terça-feira, agosto 14, 2012

Cochilo durante o dia melhora o raciocínio.

Capaz de melhorar a memória, o raciocínio e o poder de concentração, o sono durante a tarde é uma das receitas de saúde recomendadas pelos médicos. Só é preciso ter cuidado com o horário e a duração do cochilo, pois dormir demais ou em horários inadequados pode não trazer benefícios e até prejudicar a noite de sono. Um estudo da Nasa, agência espacial americana, mostrou que quem cochila aumenta em cerca de 30% a capacidade de raciocínio e memória, e em 50% a habilidade para tomar uma decisão acertada.

— Depois de descansar à tarde a pessoa rende mais, não tem tanto cansaço mental — diz o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio (Uerj) especialista em sono Lucas Neves de Andrade Lemes.

Mesmo quem dorme bem à noite se beneficia dessa espécie de siesta. O tempo ideal, segundo especialistas, varia para cada pessoa, mas fica entre 30 minutos e uma hora.

— O cochilo não pode ser muito longo para não comprometer o sono à noite. Se for muito longo, pode induzir à sensação de inércia do sono: a pessoa acorda sonolenta e demora mais para funcionar — explica a médica Dalva Poyares, coordenadora de pesquisa do Instituto do Sono, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário