A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai aumentar a quantidade de cirurgias de catarata, próstata e varizes. A medida foi tomada para suprir a demanda reprimida. Desta forma, a fila de espera irá diminuir. Ao todo serão realizadas 2 mil e 600 cirurgias a mais, que serão feitas em todo o Rio Grande do Norte. O investimento é de R$ 283 mil por mês durante um ano.
De acordo com a assessoria, para facilitar o trabalho, o estado foi dividido em oito regiões: Assu, Mato Grande e Salineira, Trairi e Potengi, Seridó, Oeste, Alto Oeste, Metropolitana de Natal e ainda o Litoral Agreste.
“Dividimos o estado em regiões e as cirurgias serão realizadas nos municípios que tiverem estrutura”, explicou José Renato Machado coordenador de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde da Sesap. Ainda segundo José Renato a verba investida irá direto para os municípios e cada um pagará os hospitais que vão prestar o serviço (cirurgias).
Serão feitas 2 mil cirurgias de catarata, 400 de varizes e 200 de próstata, escolhidas por serem as de maior demanda no estado. “Quando as pessoas passam mais tempo na fila de espera, seus casos deixam de ser eletivos para se tornarem urgentes”, disse o coordenador ao explicar que os três tipos eram os de maior dificuldade de acesso.
Das 2 mil cirurgias de catarata já foram realizadas 40. José Renato acredita que a partir da próxima semana as outras cirurgias também serão realizadas. O processo depende da liberação por parte dos municípios.
Fonte: D.O.
Nenhum comentário:
Postar um comentário