quarta-feira, agosto 11, 2010

HOMENAGEM AOS ESTUDANTES SE FAZ COM AÇÃO CONCRETA


Por Fátima Bezerra.

Todos os dias são especiais, uns mais do que outros. O dia do estudante é um desses que me tocam a alma de um jeito especial. Sobretudo, por que dediquei minha vida profissional e política à causa da educação. E o que é a educação se não a canalização de todos os esforços para o crescimento e aprimoramento dos estudantes?

Sou uma eterna estudante. Até porque, esta é uma obrigação de quem é professora. Por isso, esta justa homenagem que presto hoje é muito mais profunda e significativa do que os elogios superficiais que muitos reservam aos estudantes neste dia.

Minha homenagem a você estudante tem a marca do respeito à sua inteligência inquieta e transformadora. Tem a marca do carinho da professora que enche o peito de orgulho ao ver seu aluno desabrochando para a vida em toda a sua plenitude.

Mas nesse dia, em que todos os estudantes merecem presentes, não poderia chegar a você de mãos vazias. E o presente que lhe trago é o resultado do meu trabalho. Um trabalho feito também em sua homenagem.

Ontem, como professora meu presente a você vinha na forma de transmissão de conhecimento. Hoje, vem na forma de ação parlamentar. Ajudando o companheiro Lula a mudar o Brasil pude contribuir para iniciar a maior mudança já vista na educação brasileira.

Fizemos o FUNDEB, fui idealizadora da Lei que cria o Piso Nacional dos educadores, defendi e lutei por programas como Prouni, Proinfância e Brasil Profissionalizado. Participei de forma ativa da expansão do ensino superior e da educação profissional no Brasil.

Tenho orgulho de ser a articuladora da chegada dos novos IFRNs/CEFETs no Rio grande do Norte. Em 100 anos tínhamos apenas duas escolas técnicas no nosso Estado. Em 8 anos de governo Lula pulamos para 15 IFRNs/CEFETs.

O reconhecimento desse trabalho tem chegado a mim das mais diversas formas. Algumas emocionam pela simplicidade, como é o caso da declaração de agradecimento pessoal e espontânea. Outros marcam pela importância coletiva como é o caso das homenagens que recebi da União Nacional dos Estudantes(UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Todos sem dúvida, símbolos inesquecíveis de reconhecimento de um trabalho que é feito com zelo e carinho em homenagem a você estudante e a todos os que acreditam que um mundo melhor se constrói a partir da educação.

Parabéns estudante. Vamos em frente para manter o rumo e avançar no sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário