas persiste o óbice quanto à negativação no Siconv.
A ministra Cármen Lúcia assinalou que a inscrição do Rio Grande do Norte no caso inviabilizará a liberação de recursos no valor de R$ 2,9 milhões para fins de implementação de política pública dirigida a saúde e assistência social das famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou pela falta regular de água.
“Importa, pois, restrição ao acesso do ente federado a recursos essenciais para a concretização de políticas públicas em favor dos cidadãos, tendo-se por configurado ameaça de dano irreparável ou de difícil reparação”, afirmou, explicando que, em casos semelhantes, o STF determina a suspensão dos efeitos dos registros de inadimplência para afastar a restrição ao recebimento de transferências voluntárias de recursos federais. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.
São Paulo vacinou sete milhões contra febre amarela em 2017
Cerca de 7 milhões de paulistas foram imunizados contra a febre amarela em 2017, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado hoje (10). O número é quase o mesmo dos casos ocorridos na década anterior (entre 2007 e 2016), quando foram vacinadas 7,6 milhões de pessoas.
O órgão anunciou hoje (10) a realização de uma campanha de vacinação contra a febre amarela do dia 3 a 24 de fevereiro para impedir o aumento dos casos da doença no estado. A campanha terá como alvo 53 cidades que integram corredores ecológicos. Desde janeiro de 2017, foram confirmados 29 casos, com 13 óbitos.
No sábado, dia 3 de fevereiro, será o Dia D de vacinação e os postos de saúde estarão abertos em regime especial para atender a população. Em 40 municípios, a vacina será ofertada para toda a população devido à alta concentração de mata. Outras 13 cidades terão vacinação parcial para bairros com maior vulnerabilidade.
“A expectativa é de que, com o fracionamento [da vacina], sejam vacinadas cerca de 4,5 milhões de pessoas e, com dose plena, porque para alguns segmentos será mantida, mais 1,5 milhão de pessoas”, explicou Rejane de Paula, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. A dose fracionada foi definida por diretriz do Ministério da Saúde, e tem eficácia comprovada por oito anos.
“Não há diferença de eficácia entre a vacina fracionada e a integral. O que nós estamos discutindo é o tempo que ela perdura protegendo em nível de anticorpos suficientes por número de anos. Hoje a Organização Mundial de Saúde entende que a vacina integral dá uma proteção definitiva, basta ter tomado uma dose e está definitivamente protegido”, explicou o secretário estadual de Saúde, David Uip, que é médico infectologista.
Quem já foi vacinado, portanto, mesmo que há muito tempo, não precisa do reforço da vacina. A modalidade fracionada somente será aplicada a partir de agora diante do aumento dos casos. Ela terá um selo especial nas carteiras de vacinação.
O órgão anunciou hoje (10) a realização de uma campanha de vacinação contra a febre amarela do dia 3 a 24 de fevereiro para impedir o aumento dos casos da doença no estado. A campanha terá como alvo 53 cidades que integram corredores ecológicos. Desde janeiro de 2017, foram confirmados 29 casos, com 13 óbitos.
No sábado, dia 3 de fevereiro, será o Dia D de vacinação e os postos de saúde estarão abertos em regime especial para atender a população. Em 40 municípios, a vacina será ofertada para toda a população devido à alta concentração de mata. Outras 13 cidades terão vacinação parcial para bairros com maior vulnerabilidade.
“A expectativa é de que, com o fracionamento [da vacina], sejam vacinadas cerca de 4,5 milhões de pessoas e, com dose plena, porque para alguns segmentos será mantida, mais 1,5 milhão de pessoas”, explicou Rejane de Paula, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. A dose fracionada foi definida por diretriz do Ministério da Saúde, e tem eficácia comprovada por oito anos.
“Não há diferença de eficácia entre a vacina fracionada e a integral. O que nós estamos discutindo é o tempo que ela perdura protegendo em nível de anticorpos suficientes por número de anos. Hoje a Organização Mundial de Saúde entende que a vacina integral dá uma proteção definitiva, basta ter tomado uma dose e está definitivamente protegido”, explicou o secretário estadual de Saúde, David Uip, que é médico infectologista.
Quem já foi vacinado, portanto, mesmo que há muito tempo, não precisa do reforço da vacina. A modalidade fracionada somente será aplicada a partir de agora diante do aumento dos casos. Ela terá um selo especial nas carteiras de vacinação.
Nos termos da campanha de imunização, a dose integral da vacina continuará a ser aplicada nos seguintes casos: crianças com idade entre nove meses e 2 anos, pessoas que viajarão para países com exigência da vacina, grávidas residentes em áreas de risco, transplantados e pessoas com doenças crônicas, como diabéticos, cardiopatas e renais crônicos.
Policiais e bombeiros militares voltam ao trabalho no Rio Grande do Norte
No início da tarde desta quarta-feira (10), policiais e bombeiros do Rio Grande do Norte (RN) aprovaram o retorno imediato às atividades de rua, pondo fim às mobilizações iniciadas desde o dia 20 de dezembro, quando servidores da segurança se negaram a sair às ruas alegando falta de condições de trabalho. O retorno foi viabilizado após compromisso extrajudicial ter sido firmado por sindicatos e governo estadual.
Ontem (9), os policiais civis e militares e bombeiros militares do Rio Grande do Norte já haviam decidido pôr fim ao movimento paredista e aceitar o acordo proposto pelo governo. Com isso, todas os setores da segurança pública voltaram a desempenhar as atividades.
O movimento foi deflagrado devido ao atraso no pagamento dos salários dos profissionais. Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (ASSPMBMRN), Eliabe Marques, conta que os salários têm sigo pagos com atrasos há 23 meses e que a situação tornou-se crítica no fim do ano passado, quando não receberam recursos relativos aos meses de novembro e dezembro, além do 13°.
O governo estadual garantiu recentemente o pagamento de novembro e, agora, comprometeu-se a pagar o salário dezembro no dia 12 de janeiro. O Executivo também acertou que enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando operação de crédito para viabilizar recursos para o pagamento do 13 °até o dia 30 de janeiro. Como a assembleia está de recesso, ontem o governador Robinson Faria reuniu deputados estaduais para pedir celeridade e apoio dos parlamentares na aprovação do chamado RN Urgente, um pacote com medidas para enfrentar a crise econômica. Uma sessão extraordinária ficou marcada para esta quinta-feira (11). O acordo prevê apresentação de proposta de recomposição salarial, entre outras medidas.
Ontem (9), os policiais civis e militares e bombeiros militares do Rio Grande do Norte já haviam decidido pôr fim ao movimento paredista e aceitar o acordo proposto pelo governo. Com isso, todas os setores da segurança pública voltaram a desempenhar as atividades.
O movimento foi deflagrado devido ao atraso no pagamento dos salários dos profissionais. Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte (ASSPMBMRN), Eliabe Marques, conta que os salários têm sigo pagos com atrasos há 23 meses e que a situação tornou-se crítica no fim do ano passado, quando não receberam recursos relativos aos meses de novembro e dezembro, além do 13°.
O governo estadual garantiu recentemente o pagamento de novembro e, agora, comprometeu-se a pagar o salário dezembro no dia 12 de janeiro. O Executivo também acertou que enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei autorizando operação de crédito para viabilizar recursos para o pagamento do 13 °até o dia 30 de janeiro. Como a assembleia está de recesso, ontem o governador Robinson Faria reuniu deputados estaduais para pedir celeridade e apoio dos parlamentares na aprovação do chamado RN Urgente, um pacote com medidas para enfrentar a crise econômica. Uma sessão extraordinária ficou marcada para esta quinta-feira (11). O acordo prevê apresentação de proposta de recomposição salarial, entre outras medidas.
Venezuela acerta com o Brasil dívida de US$ 262,5 milhões vencida em setembro
O Ministério da Fazenda informou hoje (10) que o Banco Central da Venezuela (BCV) pagou ao Brasil, no dia 5 deste mês, o saldo devedor referente ao segundo quadrimestre de 2017, no âmbito do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR). A dívida, de US$ 262,5 milhões, estava vencida desde setembro de 2017.
O valor é referente a débitos da Venezuela com empresas brasileiras, garantidos pelo Tesouro Nacional e já pagos às empresas. Com o pagamento, a Venezuela evitou a formalização de um calote. “O recebimento foi possível devido a uma iniciativa conjunta da Secretaria da Assuntos Internacionais, do Banco Central do Brasil e dos bancos financiadores”, diz nota divulgada pelo Ministério da Fazenda.
A transação foi feita por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI), pois a Venezuela alegou problemas operacionais para quitar a dívida em dólares norte-americanos. O Ministério da Fazenda informou que, após receber o montante, o Banco Central do Brasil transferiu os valores devidos para as instituições financeiras autorizadas com operações de exportações registradas no referente quadrimestre, encerrando as obrigações brasileiras no processo.
A nota também informa que os compromissos da Venezuela com o Brasil junto ao CCR, previstos para este mês, no valor de US$ 274,6 milhões, ainda não foram honrados. “O governo brasileiro adotará as medidas para buscar regularização dos pagamentos”, informa a nota.
O valor é referente a débitos da Venezuela com empresas brasileiras, garantidos pelo Tesouro Nacional e já pagos às empresas. Com o pagamento, a Venezuela evitou a formalização de um calote. “O recebimento foi possível devido a uma iniciativa conjunta da Secretaria da Assuntos Internacionais, do Banco Central do Brasil e dos bancos financiadores”, diz nota divulgada pelo Ministério da Fazenda.
A transação foi feita por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI), pois a Venezuela alegou problemas operacionais para quitar a dívida em dólares norte-americanos. O Ministério da Fazenda informou que, após receber o montante, o Banco Central do Brasil transferiu os valores devidos para as instituições financeiras autorizadas com operações de exportações registradas no referente quadrimestre, encerrando as obrigações brasileiras no processo.
A nota também informa que os compromissos da Venezuela com o Brasil junto ao CCR, previstos para este mês, no valor de US$ 274,6 milhões, ainda não foram honrados. “O governo brasileiro adotará as medidas para buscar regularização dos pagamentos”, informa a nota.
Petrobras anuncia altas de 1,40% no preço da gasolina e de 1,00% no diesel
A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,40% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 1,00% no do diesel. Os novos valores valem a partir da quinta-feira, dia 11.
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.
Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.
Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.
A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.
Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.
Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.
RN fecha o ano com crescimento de 16,9% na criação de novos negócios
O Rio Grande do Norte voltou a registrar aumento no número de registros de novas empresas em 2017. As formalizações como Microempreendedor Individual (MEI) no estado tiveram um incremento de 16,9% ao longo do ano devido à abertura de 13.912 negócios enquadrados nessa categoria jurídica. De acordo com informações da Receita Federal, foram 2.015 empresas a mais em comparação com 2016, quando o RN teve uma retração de 15% no índice de criação de novos negócios.
O segmento do MEI reúne os empreendimentos com receita anual bruta de até R$ 60 mil no ano passado – atualmente esse teto subiu para R$ 81 mil. O setor reflete bem a conjuntura econômica do estado e serve como termômetro do empreendedorismo, já que representa quase 64% das empresas potiguares optantes do Simples Nacional, o sistema simplificado de arrecadação de tributos. Atualmente, das 160.122 empresas inscritas nesse regime fiscal no Rio Grande do Norte, 102.073 estão enquadradas como MEI.
A maior contribuição para o crescimento do índice formalizações foi da capital potiguar. Ao longo de 2017, o número de empresas enquadradas como MEI em Natal passou de 31.357 para 36.455 negócios, totalizando 5.098 novas empresas criadas no período. Já em Parnamirim 1.368 negócios foram formalizados como MEI no ano. Em Mossoró, o número de MEI passou de 7.281 para 8.231 negócios, o que representa 950 novas empresas criadas em 12 meses.
O segmento do MEI reúne os empreendimentos com receita anual bruta de até R$ 60 mil no ano passado – atualmente esse teto subiu para R$ 81 mil. O setor reflete bem a conjuntura econômica do estado e serve como termômetro do empreendedorismo, já que representa quase 64% das empresas potiguares optantes do Simples Nacional, o sistema simplificado de arrecadação de tributos. Atualmente, das 160.122 empresas inscritas nesse regime fiscal no Rio Grande do Norte, 102.073 estão enquadradas como MEI.
A maior contribuição para o crescimento do índice formalizações foi da capital potiguar. Ao longo de 2017, o número de empresas enquadradas como MEI em Natal passou de 31.357 para 36.455 negócios, totalizando 5.098 novas empresas criadas no período. Já em Parnamirim 1.368 negócios foram formalizados como MEI no ano. Em Mossoró, o número de MEI passou de 7.281 para 8.231 negócios, o que representa 950 novas empresas criadas em 12 meses.
Programa de renegociação de dívidas rurais é publicado no DOU
A lei que institui o Programa de Regularização Tributária Rural – que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais – foi publicada hoje (10), no Diário Oficial da União (DOU). A lei foi sancionada ontem (9) pelo presidente Michel Temer, que vetou 24 dispositivos do texto enviado pelo Congresso Nacional.
Dentre os vetos está o aumento de 25% para 100% de desconto das multas e encargos sobre os débitos acumulados com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). O presidente argumentou que este e outros vetos se deram porque trechos do projeto de lei (PL) estavam em desacordo com o ajuste fiscal proposto pelo governo.
O texto integral da nova lei, com as regras para a renegociação, está disponível na página do DOU. A adesão ao programa de renegociação deverá ser requerida até 28 de fevereiro e poderão ser quitados os débitos vencidos até 30 de agosto de 2017.
Dentre os vetos está o aumento de 25% para 100% de desconto das multas e encargos sobre os débitos acumulados com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). O presidente argumentou que este e outros vetos se deram porque trechos do projeto de lei (PL) estavam em desacordo com o ajuste fiscal proposto pelo governo.
O texto integral da nova lei, com as regras para a renegociação, está disponível na página do DOU. A adesão ao programa de renegociação deverá ser requerida até 28 de fevereiro e poderão ser quitados os débitos vencidos até 30 de agosto de 2017.
Senac RN lança mais de 2 mil vagas em cursos para o 1º trimestre de 2018
Para promover o acesso à capacitação de qualidade, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, abriu matrículas para cerca de 90 cursos somente no primeiro trimestre de 2018.
São mais de 2 mil vagas distribuídas em diversas áreas como Beleza, Informática, Comunicação e Design, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Segurança, Turismo e Hospitalidade e Meio Ambiente.
Uma outra novidade são os mais de 15 cursos novos que serão ministrados em 2018, entre eles, Preparo de Pães Artesanais, Comidinhas para Bebê, Planejamento Comercial, Design de Barba, entre outros.
Os interessados podem efetuar sua matrícula em qualquer unidade do Senac no Rio Grande do Norte. Ao final das capacitações os concluintes recebem certificado reconhecido em todo território nacional. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000.
São mais de 2 mil vagas distribuídas em diversas áreas como Beleza, Informática, Comunicação e Design, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Segurança, Turismo e Hospitalidade e Meio Ambiente.
Uma outra novidade são os mais de 15 cursos novos que serão ministrados em 2018, entre eles, Preparo de Pães Artesanais, Comidinhas para Bebê, Planejamento Comercial, Design de Barba, entre outros.
Os interessados podem efetuar sua matrícula em qualquer unidade do Senac no Rio Grande do Norte. Ao final das capacitações os concluintes recebem certificado reconhecido em todo território nacional. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000.
Polícia Militar encerra greve no Rio Grande do Norte
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte encerrou nesta quarta-feira (10) a greve iniciada em 19 de dezembro. Foram 23 dias sem policiais militares nas ruas. Na terça (9), a Polícia Civil já havia anunciado o fim da paralisação. Dentre outras coisas, o governo se comprometeu a não abrir nenhum processo administrativo ou motivar qualquer sanção à categoria e ainda a pagar os salários de dezembro no dia 12 de janeiro para todos os servidores da segurança.
Ainda na terça, a PM anunciou que acatou a proposta do governo para encerrar a greve, mas aguardava a formalização da proposta em um documento que só foi concluído nesta quarta. O fim da greve foi votado em assembleia após o governo assinar este documento.
O governo garantiu não abrir nenhum processo administrativo ou motivar qualquer sanção à categoria e ainda a retirar as ações judiciais impetradas nos plantões; garantiu o pagamento integral do salário de dezembro aos ativos, reservistas e pensionistas no dia 12 de janeiro (PMs, bombeiros, policiais civis, Itep e agentes penitenciários); a disponibilização de verbas federais para investimento em infraestrutura (aporte de R$ 100 milhões); o aumento do vale alimentação de R$ 10 para R$ 20. Além disso, o Governo se comprometeu com a chegada de 59 novas viaturas para os batalhões da Polícia Militar com recursos do Banco Mundial.
"Os policiais militares decidiram encerrar o movimento em respeito à população do Rio Grande do Norte que mesmo sofrendo com a falta de policiamento nos apoiou", disse o presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, Roberto Campos.
O governador se reuniu com os deputados estaduais nesta terça e convocou uma sessão extraordinária para votação de 19 projetos de lei que fazem parte de um pacote fiscal denominado "RN Urgente", que foi enviado pelo governo como parte das soluções apontadas para a crise financeira estadual.
Ainda na terça, a PM anunciou que acatou a proposta do governo para encerrar a greve, mas aguardava a formalização da proposta em um documento que só foi concluído nesta quarta. O fim da greve foi votado em assembleia após o governo assinar este documento.
O governo garantiu não abrir nenhum processo administrativo ou motivar qualquer sanção à categoria e ainda a retirar as ações judiciais impetradas nos plantões; garantiu o pagamento integral do salário de dezembro aos ativos, reservistas e pensionistas no dia 12 de janeiro (PMs, bombeiros, policiais civis, Itep e agentes penitenciários); a disponibilização de verbas federais para investimento em infraestrutura (aporte de R$ 100 milhões); o aumento do vale alimentação de R$ 10 para R$ 20. Além disso, o Governo se comprometeu com a chegada de 59 novas viaturas para os batalhões da Polícia Militar com recursos do Banco Mundial.
"Os policiais militares decidiram encerrar o movimento em respeito à população do Rio Grande do Norte que mesmo sofrendo com a falta de policiamento nos apoiou", disse o presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, Roberto Campos.
O governador se reuniu com os deputados estaduais nesta terça e convocou uma sessão extraordinária para votação de 19 projetos de lei que fazem parte de um pacote fiscal denominado "RN Urgente", que foi enviado pelo governo como parte das soluções apontadas para a crise financeira estadual.
Ladrão quer processar mercado por ter machucado os testículos durante assalto
Você já ouviu falar de algum ladrão que tentou processar a loja que ele mesmo assaltou? Pois é exatamente isso que está acontecendo na Irlanda.O dono do supermercado Centra, localizado em Kingscourt, na Irlanda, recebeu uma carta um tanto quanto incomum: quase dois anos depois de um assalto, um ladrão que invadiu sua loja em novembro de 2015 decidiu processá-lo. Tudo porque, durante o roubo, ele teria machucado os testículos e precisou ser hospitalizado.
Na época, de acordo como o Daily Mail , três assaltantes invadiram o supermercado e, ao serem surpreendidos pela polícia, tentaram escapar. Durante a fuga, um deles machucou seu saco escrotal e precisou ser levado para o hospital. Por causa disso, o ladrão ferido ficou inconformado e decidiu processar Kevin Victory, o dono do Centra.
“Eu fiquei absolutamente chocado quando recebi a carta”, declarou o comerciante. O assalto de 2015 lhe gerou um prejuízo de três mil euros (cerca de R$ 11 mil), e depois de se recuperar dos danos, o que menos esperava era uma tentativa de processo.
A seguradora responsável pelo supermercado disse que não vai arcar com os custos, e agora, o irlandês tem 90 dias para decidir se quer que o Conselho de Avaliação de Lesões Pessoais (PIAB) avalie o caso. “Estou tentando sublinhar que esse acontecimento pode ser um indicativo de que temos que mudar nossas leis”, explicou.
Na época, de acordo como o Daily Mail , três assaltantes invadiram o supermercado e, ao serem surpreendidos pela polícia, tentaram escapar. Durante a fuga, um deles machucou seu saco escrotal e precisou ser levado para o hospital. Por causa disso, o ladrão ferido ficou inconformado e decidiu processar Kevin Victory, o dono do Centra.
“Eu fiquei absolutamente chocado quando recebi a carta”, declarou o comerciante. O assalto de 2015 lhe gerou um prejuízo de três mil euros (cerca de R$ 11 mil), e depois de se recuperar dos danos, o que menos esperava era uma tentativa de processo.
A seguradora responsável pelo supermercado disse que não vai arcar com os custos, e agora, o irlandês tem 90 dias para decidir se quer que o Conselho de Avaliação de Lesões Pessoais (PIAB) avalie o caso. “Estou tentando sublinhar que esse acontecimento pode ser um indicativo de que temos que mudar nossas leis”, explicou.
Idoso é preso por abuso sexual de netas gêmeas de 11 anos em Quixeramobim/CE
Um idoso foi preso em flagrante acusado de abuso sexual a duas crianças de 11 anos, no município de Quixeramobim (a 212 km de Fortaleza). Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as gêmeas são netas do homem.
O flagrante aconteceu na noite deste sábado (6), no Bairro Jardim Norte I, em Quixeramobim. Após terem recebido uma denúncia, uma equipe da Polícia Militar do Ceará foi até o local e presenciou o momento em que uma das crianças estava no colo do idoso.
Os PMs conseguiram visualizar a cena por meio de uma pequena abertura de uma porta da residência. A SSPDS não informou o nome do homem, e nem sua idade. Segundo a Revista Central, ele tem 72 anos.
Após o ocorrido, foi dada voz de prisão ao idoso, e ele foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. Na manhã desta segunda-feira (8), o inquérito policial foi transferido para a Delegacia Municipal de Quixeramobim, onde será prosseguido o caso.
O flagrante aconteceu na noite deste sábado (6), no Bairro Jardim Norte I, em Quixeramobim. Após terem recebido uma denúncia, uma equipe da Polícia Militar do Ceará foi até o local e presenciou o momento em que uma das crianças estava no colo do idoso.
Os PMs conseguiram visualizar a cena por meio de uma pequena abertura de uma porta da residência. A SSPDS não informou o nome do homem, e nem sua idade. Segundo a Revista Central, ele tem 72 anos.
Após o ocorrido, foi dada voz de prisão ao idoso, e ele foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. Na manhã desta segunda-feira (8), o inquérito policial foi transferido para a Delegacia Municipal de Quixeramobim, onde será prosseguido o caso.
Análise de água constata três pontos contaminados com hepatite A no Vidigal
A Prefeitura do Rio de Janeiro informou hoje (10) que uma análise de água coletada no Vidigal constatou três pontos contaminados com o vírus da hepatite A e determinou o fechamento desses locais. Na última segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram notificadas 92 suspeitas de hepatite A no bairro, com a confirmação de 75 casos, o que já configura um surto localizado da doença.
A avaliação técnica da água coletada em 10 pontos foi encomendada pelo município ao Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A avaliação técnica da água coletada em 10 pontos foi encomendada pelo município ao Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os pesquisadores constataram a presença do vírus em um poço na Avenida João Goulart 759 e um lote de água mineral vendida em uma loja que funciona no número 753 da mesma avenida. Além desses dois endereços, foi detectada contaminação da água de um chuveiro da praia do Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer, que fica bem abaixo do morro.
O poço e o chuveiro serão fechados pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente e a loja, pela Vigilância Sanitária. Segundo a prefeitura, novas coletas estão sendo realizadas para identificar outros possíveis focos de contaminação.
Os moradores devem manter medidas preventivas como lavar as mãos e só utilizar água fervida e/ou filtrada para beber e preparar alimentos. Os reservatórios de água, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio, que a prefeitura e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) distribuem na comunidade.
Em nota, a Cedae informou que todas as análises de amostras coletadas na rede da companhia não constataram anormalidade na água.
O poço e o chuveiro serão fechados pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente e a loja, pela Vigilância Sanitária. Segundo a prefeitura, novas coletas estão sendo realizadas para identificar outros possíveis focos de contaminação.
Os moradores devem manter medidas preventivas como lavar as mãos e só utilizar água fervida e/ou filtrada para beber e preparar alimentos. Os reservatórios de água, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio, que a prefeitura e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) distribuem na comunidade.
Em nota, a Cedae informou que todas as análises de amostras coletadas na rede da companhia não constataram anormalidade na água.
Acidente que matou Teori não foi provocado, informa PF a Cármen
A Polícia Federal (PF) levou à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, os principais resultados da investigação sobre a queda de um avião em Paraty (RJ) que resultou na morte do ministro do STF Teori Zavascki, que era relator dos inquéritos da Lava-Jato relacionados a autoridades com foro privilegiado. Neste atual estágio das investigações, que caminham para um fim, a PF descarta que o acidente tenha sido provocado; não encontrou indícios de sabotagem; e tem a falha humana como linha principal para explicar a tragédia, conforme o relato levado à presidente do STF.
Os resultados da apuração foram levados a Cármen Lúcia pelo diretor-geral da PF, Fernando Segóvia, e pelo delegado que conduz as investigações, Rubens Maleiner. A morte de Teori completa um ano na próxima semana, no dia 19 de janeiro. O ministro estava num avião de pequeno porte, com capacidade para oito pessoas, que decolou do Campo de Marte, em São Paulo, e caiu no mar de Paraty, a dois quilômetros da cabeceira da pista. Cinco pessoas estavam no avião e morreram no acidente.
— A investigação ainda está em curso, mas num estágio bastante avançado. Sobre a possibilidade de um ato intencional, nenhum elemento foi encontrado neste sentido. Pelo contrário, o desfecho é de que não foi intencional — afirmou aos jornalistas o delegado Maleiner, após a reunião com a presidente do STF.
O delegado lembrou que a investigação da PF foi aberta para identificar eventuais responsáveis pelo acidente que matou Teori e que corre em paralelo à investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica. O Cenipa investiga com a finalidade de prevenção de novos acidentes.
— Ainda dependemos de perícias para fechar as posições mais efetivas. São analisados conjuntos de fatores, como as condições meteorológicas e o trajeto adotado pela aeronave. A linha principal da investigação é falha humana — disse o delegado responsável.
— A investigação ainda está em curso, mas num estágio bastante avançado. Sobre a possibilidade de um ato intencional, nenhum elemento foi encontrado neste sentido. Pelo contrário, o desfecho é de que não foi intencional — afirmou aos jornalistas o delegado Maleiner, após a reunião com a presidente do STF.
O delegado lembrou que a investigação da PF foi aberta para identificar eventuais responsáveis pelo acidente que matou Teori e que corre em paralelo à investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica. O Cenipa investiga com a finalidade de prevenção de novos acidentes.
— Ainda dependemos de perícias para fechar as posições mais efetivas. São analisados conjuntos de fatores, como as condições meteorológicas e o trajeto adotado pela aeronave. A linha principal da investigação é falha humana — disse o delegado responsável.
PF quer concluir inquéritos da Lava Jato até o fim do ano, diz Segovia
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, disse hoje (10), em Brasília, que o órgão como meta concluir até o fim deste ano as investigações de todos os inquéritos criminais que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo os da Operação Lava Jato.
Ele informou ter efetivado a partir desta quarta-feira o aumento de nove para 17 no número de delegados dedicados exclusivamente a cerca de 200 investigações policiais que tramitam no STF. Disse, ainda, que foi dobrada a equipe de peritos, de modo a destravar os inquéritos que aguardam laudos.
“A ambição é humana”, afirmou Segovia ao ser questionado se a meta seria mesmo factível. “É uma meta que a ministra Cármen Lúcia [presidente do STF] também quer, a doutora Raquel Dodge [procuradora-geral da República] também está imbuída desse propósito, e acho que o país merece ter uma resposta quanto a essas investigações”, acrescentou.
Ele informou ter efetivado a partir desta quarta-feira o aumento de nove para 17 no número de delegados dedicados exclusivamente a cerca de 200 investigações policiais que tramitam no STF. Disse, ainda, que foi dobrada a equipe de peritos, de modo a destravar os inquéritos que aguardam laudos.
“A ambição é humana”, afirmou Segovia ao ser questionado se a meta seria mesmo factível. “É uma meta que a ministra Cármen Lúcia [presidente do STF] também quer, a doutora Raquel Dodge [procuradora-geral da República] também está imbuída desse propósito, e acho que o país merece ter uma resposta quanto a essas investigações”, acrescentou.
Rio Grande do Norte registra 45 homicídios nos primeiros nove dias do ano
O Rio Grande do Norte registrou 45 homicídios apenas nos nove primeiros dias do ano. Os dados são do Observatório da Violência do estado (OBVIO-RN). Em comparação com os números registrados no ano anterior, houve um aumento de 18,4% de assassinatos.
Os policiais e bombeiros militares do estado estiveram em paralisação de suas atidades, aquartelados, do dia 19 de dezembro até a última terça-feira, 9. Durante este período, foram registrados 144 assassinatos ao todo. O dia 29 de dezembro foi o mais violento, com o registro de 18 homicídios.
A Polícia Civil também esteve cumprindo regime de plantão, com um menor número de viaturas nas ruas. Os servidores protestavam contra o atraso de salários e as más condições de trabalho. Dessa forma, houve um aumento drástico de casos de violência no estado. A Força Nacional e o Exército vieram ao estado para garantir a segurança da população potiguar, que vinha sofrendo com a criminalidade.
Nesta terça-feira, 9, os policiais civis decidiram encerrar a operação intitulada de “Padrão”. Já os militares, resolveram aceitar a proposta lançada pelo governador Robinson Faria, que garantiu, além do pagamento dos salários atrasados no dia 12 de janeiro, o aumento do valor dos vales alimentícios e das diárias. O governador também afirmou que não punirá os servidores que aderiram ao ato.
A Polícia Civil também esteve cumprindo regime de plantão, com um menor número de viaturas nas ruas. Os servidores protestavam contra o atraso de salários e as más condições de trabalho. Dessa forma, houve um aumento drástico de casos de violência no estado. A Força Nacional e o Exército vieram ao estado para garantir a segurança da população potiguar, que vinha sofrendo com a criminalidade.
Nesta terça-feira, 9, os policiais civis decidiram encerrar a operação intitulada de “Padrão”. Já os militares, resolveram aceitar a proposta lançada pelo governador Robinson Faria, que garantiu, além do pagamento dos salários atrasados no dia 12 de janeiro, o aumento do valor dos vales alimentícios e das diárias. O governador também afirmou que não punirá os servidores que aderiram ao ato.
Kassab diz que governo não discute privatização dos Correios
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, disse hoje (10) que a privatização dos Correios não é assunto em debate dentro do governo federal. “Quanto ao futuro dos Correios, se será privatizado ou não, essa discussão não existe na presente gestão. Na presente gestão, estamos recuperando os Correios”, disse após participar do programa Por Dentro do Governo, da TV NBR, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com relatório do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado em dezembro do ano passado, em apenas cinco anos, de 2011 a 2016, o patrimônio líquido dos Correios, ou seja, a diferença entre os ativos e o passivo, encolheu 92,63%. Além da perda patrimonial, os resultados apontam a deterioração da capacidade dos Correios saldarem dívidas no longo prazo; aumento do endividamento da empresa e sua maior dependência de capitais de terceiros.
De acordo com relatório do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), divulgado em dezembro do ano passado, em apenas cinco anos, de 2011 a 2016, o patrimônio líquido dos Correios, ou seja, a diferença entre os ativos e o passivo, encolheu 92,63%. Além da perda patrimonial, os resultados apontam a deterioração da capacidade dos Correios saldarem dívidas no longo prazo; aumento do endividamento da empresa e sua maior dependência de capitais de terceiros.
O resultado da avaliação do CGU enfatiza que, com prejuízos crescentes a partir de 2013, a empresa vem se revelando menos rentável. E que, além do "aumento exponencial" das despesas diretas, a sustentabilidade da empresa foi impactada pela "transferência elevada de recursos para a União, o que ocasionou" redução significativa na capacidade de investimentos na empresa no curto prazo".
Segundo Kassab, a atual gestão encontrou os Correios com uma administração desorganizada e com déficit de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1 bilhão empenhado para o plano de desligamento voluntário do quadro de funcionários da empresa. “Impomos uma rigorosa recuperação e sua administração financeira foi melhorada. A operação negativa está em R$ 1 bilhão, mas estamos em ajustes, como a venda de imóveis e o ajuste do plano de saúde, o que nos permitirá chegar ao equilíbrio do Correios”, disse.
O ministro explicou que a função dos Correios deve ser reestudada e que, naturalmente, algumas funções vão desaparecer, “seja com privatização, parceria ou extinção”. “É natural que, com o passar do tempo, foram mudando o seu objetivo. Há alguns séculos, eles entregavam cartas, hoje ainda entregam muitas cartas, ainda é a principal fonte de receita dos Correios, mas cada vez mais temos outras atividades importantes, como por exemplo, a logística”, disse.
Com as pessoas cada vez mais realizando compras pela internet, os Correios precisarão investir mais em planejamento e logística. “E essa migração do seu perfil está sendo acompanhada com muita atenção pela atuar gestão, o que permitirá aumentar a receita. E, simultaneamente, trabalhando com redução de custos para que seja uma empresa equilibrada e sadia”, disse Kassab.
Segundo Kassab, a atual gestão encontrou os Correios com uma administração desorganizada e com déficit de R$ 2 bilhões, sendo R$ 1 bilhão empenhado para o plano de desligamento voluntário do quadro de funcionários da empresa. “Impomos uma rigorosa recuperação e sua administração financeira foi melhorada. A operação negativa está em R$ 1 bilhão, mas estamos em ajustes, como a venda de imóveis e o ajuste do plano de saúde, o que nos permitirá chegar ao equilíbrio do Correios”, disse.
O ministro explicou que a função dos Correios deve ser reestudada e que, naturalmente, algumas funções vão desaparecer, “seja com privatização, parceria ou extinção”. “É natural que, com o passar do tempo, foram mudando o seu objetivo. Há alguns séculos, eles entregavam cartas, hoje ainda entregam muitas cartas, ainda é a principal fonte de receita dos Correios, mas cada vez mais temos outras atividades importantes, como por exemplo, a logística”, disse.
Com as pessoas cada vez mais realizando compras pela internet, os Correios precisarão investir mais em planejamento e logística. “E essa migração do seu perfil está sendo acompanhada com muita atenção pela atuar gestão, o que permitirá aumentar a receita. E, simultaneamente, trabalhando com redução de custos para que seja uma empresa equilibrada e sadia”, disse Kassab.
Rio quita hoje salários de novembro de servidores públicos
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz) prometeu quitar hoje (10) os salários de novembro dos servidores públicos. O último depósito para os trabalhadores foi feito na segunda-feira (8), mas 4% dos funcionários ficaram de fora.
Segundo nota divulgada pela Sefaz, ao todo, serão depositados R$ 169,8 milhões para 15.927 servidores ativos, inativos e pensionistas, de todas as categorias. Os depósitos ocorrerão ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário. Serão usados recursos da arrecadação de impostos.
De acordo com a secretaria, os salários de dezembro ainda não estão atrasados, pois vencem no 10º dia útil de janeiro, ou seja, na próxima segunda-feira (15). Sobre o pagamento do décimo terceiro de 2017, para quem não recebeu, a Fazenda informa que “aguarda o resultado da arrecadação tributária e demais medidas que estão sendo providenciadas”, como a antecipação da receita de royalties do petróleo e a participação especial, para anunciar quando se dará o pagamento.
No último dia 29, o governador Luiz Fernando Pezão, ao anunciar que deixaria a política após o término do mandato, pediu desculpas aos servidores e prometeu que todos os salários ficariam em dia em 2018.
De acordo com a secretaria, os salários de dezembro ainda não estão atrasados, pois vencem no 10º dia útil de janeiro, ou seja, na próxima segunda-feira (15). Sobre o pagamento do décimo terceiro de 2017, para quem não recebeu, a Fazenda informa que “aguarda o resultado da arrecadação tributária e demais medidas que estão sendo providenciadas”, como a antecipação da receita de royalties do petróleo e a participação especial, para anunciar quando se dará o pagamento.
No último dia 29, o governador Luiz Fernando Pezão, ao anunciar que deixaria a política após o término do mandato, pediu desculpas aos servidores e prometeu que todos os salários ficariam em dia em 2018.
"Robinson quer tirar direito dos servidores ao invés de rever critérios de repasse dos poderes",diz Fátima
Em Audiência Pública que discutiu as condições de trabalho dos profissionais de segurança pública do RN, nesta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Natal, a senadora Fátima Bezerra defendeu que o Governo do RN preserve os servidores, e não os penalize, como propõe o pacote de medidas que visa sanar as finanças do estado.
Ela entende que o Governo precisa convocar os Poderes e a sociedade para um debate franco e transparente e pôr em mesa medidas de combate à sonegação, de revisão das isenções fiscais, além de rever critérios de repasses, teto constitucional, entre outras.
“Ao invés se jogar a culpa no colo dos servidores, com medidas de demissão, aumento da contribuição previdenciária, venda do patrimônio e congelamento dos gastos, o Governo deveria enfrentar o problema olhando para a sociedade e não punindo-a”, defendeu.
Ela entende que o Governo precisa convocar os Poderes e a sociedade para um debate franco e transparente e pôr em mesa medidas de combate à sonegação, de revisão das isenções fiscais, além de rever critérios de repasses, teto constitucional, entre outras.
“Ao invés se jogar a culpa no colo dos servidores, com medidas de demissão, aumento da contribuição previdenciária, venda do patrimônio e congelamento dos gastos, o Governo deveria enfrentar o problema olhando para a sociedade e não punindo-a”, defendeu.
Campeonato Potiguar começa dia 13 de janeiro
Contagem regressiva para o início do Campeonato Potiguar da 2018. Oito clubes participam da temporada, tendo como novidade o Força e Luz, que garantiu acesso ano passado. A disputa começa dia 13 de janeiro com dois jogos: Às 16 horas o Santa Cruz recebe o ABC na Arena das Dunas, enquanto o Globo enfrenta o Baraúnas, às 17 horas, no Barretão.
No domingo seguinte, dia 14, mais duas partidas complementam a 1a rodada: O Força e Luz duela contra o América na Arena das Dunas às 16, e o Potiguar joga contra o ASSU, às 17 horas, no Nogueirão. A TV Esporte Interativo só começará a transmitir os jogos a partir da 2a rodada da competição.
Neste ano, não serão disputadas finais por turno, o campeonato será no formato de pontos corridos, com uma final em jogos de ida e volta entre os times que mais pontuarem na Copa Cidade do Natal (1º turno) e Copa Rio Grande do Norte (2º). Em caso de um mesmo time ser o melhor pontuador dos dois turnos, se torna campeão direto sem necessidade das finais.
No domingo seguinte, dia 14, mais duas partidas complementam a 1a rodada: O Força e Luz duela contra o América na Arena das Dunas às 16, e o Potiguar joga contra o ASSU, às 17 horas, no Nogueirão. A TV Esporte Interativo só começará a transmitir os jogos a partir da 2a rodada da competição.
Neste ano, não serão disputadas finais por turno, o campeonato será no formato de pontos corridos, com uma final em jogos de ida e volta entre os times que mais pontuarem na Copa Cidade do Natal (1º turno) e Copa Rio Grande do Norte (2º). Em caso de um mesmo time ser o melhor pontuador dos dois turnos, se torna campeão direto sem necessidade das finais.
Temendo derrota, Temer adia recurso ao STF sobre posse de Cristiane Brasil e aguarda nova decisão do TRF-2
O presidente Michel Temer decidiu aguardar uma nova decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em relação a um agravo (recurso) protocolado na terça-feira (8) sobre a suspensão da posse de Cristiane Brasil antes de ingressar com um recurso também no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta terça, assim que o TRF-2 negou o primeiro recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender a posse da indicada para o ministério do Trabalho, Temer combinou com Cristiane Brasil e Roberto Jefferson, presidente do PTB, que iria recorrer ao STF e ao TRF-2 para reverter a decisão.
Porém, segundo o blog apurou, temendo uma negativa da ministra Carmen Lúcia, presidente da Corte, sobre o pedido do governo, Temer decidiu esperar a nova decisão do TRF-2 e suspendeu, por ora, a ida ao STF.
Nas palavras de um auxiliar, o presidente não quer "queimar etapas".
O recurso da AGU no TRF-2 é para derrubar a decisão inicial, do juiz de primeiro grau, que suspendeu a posse de Cristiane Brasil.
O governo temia que o STF, no recurso que a AGU estava preparando, declarasse que não havia risco para a ordem administrativa o ministério do Trabalho ser ocupado por um interino. Como exemplo, auxiliares de Temer citam um caso do próprio governo: Dyogo Oliveira, que tocou o ministério do Planejamento como interino quando Romero Jucá foi demitido.
Para evitar o risco de uma decisão nesse sentido, o governo adiou, então, o recurso ao STF.
Nesta terça, assim que o TRF-2 negou o primeiro recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender a posse da indicada para o ministério do Trabalho, Temer combinou com Cristiane Brasil e Roberto Jefferson, presidente do PTB, que iria recorrer ao STF e ao TRF-2 para reverter a decisão.
Porém, segundo o blog apurou, temendo uma negativa da ministra Carmen Lúcia, presidente da Corte, sobre o pedido do governo, Temer decidiu esperar a nova decisão do TRF-2 e suspendeu, por ora, a ida ao STF.
Nas palavras de um auxiliar, o presidente não quer "queimar etapas".
O recurso da AGU no TRF-2 é para derrubar a decisão inicial, do juiz de primeiro grau, que suspendeu a posse de Cristiane Brasil.
O governo temia que o STF, no recurso que a AGU estava preparando, declarasse que não havia risco para a ordem administrativa o ministério do Trabalho ser ocupado por um interino. Como exemplo, auxiliares de Temer citam um caso do próprio governo: Dyogo Oliveira, que tocou o ministério do Planejamento como interino quando Romero Jucá foi demitido.
Para evitar o risco de uma decisão nesse sentido, o governo adiou, então, o recurso ao STF.
Chuvas na Califórnia deixam pelo menos 13 mortos
Pelo menos 13 pessoas morreram nessa terça-feira (9) por causa das fortes chuvas em uma região do sudoeste da Califórnia (Estados Unidos). A área, que ficou sem vegetação por causa dos incêndios do mês passado, sofreu agora grandes deslizamentos de terra, enchentes e inundações.
As chuvas intensas, com o acúmulo de mais de 25 milímetros na zona noroeste de Los Angeles, originaram rios de lama e escombros que destruíram várias casas na região de Montecito, no condado de Santa Barbara.
O xerife do condado, Bill Brown, confirmou, em entrevista, que há 13 mortos e que esse número pode aumentar, pois várias pessoas continuam desaparecidas.
Juntamente com as 13 mortes, as enchentes deixaram em Montecito pelo menos 25 feridos. A informação foi dada pela porta-voz do Escritório do Xerife do Condado de Santa Barbara, Kelly Hoover, ao jornal Los Angeles Times. O Departamento de Bombeiros continua com as operações de resgate. Cachorros treinados em encontrar pessoas ajudam os bombeiros no trabalho.
As fortes chuvas também obrigaram as autoridades a fechar várias estradas, retirar milhares de pessoas de suas casas e fazer muitos resgates. Uma menina de 14 anos, por exemplo, ficou horas presa dentro de casa em Montecito, antes de ser retirada do local pelos bombeiros.
Os moradores das áreas devastadas pelos incêndios de dezembro tiveram que voltar a abandonar suas casas, como fizeram naquela ocasião devido ao perigo das chamas.
As autoridades do condado de Santa Barbara alertaram os moradores para que ficassem em lugares cobertos e evitassem pegar as estradas.
A destruição provocada pelos graves incêndios em várias regiões da Califórnia fez com que a água das chuvas arrastasse os escombros e os restos da vegetação queimada, especialmente no sul do estado.
"Foram emitidas ordens de evacuação em áreas de Montecito e Carpinteria afetadas pelos recentes incêndios", confirmou à Agência EFE a porta-voz do condado de Santa Bárbara, Amber Anderson.
As ordens, similares às divulgadas na época dos incêndios, foram dadas para cerca de 20 mil pessoas que vivem nos condados de Santa Barbara e Ventura.
"O Serviço Meteorológico Nacional divulgou uma advertência de inundações repentinas para as áreas queimadas pelos incêndios", informou o órgão.
As fortes tempestades também afetaram o fornecimento de energia. A Southern Califórnia Edison disse que pelo menos 20 mil pessoas ficaram sem luz.
O Departamento de Saúde Pública de Los Angeles também emitiu alerta de alto risco nas praias da região por causa das chuvas.
As chuvas intensas, com o acúmulo de mais de 25 milímetros na zona noroeste de Los Angeles, originaram rios de lama e escombros que destruíram várias casas na região de Montecito, no condado de Santa Barbara.
O xerife do condado, Bill Brown, confirmou, em entrevista, que há 13 mortos e que esse número pode aumentar, pois várias pessoas continuam desaparecidas.
Juntamente com as 13 mortes, as enchentes deixaram em Montecito pelo menos 25 feridos. A informação foi dada pela porta-voz do Escritório do Xerife do Condado de Santa Barbara, Kelly Hoover, ao jornal Los Angeles Times. O Departamento de Bombeiros continua com as operações de resgate. Cachorros treinados em encontrar pessoas ajudam os bombeiros no trabalho.
As fortes chuvas também obrigaram as autoridades a fechar várias estradas, retirar milhares de pessoas de suas casas e fazer muitos resgates. Uma menina de 14 anos, por exemplo, ficou horas presa dentro de casa em Montecito, antes de ser retirada do local pelos bombeiros.
Os moradores das áreas devastadas pelos incêndios de dezembro tiveram que voltar a abandonar suas casas, como fizeram naquela ocasião devido ao perigo das chamas.
As autoridades do condado de Santa Barbara alertaram os moradores para que ficassem em lugares cobertos e evitassem pegar as estradas.
A destruição provocada pelos graves incêndios em várias regiões da Califórnia fez com que a água das chuvas arrastasse os escombros e os restos da vegetação queimada, especialmente no sul do estado.
"Foram emitidas ordens de evacuação em áreas de Montecito e Carpinteria afetadas pelos recentes incêndios", confirmou à Agência EFE a porta-voz do condado de Santa Bárbara, Amber Anderson.
As ordens, similares às divulgadas na época dos incêndios, foram dadas para cerca de 20 mil pessoas que vivem nos condados de Santa Barbara e Ventura.
"O Serviço Meteorológico Nacional divulgou uma advertência de inundações repentinas para as áreas queimadas pelos incêndios", informou o órgão.
As fortes tempestades também afetaram o fornecimento de energia. A Southern Califórnia Edison disse que pelo menos 20 mil pessoas ficaram sem luz.
O Departamento de Saúde Pública de Los Angeles também emitiu alerta de alto risco nas praias da região por causa das chuvas.
Assinar:
Postagens (Atom)













