sexta-feira, agosto 13, 2010

Com três décadas de atraso, COI entra no mundo das competições para jovens


A Olimpíada da Juventude, que será aberta neste sábado (14), a partir das 8h30 (de Brasília), é o primeiro evento com a chancela do COI (Comitê Olímpico Internacional) voltado apenas para jovens – no caso, de 14 a 18 anos, e chega com mais de três décadas de atraso em relação às competições organizadas pelas federações mundiais.

O ano de 1977 é marcante porque foi quando aconteceram os primeiros mundiais de juniores nos quatro principais esportes coletivos do movimento olímpico: futebol, basquete, vôlei e handebol.

As nomenclaturas e as divisões de idade variam um pouco, mas geralmente esses torneios se limitam a atletas de no máximo 19 ou 20 anos. Alguns anos mais tarde, surgiram as competições mais atletas ainda jovens, de até 17 anos.
O atletismo, considerado o esporte mais nobre dos Jogos Olímpicos, demorou um pouco mais: seu primeiro Mundial júnior aconteceu em 1986, e o juvenil, em 1999.

A natação é ainda mais recente, com o primeiro Mundial com limitação de idade ocorrendo somente em 2006. A ideia de longevidade, contudo, é nova no esporte, já que, há cerca de duas décadas, os nadadores com mais de 25 anos já eram considerados velhos.

A proposta de realizar a Olimpíada da Juventude foi feita em 2001 por Jacques Rogge, meses depois de o dirigente belga assumir a presidência do COI. Só em 2007, no entanto, a ideia foi aprovada e levada em prática, com a escolha de Cingapura como sede para o evento que movimentará o mundo do esporte nas próximas duas semanas.

Fonte: Portal R7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário